Saúde e bem-estar ganham visibilidade em projeto especial no Sesc Rio Preto

29/05/2022

Compartilhe:

Você já parou para pensar que por trás do conceito “mente sã, corpo são” existe uma ideia de cuidado integrado? Ou seja, um corpo com sintomas de cansaço excessivo pode gerar uma carga mental estressante, e vice-versa. Diversas evidências científicas indicam uma relação direta entre circunstâncias mentais e físicas e, por isso, a busca por práticas mais integrativas tem sido recorrente nos últimos anos: ações preventivas que promovam uma saúde completa. 

No mês de junho, o Sesc Rio Preto realiza o projeto Corpo Odara, que traz para a Unidade diferentes atividades gratuitas, em uma ação que integra o equilíbrio do corpo e o bem-estar da mente. São oficinas, práticas de yoga, relaxamento, meditação, música e dança, para todos os públicos. 

A palavra “odara”, que dá nome ao projeto, foi escolhida por seu significado bastante simbólico. Na cultura hindu, “odara” quer dizer paz e tranquilidade. O Hinduísmo é a religião predominante na Índia e tem sua filosofia baseada nos escritos védicos, que por sua vez também baseiam a Ayurveda, ciência milenar que precede o cultivo de uma existência mais saudável, garantindo ao ser a conquista de qualidade de vida, de uma psique harmonizada e um espírito equilibrado. 

No Brasil, o termo “odara” também foi incorporado por religiões de matriz africana, sendo um conceito de beleza que abarca o bem e o belo numa mesma ideia. Além disso, está relacionado com sentimentos e qualidades positivas. Caetano Veloso eternizou esse conceito nos versos “deixa eu dançar pro meu corpo ficar odara”

Assim, a partir dessa palavra, o projeto Corpo Odara traz todo esse contexto de “estar bem”. As atividades abrangem desde práticas corporais, como uma aula aberta de yoga com música ao vivo, até uma minuciosa oficina para construção de um minijardim zen; todas têm como elemento norteador a meditação, ou o conceito de estar atento ao momento presente. 

Para apresentar a programação do projeto, a companhia Bonecos Urbanos faz uma intervenção na Unidade, no dia 1º de junho. 

Teatro de Bonecos. Foto: Divulgação.

Dia 1/6, quarta, 16h. Grátis

Nos dias 3 e 4, sexta e sábado, em diferentes horários, o musicoterapeuta Marcos Lopes conduz uma meditação guiada por meio da projeção do som de instrumentos, que promovem uma harmonização no corpo e um relaxamento profundo.  

Musicoterapia. Foto: Divulgação.

Dia 3, sexta, às 15h e 19h. Grátis. Inscrições no local.
Dia 4, sábado, às 10h. Grátis. Inscrições no local.

Vale destacar também a vivência Miksang – Meditação e Fotografia, que acontece no dia 4 de junho, sábado, das 15h às 16h. O encontro promove uma união de técnicas fotográficas e meditativas para criação de imagens feitas com câmeras de celular. 

Miksang – Meditação e Fotografia. Foto: Divulgação.

Dia 4, sábado, às 15h. Grátis. Inscrições no local.

Nos dias 30 de junho e 1º de julho, o público da terceira idade pode aproveitar a Roda Aromática, com a aromaterapeuta Ariana Barchik, que vai abordar a utilização dos óleos essenciais para cuidar do corpo e equilibrar suas estruturas. 

Roda Aromática. Foto: Divulgação.

Dias 30/6 e 1/7, quinta e sexta, às 14h. Grátis. Inscrições no local.

Toda as atividades são gratuitas e a programação completa pode ser conferida aqui

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.