Serviços | Sesc Bertioga

17/01/2022

Compartilhe:

As atividades de turismo social desenvolvidas pelo Sesc em São Paulo, junto ao público prioritário, iniciaram-se em setembro de 1948, com a inauguração da Colônia de Férias Ruy Fonseca (atual Centro de Férias Sesc Bertioga)

Primeira colônia de férias brasileira com instalações próprias, serviu como modelo para centenas de similares em todo o país e América Latina. Seu maior mérito foi inserir no cotidiano dos trabalhadores a questão do tempo livre, numa época em que poucas pessoas se davam conta da importância desse aspecto para o bem-estar e o desenvolvimento social e cultural dos indivíduos.

Quando inaugurado, o Sesc Bertioga tinha 28 casas pré-fabricadas e recebia pouco mais de 200 pessoas por vez. As temporadas duravam 14 dias e todos os hóspedes chegavam e partiam juntos nas barcas da viação Santense, que fazia a travessia do canal entre Bertioga e Santos .

Atualmente tem capacidade para receber em torno de mil hóspedes em casas e conjuntos de apartamentos.

As instalações de hospedagem, lazer e serviços ocupam uma área superior a 400 mil m², dos quais, 38 mil m² são de área construída.


Instalações

As ações do Centro de Férias Sesc Bertioga estão pautadas no favorecimento do convívio social, no respeito às diferenças, no fortalecimento das relações humanas e na aproximação de propostas que conduzam o acesso a bens culturais necessários para a promoção da qualidade de vida dos participantes.

As características de sua localização, no sopé da Serra do Mar, com área verde preservada de aproximadamente 995 mil metros, conferem ao Centro de Férias uma vocação natural para o desenvolvimento de ações socioambientais, em que aspectos da biodiversidade e da cultura local são abordados em forma de passeios, vivências e oficinas que estimulam a compreensão da importância das inter-relações entre ambiente e sociedade.

Outras linguagens também são contempladas nas diversas atividades propostas: desenvolvimento físico e esportivo, atividades artísticas como apresentações musicais, teatrais, literárias, artes plásticas, dança, oficinas na área da saúde e alimentação, entre outras. As ações podem ser conferidas na diversificada programação da unidade.


Hospedagem

O Sesc Bertioga oferece hospedagem para até mil pessoas simultaneamente. A Unidade conta com uma estrutura de 12 conjuntos de apartamentos que acomodam de 2 a 5 pessoas e 50 casas para atender de 4 a 12 pessoas, ajustando-se, portanto, à necessidade de seus hóspedes.

São mais de 30 espaços para você conhecer e associar lazer e aprendizado, como a Casa do Caiçara, o Lago de Pesca, o Redário, o Centro de Educação Ambiental… Para os pequenos, lugares como a Casa da Árvore, o Espaço de Brincar e o Brinquedo Aquático, tudo em harmonia com a natureza.

Sua programação cultural abrange diversas linguagens artísticas como música, teatro e artes visuais. Para quem não gosta de ficar parado, opções esportivas não faltam, desde a tradicional ginástica multifuncional ao radical slackline. Por aqui a sustentabilidade está em toda parte, seja por alguma oficina no Centro de Educação Ambiental ou Reserva Natural.

Como faço para me inscrever?
As inscrições para estadas no Sesc Bertioga são feitas, por meio do site: centrodeferias.sescsp.org.br , com cinco meses de antecedência para o período desejado. Para saber como são distribuídas as vagas, quais opções de acomodações, os períodos disponíveis de hospedagem, as formas de pagamento entre outras informações, acesse aqui.


Matricule-se

Todos os que trabalham ou se aposentaram no comércio de bens, serviços e turismo, com contrato de trabalho registrado na carteira profissional, podem fazer a Credencial Plena gratuitamente no Sesc.

