Projeto celebra tradições culturais da comunidade nordestina em Guarulhos

01/11/2022

Compartilhe:

Leia a edição de novembro/22 da Revista E na íntegra

Série de atividades celebra as tradições e a diversidade sociocultural da comunidade nordestina em Guarulhos

Estima-se que 400 mil nordestinos, entre imigrantes e seus descendentes, vivam em Guarulhos, o que torna a cidade a casa da segunda maior comunidade nordestina do estado, ficando atrás apenas da capital. Para homenagear os saberes e tradições dessa importante parcela da população, o Sesc promove, entre 12 e 27/11, a mostra Guarulhos: Território Nordeste, que reúne uma série de atividades em celebração à pluralidade cultural expressa pela presença nordestina na cidade. 

Segundo Fabiana Monteiro, supervisora de programação do Sesc Guarulhos, o projeto “promove o encontro entre práticas tradicionais e contemporâneas da cultura nordestina, com um olhar sensível, também, para a comunidade local”. 

A programação é composta por diversas ações em múltiplas linguagens, como apresentações musicais de Mariana Aydar, Miltinho Edilberto, Marias Bonitas, Bando de Régia e Anastácia; espetáculo de dança com o Grupo Ares e outras apresentações de circo e teatro. Haverá ainda uma demonstração de xilogravura em celebração à obra do artista pernambucano J. Borges, além de exibições de filmes e webséries e da realização de bate-papos. 

Confira a programação completa 

A EDIÇÃO DE NOVEMBRO/22 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Neste mês, discutimos a acessibilidade em museus e espaços expositivos. Para além de uma arquitetura acessível, instituições culturais apostam em recursos táteis, auditivos e visuais para ampliar a fruição e acolher públicos cada vez mais diversos. Conheça as políticas de acessibilidade de espaços como a Pinacoteca, Museu do Ipiranga, Museu do Futebol e unidades do Sesc São Paulo.

Além disso, a Revista E de novembro/22 traz outros conteúdos: uma reportagem que destaca a potência da criação coletiva e processual nas artes cênicas; uma entrevista com Eliseth Leão, que defende que a conexão com a natureza ajuda na manutenção da nossa saúde; um depoimento de Gilberto Gil, que se reiventa aos 80 e compartilha conosco memórias, vivências e inspirações; um passeio por croquis, desenhos de cenografia e fotos de palco que celebram o legado do italiano Gianni Ratto; um perfil de José Saramago (1922-2010), escritor português que faria um século de vida; um encontro com a diretora e dramaturga Joana Craveiro, da companhia portuguesa Teatro do Vestido; um roteiro por 5 espaços no estado de SP adornados por azulejos; um texto inédito da prosadora mineira Cidinha da Silva; e dois artigos que fazem um balanço sobre os 10 anos de criação da Lei de Cotas.

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

NOVIDADE! Você também pode retirar a sua Revista E, gratuitamente, em uma das unidades do Sesc. A partir de novembro de 2022, ela volta a ser impressa e distribuída em todo o estado de São Paulo, com novo projeto gráfico e editorial. Conheça mais sobre a nova Revista E.

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de NOVEMBRO/22 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.