Segurança e Direitos para a pessoa em situação de refúgio

31/05/2022

Compartilhe:

O Sesc São Paulo promove ações para, sobre e com pessoas em situação de refúgio o ano todo e, durante o mês de junho, apresenta uma programação especial, por conta do Dia Mundial do Refugiado, que acontece no dia 20.

Esta data foi estabelecida pela ONU – Organização das Nações Unidas, por meio da ACNUR – Agência da ONU para Refugiados, com a qual o Sesc São Paulo mantém um acordo de cooperação, juntamente com a Caritas Arquidiocesana e o Senac – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, desde 1995.

Neste ano o tema escolhido pela ONU é A questão da segurança e o direito de buscar a condição de refugiado, pois sempre que uma pessoa se sente forçada a fugir, por questões graves de violações de direitos humanos, ela tem o direito à proteção e à segurança.

Além do direito ao asilo, é de fundamental importância que haja o acesso seguro às fronteiras; que pedidos de reconhecimento da condição de refúgio sejam considerados, independentemente de fatores como raça, religião, gênero e país de origem; que todas as pessoas sejam tratadas com respeito e dignidade; e que não sejam obrigadas a voltarem a um país se suas vidas ou liberdade estiverem em risco.

Buscando valorizar o protagonismo das pessoas que vivenciam esta condição e compartilhar saberes, histórias e valores a partir do lugar de fala e da representatividade de cada uma, as ações nas unidades da capital, interior e litoral do Sesc São Paulo acontecem tanto de forma online, quanto presencial, trazendo reflexões em formatos de encontros, bate-papos, cursos, oficinas, vivências, documentários, saraus e apresentações.

——-

Acompanhe a programação completa

Brasil é Congo: duas culturas, dois destinos

Atividades que convidam artistas e especialistas para apresentarem suas criações e compartilharem saberes e experiências, tendo como ponto de partida o refúgio como laços históricos e culturais entre o Brasil e países da região do antigo Reino do Congo (República Democrática do Congo e Angola).

Sesc Avenida Paulista – 18/6 a 23/8

Rostos Africanos: Técnicas de Desenho e Pintura

Oficina apresenta técnicas da pintura acrílica para iniciantes, tendo como ponto de partida o desenho de rostos africanos. Com Lavi Kasongo.

18/6, sábado, das 14h30 às 17h30 – Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência no local.

21/6, terça, das 19h às 22h – Retirada de ingresso com 30 minutos de antecedência no local.

Sesc Avenida Paulista – ação presencial – não recomendado para menores de 10 anos

Sons e Ritmos do Congo

Apresentação musical do cantor congolês Leonardo Matumona que traz sua experiência de refúgio por meio de músicas nos ritmos de rumba congolesa e outros ritmos africanos, cantados em línguas da região da República Democrática do Congo.

19/6, domingo, das 15h às 16h.

Sesc Avenida Paulista – ação presencial

Acolhida e Profissionalização: Experiências de Artistas Imigrantes

O encontro traz a presença de artistas da República Democrática do Congo, que compartilham com o público suas experiências e dificuldades no exercício da profissão no Brasil, além de discutirem possíveis caminhos e alternativas. Com Lavi Kasongo, Prudence Kalambay, Leonardo Matumona e Maria Nilda.

19/6, domingo, das 16h às 17h.

Sesc Avenida Paulista – ação presencial

Dança Tradicional do Congo

Aula aberta a todos os públicos, onde apresenta movimentos e histórias das danças tradicionais como manifestos na luta por direitos humanos, oriundas da República Democrática do Congo. Com Prudence Kalambay.

2 e 3/7, sábado e domingo das 16h às 17h30

Sesc Avenida Paulista – ação presencial

Exposição e Pintura ao Vivo: Sans Papiers

Realização de pintura ao vivo e exposição de pinturas criadas pelo artista congolês Lavi Kasongo. São 4 obras que abordam questões relacionadas aos dilemas, expectativas e dificuldades encontradas por imigrantes em seus deslocamentos fora de seus países de origens.

21/8, domingo, das 12h às 18h.

23/8, terça, das 10h às 18h.

Sesc Avenida Paulista – ação presencial

——-

Notas Orientais em solo brasileiro

Por meio de aromas e cores, Anas Obaid ensina a arte de fazer perfumes ao mesmo tempo em que traz reflexões sobre a arte de reconstruir uma nova etapa de vida, em razão de sua situação de refugiado no Brasil.

11 a 25/6, sábados, das 14h às 17h – não recomendado para menores de 16 anos

Sesc Belenzinho – ação presencial

——-

A questão da segurança e o direito de buscar a condição de refugiado

O bate-papo traz reflexões sobre direito e proteção à pessoa em situação de refúgio. Como os países e organismos internacionais tem atuado na garantia da manutenção desse direito?

