Foto: Juan Ramírez
Foto: Juan Ramírez

ROBOT: ecos neurodivergentes

Tercer Abstracto – dramaturgia de David Atencio e Mateus Fávero [Brasil], direção de David Atencio [Chile]

Programações com Recursos de Acessibilidade

Santos

Duração: 80 minutos

A14

atividade presencial

Local:  Sesc Santos (Ginásio)

Vendas nas bilheterias a partir do dia 14/08, às 15h.

Foto: Juan Ramírez
Foto: Juan Ramírez

Artistas neurodivergentes e com deficiência interpretam personagens que, durante uma mudança de casa, reorganizam o espaço cênico como um laboratório vivo, tensionando noções de presença corporal e normalidade. Nessa experiência sensorial, a neurodiversidade não é tema externo, mas princípio estruturante da montagem, sendo o teatro entendido como um espaço de investigação compartilhada entre diferentes modos de existir, perceber e agir no mundo. ROBOT também é concebida como uma peça distendida, ou seja, ela é desenvolvida desde a origem para públicos neurodivergentes. A vivência inclui guia antecipatória, recurso de acessibilidade que explica os estímulos do local com o objetivo de reduzir a ansiedade de pessoas neurodivergentes e o controle de estímulos sonoros e luminosos, além de um espaço de regulação com recursos de apoio sensorial.  

Tercer Abstracto é um programa binacional (Chile/Brasil) de investigação e criação teatral, ativo desde 2012. Constitui um espaço de experimentação e pensamento que entrelaça arte e ciência. Sua trajetória acumula 14 criações, propondo o teatro como um laboratório de questões artísticas, científicas, políticas e sociais. 

David Atencio é encenador, docente e artista-pesquisador chileno. Dirige o Programa Tercer Abstracto, desenvolvendo pesquisas e criações na interface entre arte e ciência. 

Mateus Fávero é ator, dramaturgista, docente e artista-pesquisador brasileiro. Codirige o Programa Tercer Abstracto desde 2017.  

Ficha técnica 

Direção: David Atencio
Codireção: Víctor Romero
Dramaturgia: David Atencio e Mateus Fávero
Dramaturgismo: Mateus Fávero
Elenco: Claudia Vicuña, Héctor Medina e Sergio Mejía
Contrarregragem: Sanm Espinoza e Eduardo Maturana
Sonoplastia: Ignacio Herrera
Iluminação e cenografia: Nicolás Russi
Figurino: Andrea Soto
Produção: Viviana Flores
Vozes: Belén Blanco, Fernando Díaz e Ignacio Herrera
Teatrologia: Andrés Grumann
Assistência de som: Monserrat Oteiza
Assistência de iluminação: Antonia Flores
Assistência de produção: Estefanía Alderete
Tour Manager: Mateus Fávero (Tercer Abstracto)
Equipe Brasil
Direção de produção: Aura Cunha
Produção executiva: Giovanna Monteiro
Assistência de produção: Lheo Shiroma
Cenotécnico: Cezar Renzi
Coordenação técnica: Giovanna Gonçalves
Técnica de áudio: Rebeca Montanha
Técnica de vídeo: Júlia Fávero
Produção: Elephante Produções

Redes sociais: @tercerabstracto

O espetáculo ROBOT: ecos neurodivergentes conta com uma sessão gratuita no Teatro Municipal Procópio Ferreira no dia 6/9, no Guarujá [Saiba mais]

As sessões contam com os seguintes recursos: interpretação em Libras, audiodescrição, vivência tátil e guia antecipatório.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.