Semana Modos de Acessar: Cidades Acessíveis – De Casa para a Rua

01/12/2022

Compartilhe:

#pracegover #pratodomundover. Imagem em fundo laranja com desenho traçado em cinza chumbo e texto em preto. Duas mãos esquerdas, uma em direção à outra, de perfil e em concha quase se tocam com os dedos voltados para a palma da outra. A primeira se projeta da margem esquerda e a segunda da margem superior. Ao centro e à direita das mãos em letras de forma maiúsculas “SEMANA MODOS DE ACESSAR, 3 a 10 de dezembro de 2022”.

De 3 a 10 de dezembro de 2022, o Sesc São Paulo realiza mais uma Semana Modos de Acessar, desta vez em sua 5ª edição.

Com o tema Cidades Acessíveis – De casa para a rua, a ação traz a mais de 20 unidades do Sesc no Estado de São Paulo, atividades que promovem a discussão sobre as barreiras que impactam o acesso das pessoas na cidade, além de práticas que fortalecem a vida de pessoas com deficiência.

As ações partem da vivência das pessoas com deficiência, com a intenção de mobilizar o público acerca da importância da acessibilidade no dia a dia. Uma cidade que oferece e permite o livre deslocamento e acesso às experiências fortalece o bem-estar humano e a convivência para todas as pessoas, com e sem deficiência.

São dezenas de atividades, on-line e presenciais, distribuídas pelas unidades do Sesc na capital, interior e litoral, em formatos como debates, rodas de conversa, bate-papos, oficinas, cursos, espetáculos, contação de histórias, exibição de filmes e atividades de esporte e lazer para todas as pessoas.

Programação

A programação completa, assim como outros conteúdos, você encontra em sescsp.org.br/modosdeacessar ou no livreto de programação.

Confira abaixo algumas atividades da Semana Modos de Acessar deste ano.
*Clique no título de cada uma delas para mais informações.


Sesc Avenida Paulista

Depois do Silêncio

depois do silencio foto diego bresani
Foto: Diego Bresani

#pracegover #pratodomundover Foto com cena do espetáculo mostra três personagens em fundo preto. Duas estão deitadas no chão, que possui um reflexo sugerindo estar molhado. Elas ocupam a parte inferior da imagem. Ao centro a outra personagem está em pé sobre um objeto que a deixa mais alta que as demais.

O espetáculo de dança teatro Depois do Silêncio, com direção e coreografias de Eliana Carneiro, é baseado em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a árdua tarefa de ensinar libras tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.

O espetáculo não só pretende contribuir para a reflexão de jovens e adultos sobre a temática da acessibilidade e visibilidade das pessoas com deficiência, mas também ser um exemplo de inclusão a partir do encontro de atrizes ouvintes e surdas em cena.

A montagem é bilíngue, sendo encenada em português e em Libras pelas próprias atrizes, sem a necessidade de um intérprete externo, tornando a apreciação inclusiva para surdos.


Sesc Jundiaí

A pessoa com deficiência: Conscientização social, tecnologia, acessibilidade e respeito à diversidade humana

foto: Divulgação

#pracegover #pratodomundover. Foto de um homem cego abaixado, com óculos escuros e roupas nas cores branca e bege, ao lado de um cão-guia de pelo preto.

Uma conversa aberta e direta sobre respeito à diversidade humana, pessoa com deficiência, tecnologia, inclusão e acessibilidade e sobre a importância de assumirmos, em nosso dia a dia, a responsabilidade de construirmos juntos um mundo mais acolhedor, justo, acessível e inclusivo para todas as pessoas, independentemente de suas características.

Com Beto Pereira, sociólogo e jornalista, pessoa cega com trabalhos reconhecidos em todo o Brasil e exterior, acompanhado de seu cão-guia Terry.


Sesc Bertioga

19ª Onda BGF – Praia Acessível

Foto: Sílvio Dutra
Foto: Sílvio Dutra

#pracegover #pratodomundover Foto de sete pessoas no mar. Elas usam coletes salva-vidas e caminham segurando remos em direção a um caiaque adaptado. A água está abaixo do joelho. Ao fundo vemos uma montanha sob as nuvens e céu azul.

Com o objetivo de promover o esporte adaptado, a liberdade e a reabilitação espontânea às pessoas com deficiência em meio a natureza, o evento, realizado pela organização Onda BGF Radical & Social com apoio do Sesc, Prefeitura do Município de Bertioga e instituições parceiras, está em sua 19ª Edição. Desfrute de um dia na praia com muito surf e banho de mar assistido em cadeiras anfíbias, caiaques e catamarãs adaptados.


Sesc Thermas de Presidente Prudente

Estimulando os Sentidos na Natureza

Imagem horizontal de uma pessoa em primeiro plano. Ela está vendada e segura uma beterraba próximo ao rosto, sentindo seu cheiro.
Foto: Taíne Correa

#pracegover #pratodomundover. imagem horizontal de uma pessoa em primeiro plano. Ela está vendada e segura uma beterraba próximo ao rosto, sentindo seu cheiro.

Nesta vivência, a “Associação de Cegos” convida cada participante a uma experiência sensorial, estimulando olfato, tato e paladar, e desenvolvendo a empatia com a pessoa deficiente visual. De olhos vendados, os participantes farão degustação de frutas da época e trilha guiada pelo Bosque do Sesc Thermas, reconhecendo árvores frutíferas a partir de uma nova perspectiva.

*Vídeo-convite acessível em Libras, com Locução off, nota proemia inicial de audiodescrição e legendas.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.