Segurança e anonimato na rede: muito além da chamada “deep web”

05/06/2019

Compartilhe:

Gustavo Gus em entrevista concedida no final de maio, no Sesc Pompeia | Foto: Danny Abensur

Gustavo Gus, community liaison do Projeto Tor, iniciativa sem fins lucrativos que possibilita a navegação na internet de maneira anônima, fala à EOnline sobre software livre, deep web, anonimato, privacidade e segurança na internet

No início dos anos 2000, artigos a respeito da deep web (algo como “internet profunda”) ganharam a atenção de muita gente ao sugerir a existência de um universo digital muito maior – e perigoso – do que aquele que acessamos diariamente a partir do Google e de outros mecanismos de busca. Ainda hoje, denúncias sobre o que seria um terreno fértil para o tráfico de drogas e armas e o compartilhamento de material ligado à pedofilia difundem a ideia de que o anonimato propiciado pela tecnologia do Tor (The Onion Router, ou Roteamento Cebola) representa um perigo.

Por ocasião da ação Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Livres, que acontece durante o mês de junho e oferece programações e cursos sobre tecnologias livres em 35 unidades do Sesc São Paulo, a EOnline conversou com Gustavo Guscommunity liaison do Projeto Tor, para entender o que é o roteamento cebola e conhecer a perspectiva da ONG que mantém os softwares livres por trás da rede Tor e enxerga essa tecnologia como ferramenta de privacidade e liberdade online. Para Gustavo, o conceito de deep web não se sustenta e sua difusão teria como objetivo a criminalização do uso do Tor. Assista à edição da entrevista que o membro do projeto nos concedeu, em maio, no Sesc Pompeia:

Clique aqui para ver as programações, cursos e conteúdos da ação Tecnologias e Artes em Rede: Tecnologias Livres, que acontece em junho nas unidades do Sesc São Paulo, na capital, no interior e no litoral do estado.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.