Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Samba de Bumbo Paulista

Movimento Cultural Nhô Arruda do Quilombo Iracema

Belenzinho

Duração: 60 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: ÁTRIO

Data e horário

De 07/02 a 08/02

Sábado e Domingo

16h às 17h

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Uma imersão na essência do Samba de Bumbo Paulista com a energia do Movimento Cultural Nhô Arruda, vamos embarcar em uma jornada de 1 hora pela história e pela sonoridade única do ritmo tradicional, nascido
no interior de São Paulo. Sentir no corpo a batida dos tambores, os cantos que ecoam tradição e a dança que celebra a cultura popular e a ancestralidade.

O Samba de Bumbo é mais que um gênero musical; é uma manifestação cultural nascida das comunidades afro-brasileiras e caipiras do estado de São Paulo. Com suas batidas marcantes do bumbo, das caixas, chocalhos e reco-recos, os cantos que narram histórias e celebram a vida, ele carrega a memória e a resistência de gerações. A dança é coletiva, convida à participação e reforça o caráter comunitário e festivo desse samba de roda, que é patrimônio imaterial e vivo, reconhecido pelo IPHAN em 2024.

À frente dessa preservação, está o jovem Mestre Robson, cuja trajetória com o Samba de Bumbo se entrelaça com sua própria história familiar. Batizado em 2014 pelas comunidades tradicionais, Mestre Robson foi preparado desde o nascimento para manter vivas as manifestações afro-diaspóricas. Ele, sua mãe e avó já praticavam essa rica manifestação há mais de 30 anos, uma tradição de saberes e vivências transmitida e cultivada por figuras como Mestre Alceu, da comunidade centenária do Samba de Roda da Dona Aurora de Vinhedo, a lendária Raquel Trindade em Campinas, entre outros Mestres e Matriarcas da rede dos Pontos de Cultura. Essa linhagem garante a autenticidade e a profundidade do trabalho do Movimento Cultural Nhô Arruda.

O Movimento Cultural Nhô Arruda tem se dedicado incansavelmente à preservação e difusão do Samba de Bumbo e de outras manifestações afro, com sede no Quilombo Iracema em Campinas. Através de oficinas, rodas de samba e apresentações, o grupo busca manter acesa essa chama cultural, transmitindo os saberes e a energia do ritmo para novas gerações e para o público em geral. A cada vivência, o Nhô Arruda convida a todos a se conectarem com essa rica herança, sentindo na pele o poder transformador da música e da dança.

 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.