Foto: divulgação
Foto: divulgação

Tecendo Raízes: Confecção Coletiva da Whipala

com Cholitas da Babilônia

Cancela

Pompeia

Duração: 180 minutos

10

atividade presencial

Grátis

Local: Deck

Retirada de senhas no balcão das Oficinas de Criatividade com 30 minutos de antecedência

Datas e horários

25/08 a 28/08

25/08 • Terça • 14h00
26/08 • Quarta • 14h00
27/08 • Quinta • 14h00
28/08 • Sexta • 14h00
Foto: divulgação
Foto: divulgação

A cada encontro, o público é convidado a tecer, coletivamente, uma chakana com a whipala (símbolo da luta e resistência dos povos indígenas dos Andes). Através da costura coletiva vamos tecer uma conversa sobre a memória das práticas ancestrais dos povos Andinos e a reafirmação das nossas raízes, cultura e resistências. O objetivo é criar um espaço coletivo e acolhedor, para que as pessoas participantes possam compartilhar suas experiências e memórias de migração, cultura e resistência.

O coletivo Cholitas Da Babilônia foi formado em 2020 e surge pela necessidade de um espaço para debater e reflexionar sobre pautas que atravessam corpos marginalizados. Atualmente conta com integrantes mulheres indígenas andinas. Para além da questão indígena abrange também as pautas de imigração uma vez que a maior parte das integrantes são imigrantes ou filhas de imigrantes. O coletivo no decorrer desses anos tem realizado performances artísticas, trabalhos fotográficos, rodas de conversa e articulação de atividades com o recorte temático que trabalham a ancestralidade, identidade, racial, precarização e exploração da mão de obra imigrante no setor têxtil, raciais nas mais diversas linguagens artísticas.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.