Com Lucineia Santos da Rosa, Miguel Pachioni e Onoya Jannot. Mediação de Sara Centofante.

23/06, quinta, às 16h

Centro de Pesquisa e formação – ação online em youtube.com/sescsp

——-

Quatro romances, quatro escritoras: as muitas Áfricas inscritas no feminino

A partir de narrativas produzidas por escritoras africanas, o objetivo do curso é motivar e criar uma comunidade de leitores interessados em conhecer a história e as culturas africanas, a fim de possibilitar a construção de laços de troca de conhecimentos e cultura através do espaço crítico e reflexivo. Essa programação faz parte do Sobre Marias e Firminas: escritas de mulheres negras.

24/05 – Mutilada, de Khady Koita

31/05 – Fique comigo, de Ayòbámi Adébáyò

07/06 – Mulher de pés descalços, Scholastique Mukasonga

14/06 – O alegre canto da perdiz, de Paulina Chiziane

17h às 19hs – não recomendado para menores de 16 anos

Sesc Carmo – ação presencial

——-

Prosa 60 e o Acolhimento de Pessoas em Situação de Refúgio

O bate-papo traz reflexões sobre a questão dos idosos em situação de refúgio e a rede de proteção. Com Mama Diop (Senegal) e o grupo Os Escolhidos (República Democrática do Congo).

24/06, sexta, das 10h às 12h

Inscrições a partir das 15h do dia 17/06 em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao

Sesc Consolação – ação presencial

——-

Empregabilidade e Diversidade no Mercado de Trabalho

Os encontros têm o objetivo de contribuir com orientações sobre o mercado de trabalho, amenizar barreiras linguísticas e burocráticas comuns às pessoas recém-chegadas no Brasil.

1/6 – 19h30 às 21h30 – Apresentação profissional e oportunidades de trabalho – Com Hidras Tuala Tueso (República Democrática do Congo).

3/6 – 19h30 às 21h30 – Técnicas para elaborar um currículo – Com Lawu Makaya (Angola).

7/6 – 19h30 às 21h30 – Oportunidades de trabalho em Guarulhos – Com Claudia Sampaio e Rildo Rocha (Prefeitura de Guarulhos).

8/6 – 19h30 às 21h30 – Empreendedorismo e trabalho informal – Marifer Vargas (Venezuela)

Sesc Guarulhos – ação presencial

——-

Sarau Vozes e Refúgio

Espaço de reflexão, o Sarau Vozes e Refúgio faz apresentações de música, poemas e dança como forma de trazer a temática do refúgio e da migração compartilhado por pessoas de diferentes países. Conduzido pela venezuelana Marifer Vargas. Com Rachelle, Edou, Mama Diop, Sylvie, Jessica Ruth Ebaku, Addulbaset Jarour, Nádia, Luiz e Mabubi.

18/6, sábado, das 14h30 às 16h

Sesc Interlagos – ação presencial

——-

Os Escolhidos

As canções em Lingala, Kikongo, Tchiluba e Suaíli são apresentadas pelo grupo composto de jovens congoleses que vivem em situação de refúgio no Brasil. A apresentação ilustra os desafios de viver apartado de sua pátria em razão de generalizada violência dos direitos humanos praticados na República Democrática do Congo.

18/6, sábado, das 16h às 17h

Sesc Interlagos – ação presencial

——-

Quando eu morrer, vou contar tudo a Deus

O espetáculo teatral conta a história do garoto marfinense, Abou, encontrado em 2015 em uma mala de viagem cruzando ilegalmente a fronteira do Marrocos com a Espanha. Baseada em fatos reais. Com o coletivo O Bonde.

10 e 17/7, domingos, das 15h às 16h

Sesc Interlagos – ação presencial

——-

Lalaí – Oficina de Cantigas de Ninar e Brincadeiras Cantadas

A musicista Renata Mattar (Brasil) uniu-se às cantoras Mah Mooni (Irã), Oula Al Saghir (Palestina) e Mariama Camará (Guiné Conacri), para propor uma vivência onde se compartilham cantigas de ninar e brincadeiras de cinco países, representado por mulheres migrantes e refugiadas.

11 e 12/6, sábado e domingo, das 14h às 15h30

Sesc Campinas – ação presencial

——-

O cheiro de casa

Leonor e Juanita Solano, mãe e filha colombianas em situação de refúgio no Brasil, trazem numa vivência, memória olfativas, sensibilização e reflexão sobre o refúgio internacional e a situação da Colômbia após mais de meio século de conflito armado.

