Sesc Campo Limpo Organiza Etapa do Circuito Sesc de Corridas Pela Primeira Vez

05/04/2023

Compartilhe:

Vanderlei Cordeiro e Neide dos Santos integram a programação do evento 

O Sesc Campo já tem uma prova de corrida de rua para chamar de sua: pela primeira vez, a unidade integra uma etapa do Circuito Sesc de Corridas, no dia 23 de abril. Serão três modalidades: Corrida 6k e 3k, Corrida de Skate 3k e Caminhada 3k. As inscrições acontecem a partir de quinta, 6 de abril, às 10h, em sescsp.org.br/circuitosescdecorridas. O aquecimento para a largada (6h15 às 7h15) e um bate-papo após a prova (7h45 às 10h15) ficarão por conta do medalhista olímpico Vanderlei Cordeiro de Lima.  

Serão diversas as atividades paralelas: Brincando de Atletismo (sexta, 21 de abril, às 14h), com Neide dos Santos, do Projeto Vida Corrida. A proposta visa oferecer para as crianças de até 12 anos, uma programação diversificada, com conteúdo voltado para a dimensão social e educativa do esporte. A metodologia a ser utilizada nas oficinas será aplicada na prática, por meio de jogos, brincadeiras e confecção de materiais. As oficinas são finalizadas com uma roda de conversa, onde os conteúdos são avaliados em conjunto com os alunos. Neide também estará à frente do Circuito Corujinhas de Atletismo (22 de abril, sábado, às 10h30), permitindo que a criança e o jovem interajam e façam novos amigos, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e cooperação.   

De forma pioneira, o Sesc Campo Limpo, em parceria com o Instituto Favela da Paz e MudaLab (Sábado, 22 de abril, das 12h às 18h), terá impressão 3D a partir de plástico, o público tem a oportunidade de conhecer um projeto de reciclagem em pequena escala, com baixo custo e de forma replicável. No estande, serão mostradas as tecnologias atuais disponíveis e a reciclagem dos copos d´água plásticos em troféus para a próxima etapa do circuito. O público espontâneo e os participantes do Circuito Sesc de Corridas serão incentivados a ter um novo olhar para o descarte do plástico, a partir da criação de objetos e o fazer artesanal. 

A ocasião marca também a participação da Reciclagem com Papel de Mulher (Betânia Carvalho e Sulália Souza) e Ângela de Cara Limpa iniciativas (sábado, 22 de abril, das 12h às 18h e domingo, 23 de abril, das 08h às 14h): ambas foram diretamente impactadas social e economicamente durante a pandemia, e não existem mais, porém continuam ativas e impactando as pessoas por onde passam. A fim de mostrar essa trajetória, ao longo do Circuito Sesc de Corridas na unidade do Campo Limpo, essas mulheres estão presentes para contar suas histórias. O público tem a oportunidade de conversar, comprar itens únicos de papelaria reciclada e compreender como os copos de papel utilizados pelos corredores serão transformados em bloquinhos de papel, fechando um ciclo de consumo.  

A Etapa do Campo Limpo e o Clube da Corrida  

Vanderlei, a respeito da rotina de treinamentos, seja como atleta profissional ou amador, destaca que ninguém chega ao lugar mais alto do pódio por sorte. “Tudo é trabalho, dedicação e muito treinamento. Claro, depois de um determinado tempo, você começa a se autoconhecer, sabe onde está seu limite. E claro, com todo o conhecimento que tem é que vai falar: eu posso fazer isso, eu posso mudar essa tática e fazer diferente”, salienta. 

Ele também aponta que a prática de atividade física acompanha a pessoa para sempre, e cita seu próprio exemplo: “saí da corrida, mas a corrida não saiu do Vanderlei. É importante o atleta que sempre teve uma vida muito ativa, 0continuar fazendo atividade física, porque é a questão da saúde. E olhando para o atleta amador, é muito mais: depois de um dia árduo de trabalho, você ter aquela válvula de escape através do esporte”, pontua Cordeiro. 

O Sesc Campo Limpo conta com um Clube da Corrida desde o início de 2015. Para Isabela Santos, frequentadora do grupo, e que estará presente na prova do dia 23, foi a partir dessa prática que conseguiu encontrar uma forma de manter-se ativa dentro de uma rotina de estudos, por conta de seu projeto acadêmico. Isso contribuiu para que se estabelecesse uma relação especial com a modalidade. “Vai além da atividade física, percebo algumas mudanças, mas não me relaciono somente à questão corpo: era uma pessoa que sofria muito com retenção [de líquidos], com alguns problemas vasculares, e tudo isso foi modificado por conta da corrida. É algo que muitas vezes, as pessoas não dão valor. Essa sensação eu tenho na minha cabeça: é como se as sinapses acontecessem de uma forma muito mais clara”, indica Santos. 

Ela volta os olhos também para a sensação que é se preparar e viver um dia de competição na corrida de rua. “É uma sensação muito gostosa [a corrida de rua]. Como você corre com outras pessoas, principalmente com a questão do incentivo, percebe pessoas com as mais diversas limitações. E consegue enxergar o quanto aquelas elas estão se doando para estar em movimento, independente se vai ter troféu, medalha, linha de chegada”, finaliza ela. 

Zé Roberto, que desde 2017 frequenta o Clube da Corrida do Sesc Campo Limpo, e também fará a segunda etapa do Circuito Sesc de Corridas, o corpo e a mente passam a pedir pela atividade física. “Quando estou correndo, consigo canalizar minhas energias, e entender o que que está acontecendo com cada parte do meu corpo, sentir a minha respiração. É um momento que dedico ao meu corpo para que possa estar bem, saudável.  Minha noite de sono é melhor. No dia seguinte, me sinto muito mais disposto”, destaca ele.   

Corrida
O corredor Zé Roberto ao lado da esposa Romilda, que também é corredora, e a filha Isabelle

Ou seja: o importante é manter-se ativo. Com corridas espalhadas por todo o estado, um dos principais propósitos do Circuito é ressaltar a importância da prática regular de atividades físicas, além de democratizar o acesso de variados públicos às provas de corrida. 

Confira a programação completa em: sescsp.org.br/circuitosescdecorridas 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.