Com a Credencial Plena é possível participar da programação e serviços oferecidos pelo Sesc, como espetáculos, cursos físico-esportivos, atendimento odontológico, temporada no Sesc Bertioga, entre outros.

Para mais informações clique aqui

Horário de Atendimento:

Terça a domingo, das 8h às 19h


Odontologia

foto: Fotonativa

Unidade móvel odontológica com 4 consultórios, que dispõe dos serviços de odontologia preventiva, odontopediatria, tratamentos de canal e gengiva, extrações, obturações, próteses e radiologia.

Ações educativas para a promoção da saúde bucal acontecem nesta unidade e são abertas a toda comunidade. Para mais informações, clique aqui.

Inscrições:

O tratamento odontológico é exclusivo para trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e seus dependentes, com Credencial Plena válida no estado de São Paulo, a partir da inscrição anual realizada no Portal Sesc SP. O atendimento prioriza indivíduos e/ou famílias com maior vulnerabilidade social, sempre que o número de pessoas inscritas for maior do que a capacidade de atendimento da clínica.

Horário de Atendimento:

Terça a sexta, das 7h20h às 21h

Sábado, das 9h 15h

* Exceto feriados


Curumim

foto: Fotonativa

O Curumim é um programa de educação não formal do Sesc em São Paulo. Direcionado para crianças de 7 a 12 anos, e visa contribuir para o desenvolvimento da autonomia, afetividade, cooperação, senso crítico, cidadania e o respeito pelo próximo por meio de brincadeiras, passeios e atividades culturais e esportivas. O programa tem uma metodologia que permite a articulação entre os diversos saberes trazidos pela criança, a partir do contexto em que ela vive, de modo a colaborar com sua formação e desenvolvimento.  A base de tudo isso é a intencionalidade educativa da instituição voltada à promoção dos valores, do conhecimento e da convivência social.

Quando acontece: Terças e quintas, das 14h às 17h45, e quartas e sextas, das 8h30 às 11h45.

Quem pode participar: Crianças de 7 a 12 anos com prioridade para filhos de trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo (com credencial plena), com renda de até 3 salários mínimos. As vagas restantes poderão ser preenchidas por crianças sem a credencial plena.

Para mais informações, entre em contato com a equipe de educadores do programa pelo e-mail curumim.bertioga@sescsp.org.br ou do telefone (13) 3319-7814.


Relacionamento empresa

Solicite a visita de um representante na sua empresa, para realizarmos o credenciamento dos funcionários e possibilitar a utilização plena do Sesc. Apresentamos os espaços e serviços da unidade e podemos contribuir para a realização de atividades artísticas, físico-esportivas e socioeducativas.

O serviço é gratuito.

Entre em contato pelo matricula.bertioga@sescsp.org.br ou (13) 3319-7700.


Bilheteria

Se você adquiriu ingressos para algum evento do Sesc SP cancelado em função da pandemia, saiba como será o processo de devolução.

– Envie a foto/imagem dos ingressos para o e-mail devolucao.bertioga@sescsp.org.br para que nossa equipe analise sua solicitação de devolução.

– Se tudo estiver certo, o crédito deve acontecer em conta corrente. Não serão aceitas contas poupanças.

Horário de Funcionamento: das 8h às 19h


Cursos físicos-esportivos

foto: Fotonativa

As vagas dos cursos físico-esportivos do Sesc  Bertioga são gratuitas e serão disponibilizadas mensalmente na Central de Atendimento, conforme disponibilidade. O horário de atendimento é de terça a domingo, das 8h às 19h.
Necessário apresentar a Credencial Plena ou Atividade atualizadas, RG ou Certidão de Nascimento. Obrigatório uso de traje esportivo.

ATENÇÃO
Para realizar a matrícula nos cursos físico-esportivos é obrigatório o preenchimento de formulário, com validade de 12 meses. Consulte vagas na Central de Atendimento. 


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais, de acordo com a nossa Política de Privacidade, para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.