18/6, sábado, 16h30 às 18h.

Sesc Piracicaba – ação presencial

——-

Direito Internacional dos Refugiados e proteção de venezuelanos no Brasil

O encontro aborda temas como o marco legal de proteção às pessoas refugiadas em suas vertentes global, regional e nacional, com destaque para os principais mecanismos de proteção aos refugiados na América Latina e no Brasil. Com Deborah Esther Grajzer.

10/6, sexta, das 19h30 às 21h30 – não recomendado para menores de 12 anos

Sesc Rio Preto – Inscrições no www.portal sescsp.org.br/riopreto.

——-

Contos Peregrinos

Três histórias baseadas em contos populares de três diferentes países: Guajojó, o Pássaro, da Bolívia; O Menino e a Baleia, do Japão; e Niamana, uma Menina Angolana, de Angola. Estas histórias são trazidas e levadas por personagens em constante movimento, que perambulam pelo palco entrelaçando a narrativa com suas músicas, seus trajes, suas vivências e seus sonhos. Com Cia da Tribo.

30/6, quinta, das 15h às 16h

Sesc Rio Preto – ação presencial

——-

Esporte Plural – esporte, refúgio e migração

No mês de junho, a unidade de Santos propõe a realização de mais uma edição do Esporte Plural, ação que discute questões de diversidade e direitos humanos dentro do esporte, a partir de marcadores sociais. Nesta edição conta com 3 atividades: uma websérie, um minicurso e uma vivência esportiva para grupos de pessoas em situação de refúgio e migrantes residentes em Santos.

Sesc Santos – 4 a 9/6

Vivência esportiva – esporte, refúgio e migração

Nessa vivência o esporte será a ação principal de aproximação e troca de experiências entre brasileiros, pessoas em situação de refúgio e migrantes internacionais.

4/6, sábado, das 10h30 a 12h30 – atividade fechada para grupo convidado.

Sesc Santos – ação presencial

Web serie – esporte, refúgio e migração

Como o cenário esportivo vem se posicionando sobre a presença de pessoas em situação de refúgio em competições oficiais? Como o esporte educativo e recreativo podem ser vias de socialização para pessoas em situação de refúgio? Com José Paulo Florenzano (Brasil), Johnson Macaba (Angola), Hanan Daqqah (Síria), e Abdulbaset Jarour (Síria).

7 a 9/6, terça a quinta, 19h

Sesc Santos – ação online – youtube.com/sescemsantos

Minicurso – esporte, refúgio e migração

Utilizando as práticas esportivas e educacionais, o minicurso aborda a temática de questões ligadas à xenofobia, ao racismo e suas consequências no dia a dia de jovens, crianças e adolescentes em situação de refúgio. Com José Paulo Florenzano (Brasil), Johnson Macaba (Angola), Hanan Daqqah (Síria), e Abdo Jarour (Síria).

7 a 9/6, terça a quinta, 19h a 21h30

Sesc Santos – ação online – inscrições em: sescsp.org.br/inscrições

——-

Imagens de refúgio

Programação que reúne longa-metragem documental, curtas e videoartes que dialogam com questões relacionadas ao refúgio e a desterritorialidade, que foram produzidos a partir de campos de refugiados em Lampedusa, Malta e Grécia.

Sesc TV – 11 a 22/6 – ação online – em diversos horários

Sem Rosto

Direção: Sonia Guggisberg – Brasil, 2019, 75 min.

O documentário reúne imagens da onda de migrações à Europa no período entre 2014-2018 e relatos de refugiados de vários países. O filme traz imagens que foram captadas por cinco anos de viagens para Lampedusa, Malta e Grécia.

Mindscape

Direção: Sonia Guggisberg – Brasil, 2021, 8 min. 

A videoarte traz discursos políticos mesclados a portas giratórias, trens subterrâneos, pessoas que transitam e gente que ouve os discursos e seus gestos.

Linha

Direção: Sonia Guggisberg – Brasil, 2021, 5 min. 

No premiado documentário, ao som de uma música instrumental grega, peixes devoram um pedaço de pão enquanto um menino brinca com uma corda em um campo de refugiados.

Peças do jogo

Direção: Sonia Guggisberg – Brasil, 2021, 5 min. 

A videoarte traz um jogo de xadrez sendo movimentado e interagindo com o mar, um castelo antigo na Ilha de Lesbos (Grécia), rastros de refúgio e crianças refugiadas.

Ground Red

Direção: Sonia Guggisberg – Brasil, 2021, 6 min. 

A videoarte traz uma metáfora sobre a condição de refugiados e a clausura durante a pandemia.

——-

Saiba mais sobre as ações de Culturas em Trânsito: Refúgio e Migração

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.