Samba, Futebol e Brasil na Copa do Mundo

30/11/2022

Compartilhe:

Dia do Samba e jogo do Brasil na Copa conta com bate-papo e show sobre temas

É muito comum nos depararmos mundo a fora com dois estereótipos que buscam definir o povo brasileiro: ser “bom de bola” e “ter samba no pé”.
Para além dos momentos de festa e de glórias esportivas proporcionados por estes dois grandes fenômenos socioculturais, é possível entender ambos também enquanto espaços onde as camadas populares conseguiram construir, através de muita luta, mecanismos de ascensão social, de busca por igualdade e por respeito à diversidade.

Te convidamos para um encontro pra debater mais sobre estas importantes bandeiras presentes e ativas no dia a dia de quem vive o Samba e o Futebol, atividade que faz parte do projeto Figuras e Figurinhas da Copa, que compõe a ação em rede Copa no Sesc.

No mesmo dia em o Sesc Campo Limpo exibe Brasil e Camarões a partir das 16 horas, acontecerá na sequência o bate-papo Samba, Futebol e Copa do Mundo: Terrenos de Festa, Emancipação e Luta, a partir das 19h30, contando com a presença do compositor Jônatas Petróleo, da cantora Paula da Paz e do ex-goleiro Aranha. Às 20h30, Jônatas e Paula apresentam Samba Show de Bola, em formato de roda de samba, misturando canções próprias e também clássicos que remetem ao universo do futebol. As atividades são gratuitas e não é necessária a retirada de ingressos.

Jonatas Petroleo e Paula da Paz
Foto: Alisson da Paz

Jonatas Machado é ex-jogador de futebol, e por se destacar, ganhou o apelido de Cafú nas quebradas do Embu das Artes que faz fronteira com o território de atuação deste jogador campeão mundial junto à seleção brasileira. Este apelido lhe seguiu até seus primeiros anos de músico e sambista onde assumiu o apelido do pai e também o gosto pela música se tornando assim Jonatas Petróleo, cantor, compositor, multi-instrumentista, ator e arte-educador.

Paula da Paz teve o esporte como primeira profissão, se dedicando ao futebol dos nove aos quatorze anos em treinos e campeonatos escolares na cidade de Maceió onde nasceu. Este sonho, nutrido também por seu pai grande inspiração no esporte, foi interrompido com a vinda da família pra São Paulo, que abriu caminhos para seus dons artísticos se tornando assim cantora, compositora, atriz, dançarina, arte-educadora e produtora cultural.

Aranha
Foto: Marcos Ribolli

Ativista contra a discriminação racial, Mário Lúcio Duarte Costa, mais conhecido como Aranha, atuou por: Ponte Preta, Atlético Mineiro, Santos, Palmeiras, Joinville e Avaí.  É autor dos livros Brasil Tumbeiro e José do Patrocínio. A primeira obra, narra a história do negro no Brasil, que vai além da violência que arrancou os primeiros dentre milhões de negros escravizados do continente africano e chega à periferia das grandes cidades. José do Patrocínio, é sobre o personagem homônimo, escritor, jornalista e fundador da Academia Brasileira de Letras, que marcou sua trajetória por lutar pelo fim da Escravidão.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.