Divulgação
Divulgação

Tem graça, mas é sério

Com Elias Thomé Saliba, Cynthia Bonacossa, Tiago Marconi e mediação de Mariluce Moura

Centro de Pesquisa e Formação

Duração: 120 minutos

L

atividade presencial

Grátis

Local: sala 7

Data e horário

De 31/03 a 31/03

31/03 • Terça • 19h00
Divulgação
Divulgação

Palestra e debate com o público abordam o papel de variadas formas do humor na difusão social do conhecimento, em especial do conhecimento científico. A atividade parte de uma perspectiva histórica do humor, inclusive de suas contribuições para as imagens da ciência e dos cientistas na sociedade, e explora também a criação e a edição de cartuns com temas da ciência em veículo jornalístico. 

Com Elias Thomé Saliba, professor titular do Departamento de História da Universidade de São Paulo (USP), especialista em história da cultura e autor de estudos seminais sobre o humor, aborda o papel das variadas formas do humor na difusão social do conhecimento científico. De forma convergente com o ensaio que assina no livro Tem graça, mas é sério, apresenta uma conceituação rigorosa e historicamente fundamentada do humor, explorando narrativas engraçadas, anedotas obscuras, cartuns, charges e tiras que revelam a ciência como uma atividade humana marcada por interesses sociais, acertos e erros, hipóteses inusitadas e conflitos. 

Com Cynthia Bonacossa, cartunista amplamente publicada pelo site Ciência na Rua, compartilha sua experiência na criação de quadrinhos de forte impacto visual e reflexivo, resultado de seu trânsito entre o campo científico e a criação artística. Formada em Medicina (UFRJ), atua como patologista e publica quadrinhos há quase duas décadas no Brasil e no exterior. 

Com Tiago Marconi, editor e diretor de conteúdo do Ciência na Rua e um dos organizadores do livro Tem graça, mas é sério, aborda a experiência de editar quadrinhos para circulação digital em diferentes formatos, incluindo os desafios de acessibilidade, como a audiodescrição, e o diálogo editorial com cartunistas sobre temas e pautas do jornalismo científico. 

Mediação de Mariluce Moura, jornalista especializada em jornalismo científico, fundadora e diretora-presidente do Instituto Ciência na Rua e uma das organizadoras do livro. Com mais de cinco décadas de atuação, criou a revista Pesquisa Fapesp e atuou como editora e diretora de redação até 2014. Atualmente é pesquisadora na Universidade Federal da Bahia (UFBA). 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.