Como o Sesc garante a segurança dos alimentos servidos 

13/01/2023

Compartilhe:

Você sabia que, antes de chegar até o seu prato, os alimentos e preparações das nossas Comedorias passam por criteriosos processos para se manterem seguros? Ou seja, para não oferecerem riscos à sua saúde.  

Confira como garantimos a segurança dos alimentos servidos nas Comedorias! 

Segurança desde a concepção 

Nossos espaços são concebidos para serem locais que proporcionem condições para garantir a segurança das preparações. Construímos as nossas cozinhas com materiais apropriados e com fluxos que evitam, por exemplo, o cruzamento de itens sujos e limpos.  

Na hora de planejar os cardápios, a estrutura física dos espaços e os equipamentos disponíveis são considerados, de forma a não comprometer as boas práticas. 

Do fornecedor para nossos estoques 

Nossos fornecedores passam por uma rigorosa seleção. Descrevemos as compras detalhadamente e estabelecemos critérios para a aquisição de cada item. Também visitamos as empresas e avaliamos a sua estrutura e os seus processos de boas práticas. 

Quando um alimento chega ao Sesc, nossos funcionários verificam se ele está nas condições adequadas. Por exemplo, se está no prazo de validade e na temperatura ideal, se a embalagem está na íntegra etc. Se tudo estiver correto, encaminhamos a espaços apropriados, como câmaras frigoríficas, refrigeradores, estoques secos, prateleiras etc.  

Hora de pôr a mão na massa! 

No momento de manipular os alimentos, o cuidado é imprescindível! Nossos nutricionistas orientam e supervisionam as equipes para manipulação correta dos alimentos, garantindo que estejam, por exemplo, na temperatura apropriada. 

Também contamos com equipamentos que promovem a segurança dos alimentos, como fornos combinados e resfriadores, por meio de métodos de controle de tempo e temperatura, por exemplo, de cocção, resfriamento e congelamento necessários. 

A água oferecida em bebedouros e a utilizada no preparado de refeições, lanches, sucos passam por uma análise microbiológica mensal. Para que ela se mantenha saudável, nossas caixas d’água são higienizadas regularmente, conforme estabelecido pela legislação. 

E por falar em análise, também coletamos todos os dias amostras de todas as preparações servidas. Periodicamente, elas são enviadas para análise em laboratórios. Caso haja alguma ocorrência, investigamos e, se necessário, ajustamos os nossos processos. 

Sabor de comida segura! 

A hora de servir é muito especial. No balcão e nas vitrines, as preparações e os alimentos ficam expostos para encantar você. E aí não basta apenas estarem atraentes e com aromas deliciosos. É preciso que estejam seguros! 

Enquanto os alimentos estão servidos, nossos funcionários aferem a temperatura e verificam se estão na faixa indicada. E anotam tudo! Fazemos isso para preservar as condições ideais das preparações. 

Higienização de utensílios 

O álcool 70%, tão famoso durante a pandemia, já é utilizado há anos em nossas Comedorias, em processos de desinfecção para eliminar microrganismos. Pias exclusivas e sabonetes bactericidas também estão disponíveis para a lavagem de mãos e em diversas áreas. 

Equipes treinadas e saudáveis 

Todos os funcionários das cozinhas passam por treinamentos constantes e são orientados sobre higiene pessoal, boas práticas de manipulação, higienização e preparação dos alimentos. Exames periódicos, clínicos e laboratoriais, são imprescindíveis para a saúde de quem prepara os alimentos.  

Para evitar contaminação, são obrigatórias as toucas de cabelo e a troca diária dos uniformes. Um detalhe: todos os dias, enviamos mais de 600 peças de roupa à lavanderia em todo o estado. Brincos, piercings, correntes, anéis e relógios são proibidos na área de alimentação.  

Para saber mais… 

A Segurança dos Alimentos (do Inglês, Food Safety) consiste em uma série de medidas para garantir a qualidade dos alimentos e controlar a entrada de agente que ofereça risco à saúde do consumidor.  

Já o termo Segurança Alimentar (do Inglês, Food Security) refere-se à garantia do acesso a alimentos, em quantidade e qualidade suficientes. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.