Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Sapatos Trocados

Com Cia. Makunaícontos

Franca

L

atividade presencial

Grátis

Local: Convivência

Data e horário

De 20/12 a 20/12

20/12 • Sábado • 15h00
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O Tatu era o animal mais rápido de todos e tinha como missão ser o mensageiro do reino animal, pois havia ganhado de Tuminkery, o criador de todas as coisas, um par de sapatos mágicos. Em uma grande festa dada pelo Jabuti, o Tatu teve seus sapatos trocados. Mas, onde foram parar os sapatos mágicos do Tatu?
Imaginem…. Numa época em que todos os animais falavam e conviviam em harmonia, o Tatu era o animal mais rápido de todos e tinha como missão ser o mensageiro do reino animal, pois havia ganhado de Tuminkery, o criador de todas as coisas, um par de sapatos mágicos. Em uma grande festa dada pelo Jabuti, o Tatu teve seus sapatos trocados. Mas, onde foram parar os
sapatos mágicos do Tatu? Com o Grupo Makunaícontos ninguém fica de fora das músicas e das brincadeiras, vocês irão se divertir, cantar e se emocionar.

Sapatos Trocados é uma história que virou livro, que virou história. Cristino Wapichana ouviu esse conto da sua mãe, que ouviu de sua avó, que ouviu de sua bisavó¿. Fez dessa história um livro e desse livro um conto espetáculo voltado para o público infantil, mas que alcança toda a família. Trata de uma história de superação, no qual o tatu troca despercebidamente de sapato com o veado numa vã competição, demonstrando que as mazelas das competições nos trazem consequências devastadoras. Mostra a importância de se adaptar e ser feliz com o que somos e com o que a vida nos traz, o Tatu ao perceber a troca dos sapatos, descobre uma nova e importante função no mundo com seus novos sapatos. Recheado pela cultura indígena Wapichana com costumes e tradições, a história acontece numa época em que todos os animais falavam e conviviam em total harmonia.

Sobre o livro “Sapatos Trocados”
Recebeu a estrela de prata Prêmio PETER PAN, concedido pelo IBBY – International Board on Books for Young People, da Suécia. Sendo o único representante da América Latina, concorreu com autores da China, Canadá, Alemanha, Holanda e França, e trouxe para o Brasil o segundo lugar. Foi lançado na Bienal de SP, no ano de 2014. Participou do Salão Internacional do livro de Frankfurt/Alemanha, em 2014 e do Salão Internacional do livro de Paris/França, em 2015, da Feira do Livro Infantil de Bolonha/Itália, em 2015. Foi selecionado para o Catálogo de Bolonha – 2015, sendo um dos livros escolhidos para representar a literatura infantil brasileira. Ganhou o Selo “Altamente Recomendável” FNLIJ – 2015 e faz parte do acervo da FNLIJ.

Minibio: 

Makunaicontos é um grupo de contadores de histórias formado por Cristino Wapichana, Sandra Maurami e Zezinho Rodrigues, que traz em seu repertório histórias tradicionais dos povos indígenas, permeadas com sonoridade e leveza musical, harmonizando cada conto com suas vozes e cores. Durante alguns anos, cada um seguiu seu caminho pelo Brasil com sua bagagem particular. Cristino, escritor indígena do povo Wapichana, trilhou seu caminho difundindo as histórias e as músicas de seu povo. Sandra Maurami, formada em Artes Cênicas e pós-graduada em “A arte de contar histórias” mesclava a linguagem teatral e narrativa nas histórias tradicionais brasileiras que narrava pelo Brasil. E Zezinho Rodrigues, músico premiado, não perdia a chance de narrar pequenos causos nas suas apresentações musicais.
Tendo a contação de histórias em comum, esse trio trocou os sapatos e criou o Grupo Makunaícontos em novembro de 2016, unindo conhecimentos e o amor pelo conto e contaram a primeira história do grupo, “Sapatos Trocados”, no Itaú Cultural. Dali nasceu a vontade de permanecer juntos. Depois da estreia, rodaram algumas unidades do Sesc, com muita honra participaram da Semana do Curumim no Sesc Campinas e o Sesc Jundiaí se tornou parceiro com o “Sapatos Trocados” e depois com as outras histórias do grupo. 

Ficha Técnica:

Contadores de histórias: Cristino Wapichana e Sandra Maurami
Músico: Zezinho Rodrigues
Produtores: Cristino Wapichana, Sandra Maurami, Léo Accetto e Pin Rolê
Criação musical: Zezinho Rodrigues
Figurino: Sandra Maurami
Direção: Sandra Maurami
Co-direção: Cristino Wapichana 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.