Sesc na Virada Sustentável 2023

11/09/2023

Compartilhe:

Descrição da imagem: imagem horizontal colorida. Fundo verde com a marca da Virada Sustentável em azul. As letras V e S formam um grafismo em azul na metade direita da imagem. Há os dizeres Sesc na Virada Sustentáel 2023. De 16 a 24 de setembro, sescsp.org.br/viradasustentavel. Fim da descrição.

De 16 a 24 de Setembro o Sesc São participa da 13ª edição da Virada Sustentável. O evento, que acontece em mais sete cidades além de São Paulo, conta com diversas programações que têm como norte os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. O Sesc têm participado regularmente do Festival a partir do olhar das ações permanentes do Programa de Educação para Sustentabilidade.

Em 2023 o Sesc SP conta com atividades nas unidades Itaquera, Belenzinho, Interlagos, Ipiranga, além de uma programação digital na plataforma do Sesc TV. O público vai poder participar de atividades como Viver e Aprender com o Mundo Natural, Alquimia das Cores Naturais – cores da Floresta e Impressão Botânica.

O que são os ODS?

A Organização das Nações Unidas (ONU), definiu 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, um chamado global à ação garantir que todas as pessoas possam desfrutar de paz, prosperidade e bem-estar. Dentre os objetivos, estão questões como erradicação da pobreza e da fome, educação de qualidade, ações contra a mudança global do clima e paz, justiça e instituições eficazes. O intuito é de que as Nações Unidades contribuam com tais metas para que se possa atingir a Agenda 2030 no Brasil.

Sobre a Virada

A Virada Sustentável é um dos mais importantes festivais de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. O evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

Para a programação completa do evento acesse viradasustentavel.org.br

Confira abaixo algumas das atividades nas unidades do Sesc SP

*Clique nos títulos para mais detalhes

Mostra de Filmes do SescTV

O SescTV preparou uma programação especial para a Virada Sustentável com documentários, curtas e longa-metragens, de diretores de diversos países, abordando temas como as mudanças climáticas, ecossistema, biodiversidade, água, direitos de animais, agricultura urbana, manejo agroflorestal, e outros.

Plataforma Sesc Digital
Confira aqui

Alquimia das Tintas Naturais: Cores da Floresta

A natureza oferece uma abundância em pigmentos. Propicia grande diversidade de matéria-prima para colorir nossa vida, sem danificá-la. A partir da investigação da natureza ao nosso redor e da nossa intuição é possível produzirmos nossas próprias tintas naturais. 
 
Nesta oficina o público vai aprender a obter cores naturais a partir de elementos presentes na floresta, como raízes, sementes, cascas de árvores, líquens. Além da obtenção de pigmentos, serão apresentados quais elementos podem ser utilizados como fixadores, vernizes, conservantes e modificadores naturais. 

Sesc Interlagos
16/9 – sábado
14h

Mostra Agroecológica na Virada Sustentável

O Sesc Itaquera vai trazer dezessete iniciativas socioambientais transformadoras da realidade. Representando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODs), as iniciativas abordarão temas como energia limpa, cidades e consumo sustentável, combate às mudanças climáticas e vida sobre a terra.

Sesc Itaquera
16 e 17/9 – sábado e domingo
10h

Oficina de Infografia: Design, Jornalismo e Meio Ambiente

Um mergulho no universo dos infográficos, ferramenta de comunicação que alia a síntese jornalística ao impacto visual de ilustrações e ícones, em uma estrutura organizada por princípios de design editorial. Tudo isso direcionado a como pensar, falar e divulgar os ODS da Agenda 2030 da ONU.

Sesc Belenzinho
19/9 – terça
18h às 22h

Horta e Qualidade de Vida

Como podemos colaborar para a criação de comunidades mais saudáveis através de práticas sustentáveis? Neste curso, os participantes aprenderão sobre a produção de alimentos de forma sustentável e saudável. Será construída uma horta coletiva em caixotes com capacidade de produção de 400 hortaliças por ciclo e uma composteira.

Sesc Ipiranga
19 a 22/9 – terça a sexta
das 10h às 12h, das 14h às 16h e das 19h às 21h

Consulte aqui a programação completa que o Sesc SP preparou

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.