Um panorama da autonomia zapatista no México - Foto: Divulgação
Um panorama da autonomia zapatista no México - Foto: Divulgação

Um panorama da autonomia zapatista no México

Com Fábio M. Alkimin e Waldo Lao F. Sanchez

Avenida Paulista

18

atividade presencial

Grátis

Local: Tecnologias e Artes (4° andar)

Vagas limitadas. Inscrições online a partir de 430/4, 14h, para Credencial Plena e 3/5, 14h, para público em geral.

Data e horário

De 07/05 a 10/05

Terça a Sexta

Das 19h às 21h30

Um panorama da autonomia zapatista no México - Foto: Divulgação
Um panorama da autonomia zapatista no México - Foto: Divulgação

O curso convida à reflexão sobre os 40 anos do Movimento Zapatista no México, uma jornada que se inicia com a fundação na Selva Lacandona, em 1983, e se estende até os dias atuais. Com uma abordagem interdisciplinar, focamos no conceito de autonomia para abordar a história e as transformações da resistência indígena zapatista ao longo do tempo.

Fábio M. Alkmin, geógrafo e mestre pela Universidade de São Paulo (USP), doutorando em Geografia Humana na mesma instituição. Desde uma perspectiva da Geografia Crítica, suas pesquisas abordam processos de autonomias indígenas na América Latina. É autor do livro “Por uma Geografia da Autonomia” e coorganizador do Boletim “Autonomías Hoy”, uma publicação do Grupo de Trabalho “Povos Indígenas, autonomias e direitos coletivos”, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Waldo Lao Fuentes Sanchez é antropólogo e possui mestrado e doutorado pelo Programa de Pós-Graduação em Integração da América Latina (PROLAM/USP). Tem interesse em temas relacionados com os movimentos sociais, especificamente com processos autônomos indígenas na América Latina. Atualmente é Coordenador do Grupo de Trabalho (GT) Povos Indígenas, autonomias e direitos coletivos, do Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO).

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.