Projeto Adote uma Árvore – Florestar para a Vida

01/06/2023

Compartilhe:

O Projeto Adote uma Árvore do Sesc Interlagos surgiu em 2012 como uma ação de educação para a sustentabilidade. Com o objetivo de promover conhecimentos e ações para a conservação do Bioma de Mata Atlântica, rodas de conversas e vivências mensais são oferecidas ao público, tendo como foco a arborização urbana, a restauração florestal, a valorização do saber científico e a valorização dos saberes tradicionais do repertório sociocultural brasileiro. 

Cada edição conta com um tema disparador relacionado com alguma espécie de árvore nativa ou com assuntos abrangentes que envolvam a Mata Atlântica e os Biomas do Brasil, buscando sensibilizar o público acerca da conservação das áreas naturais, do reflorestamento, da arborização urbana e fomentando a atuação cidadã das pessoas como caminho para a restauração dos ecossistemas. 

As atividades ocorrem no primeiro domingo de cada mês no Viveiro de Plantas do Sesc Interlagos, das 14h às 16h, tendo como base o acervo de mudas de árvores nativas da unidade. A roda de conversa sempre está associada a práticas que envolvem desde a reprodução de mudas e sementes, plantio, observação da natureza, reconhecimento das espécies presentes na área verde da própria unidade, ciclos e relações ecológicas, conexões com a arte e a cultura, tudo com o objetivo de aproximar os participantes do bioma Mata Atlântica e das formas de conservação e recuperação de áreas verdes nativas. 

Cena do filme Adote uma Árvore

Para participar são distribuídas senhas 30 minutos antes da atividade. São 20 vagas por edição e cada participante pode adotar até 3 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica dentro de um cardápio pré-estabelecido pelas equipes de Gestão e Educação Ambiental. A doação acontece ao término da roda de conversa e as espécies disponíveis para adoção são apresentadas uma a uma aos participantes, com informações sobre o habitat, desenvolvimento e as relações ecológicas associadas a cada uma. São passadas também orientações sobre a escolha do local e técnicas de plantio. Para adotar mudas, as pessoas interessadas devem participar da roda de conversa e preencherem ao término o termo de adoção, responsabilizando-se por realizar o plantio e indicar o local onde a muda será plantada. 

Em anos de existência do projeto Adote uma Árvore, milhares de mudas foram doadas e centenas de participantes passaram pelo projeto, tendo acesso a uma diversidade de espécies nativas de árvores, que tem como destino quintais, sítios, ruas, praças e áreas em recuperação florestal, principalmente do extremo sul da cidade de São Paulo e municípios dentro do Bioma de Mata Atlântica.  

O resultado principal deste trabalho está nos vínculos criados com parceiros e parceiras, os espaços e pessoas transformados, as histórias contadas e o despertar de redes de plantadores que ultrapassam a capilaridade do projeto. Cada árvore plantada reserva uma nova história de vida!
Conheça um pouco dessas histórias na série de filmes do Projeto Adote uma Árvore. 

Adote uma Árvore – trailer

Cinco filmes integram a série do Projeto Adote uma Árvore do Sesc Interlagos e apresentam histórias de pessoas que participam e acompanham o projeto. Os filmes mostram o quanto somos natureza e que a nossa reconexão com as áreas verdes é o caminho para superação das questões ambientais. Uma árvore é muito mais que uma árvore, capaz de transformar nossos hábitos de escolha e de consumo, nossa relação de vínculo com os espaços, o resgate de modos de fazer ancestrais e de culturas originárias, a prática da sustentabilidade concreta de forma diversa e prazerosa.  

Os filmes são uma produção da Primavera Digital com realização do Sesc São Paulo e contam com recursos de acessibilidade em LIBRAS e áudio descrição.   

E aí, “bora” plantar uma Árvore? 


Confira a playlist completa com a série do Projeto Adote uma Árvore:

Adote uma Árvore

Adote uma Árvore – Florestar Transforma 
Adote uma Árvore – Florestar Onde Precisa 

Adote uma Árvore – Florestar para Colher 

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.