Sesc Carmo realiza encontros sobre memória, religiosidade e ativismo negros no Bixiga

22/02/2023

Compartilhe:

Entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, o Sesc Carmo e o movimento Saracura Vai-Vai organizam três encontros abordando memória, cultura, religiosidade, patrimônio e ativismo negros no Bixiga.

O primeiro encontro, na terça (28/2), será sobre “Ativismo e memória negra no Bixiga” e contará com a participação de Maria Eunice de Oliveira, da Pastoral Afro Achiropita, de José Adão Oliveira, da MNU, e com a mediação da socióloga Rosemeire Almeida.

Na quarta (1/3), o bate-papo que reúne o etno-historiador e arqueólogo Luiz Canê Minguê Guaianá e a arqueóloga Patrícia Marinho, com a mediação da também arqueóloga Marília Calazans, será sobre “Arqueologia e patrimônio afro-indígena”.

Encerrando a série, na quinta (2/3), teremos o encontro “Samba e religiosidade na várzea do Saracura” que, mediado pela historiadora Marília Belmonte, contará com a participação de Claudia Alexandre, jornalista e pesquisadora de sambas e tradições de matrizes africanas, e de Jorge Luiz De Oliveira (Jorginho Saracura), assessor parlamentar e harmonia da escola de samba Vai-Vai.

Durante as atividades, será exibida documentação audiovisual sobre o Quilombo Saracura e o movimento, com falas de moradores e registros de ações do coletivo formado em junho de 2022, por ocasião do encontro do Sítio Arqueológico Saracura 14-Bis nas obras da Linha 6 do metrô, reivindicando sua proteção.

Os encontros começam às 18h. Retire seu ingresso com cerca de 30 minutos de antecedência e participe!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.