Reserva Natural Sesc Bertioga: reconectando pessoas com sua própria natureza

30/10/2020

Compartilhe:

Vista da Reserva para o oceano. Foto: Surf Drone Bertioga

Em plena zona urbana da cidade de Bertioga há uma floresta com rica diversidade de animais e plantas. É a Reserva Natural Sesc Bertioga, uma área florestal com mais de 60 hectares (equivalente a 60 campos de futebol), que contribui para a conservação da Mata Atlântica e possibilita a interação das pessoas com os ambientes naturais.

A Reserva Natural Sesc Bertioga, atualmente em processo de reconhecimento para se tornar uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN), se junta a diversos proprietários particulares e instituições que colaboram com o movimento de conservação voluntária.

Este tipo de Unidade de Conservação tem por objetivo conservar a diversidade biológica, desenvolver a pesquisa científica e a visitação com objetivos turísticos e educacionais. Para isso, é fundamental um Plano de Manejo, documento elaborado a partir de estudos interdisciplinares que define, por meio do zoneamento da área, as normas de uso do espaço e de seus recursos, além de prever ações de proteção, visitação, educação ambiental, gestão e pesquisa.

No caso da Reserva Natural Sesc Bertioga, o Plano de Manejo teve início em 2014 e durante dois anos envolveu tanto a comunidade local quanto a comunidade científica em sua elaboração. Em 2016, ocorreu o lançamento da Reserva e de seu Ponto de Atendimento, onde uma exposição acessível valoriza a cultura caiçara, apresentando o contexto da cidade e da reserva com mapas, folhetos e fotografias. A arquitetura e as exposições, pensadas com desenho universal, permitem o acesso a pessoas com e sem deficiência a conexão da biodiversidade com a diversidade humana.

A participação da comunidade nos processos de estudos e implementação da Reserva foram e continuam sendo um de seus grandes diferenciais. Ainda durante as fases de estudos do plano de manejo surgiram o Coletivo Educador de Bertioga, a Rádio Reserva e a Nossa Horta. Cursos, oficinas e vivências contribuem para a proteção da área ao mesmo tempo em que reforçam o sentimento de pertencimento da comunidade em seus territórios e onde vivem.

A Reserva Natural Sesc Bertioga busca ser uma ponte de reconexão das pessoas com sua própria natureza e o patrimônio ambiental da cidade onde vivem. Eu vivo Aqui. Nós vivemos. E em breve compartilharemos por aqui alguns saberes semeados nesta floresta, na Bertioga, como carinhosamente chamamos esta cidade.  

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.