atividade presencial
Grátis
Local: CPF - 4º andar
Dia 13/11, sexta, das 19h às 21h
Reflexão sobre o empreendedorismo popular em diálogo com a profissionalização de mulheres negras trancistas, considerando o contexto contemporâneo do mundo do trabalho e da geração de renda. A proposta é promover uma reflexão sobre o empreendedorismo popular em diálogo com a profissionalização de mulheres negras trancistas, considerando o contexto contemporâneo do mundo do trabalho e da geração de renda. Entre os aspectos a serem abordados, destacam-se: a história e a relevância dos trançados capilares para as identidades negras, dinâmicas de trabalho em territórios periféricos, precarização laboral e economia do cuidado, entre outros.
Com Henrique Costa, pesquisador do Cebrap, com pós-doutorado em Sociologia pela USP. Doutor em Ciências Sociais pela Unicamp, é autor de “Nas sobras do progresso: utopia no empreendedorismo popular” (Edusp, no prelo) e “Entre o lulismo e o ceticismo” (Alameda, 2018). Desenvolve pesquisas sobre empreendedorismo em territórios periféricos, com produção acadêmica relevante na área.
Com Luane Bento, antropóloga e professora universitária, docente no curso de Ciências Sociais da UFF. Mestra em relações étnico raciais pela CEFET (RJ) e doutora em Ciências Sociais pela PUC-Rio, com pesquisas voltadas às relações entre trabalho, raça e gênero no contexto dos salões de beleza afro.
Inscrições a partir do dia 27/10, às 14h, no site do Centro de Pesquisa e Formação do Sesc ou pelo aplicativo Credencial Sesc SP. Após o início da atividade não é possível realizar inscrição. O cadastro é pessoal e intransferível.
Ao término do curso, você poderá solicitar sua declaração de participação pelo e-mail declaracao.cpf@sescsp.org.br. A declaração será encaminhada em até 30 dias.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.