Sesc Digital lança curso gratuito de Libras

20/09/2023

Compartilhe:

O Sesc Digital lança, no dia 21 de setembro (Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência), o curso online Libras – Descobrindo a Língua de Sinais, com inscrições totalmente gratuitas. A iniciativa ocorre em um mês simbólico que celebra também o Dia Internacional das Línguas de Sinais (23/9) e o Dia Nacional dos Surdos (26/9). O curso busca oferecer um primeiro contato com o estudo da Libras, a fim de ampliar a compreensão sobre a comunidade surda, sua cultura e sua língua. Em seis videoaulas, a formação se propõe a despertar nos inscritos um interesse genuíno, promovendo empatia e incentivando a continuidade no aprendizado, já que o foco não é a fluência imediata.

A apresentação é realizada pelo professor e ator Fábio de Sá e pela professora e atriz Nayara Silva, ambos com vasta experiência no ensino da Libras, como segunda língua para ouvintes.

O conteúdo traz exemplos e cenários práticos, abordando ambientes como comércio, atendimento de saúde e interações sociais, destacando a relevância da comunicação em Libras no cotidiano. Tudo a partir de uma introdução ao tema, revisão de vocabulário, histórias de referências na comunidade surda e orientações sobre condutas adequadas e inadequadas em algumas situações do dia a dia. Além disso, explora manifestações artísticas da comunidade surda e incentiva reflexões sobre capacitismo, diversidade e direitos das pessoas surdas.

Foi estruturado de maneira totalmente visual e acessível, sendo apresentado na língua brasileira de sinais com legendas e tradução direta da Libras para a Língua Portuguesa. Por isso, é uma excelente opção para quem busca uma primeira experiência com a língua, ou deseja se aprofundar ainda mais. Os alunos poderão rever as aulas quantas vezes acharem necessário para treinar os sinais em sua casa com seus amigos e familiares, ou até mesmo sozinhos em frente ao espelho. Além das videoaulas, o EAD disponibiliza material de apoio em PDF, com QR Codes e links que dão acesso aos sinais.

O QUE VOCÊ VAI APRENDER
• Aula 1: Primeiros contatos da pessoa ouvinte com a pessoa surda
• Aula 2: Como pedir e dar informações
• Aula 3: Alimentação
• Aula 4: Saúde
• Aula 5: Diversidades e preconceito
• Aula 6: Cultura, arte, performance e poesia

CONFIRA O TEASER E SAIBA MAIS SOBRE O CURSO:


INSTRUTORES

Foto: Matheus José Maria

NAYARA RODRIGUES (NAYUDA)

Arte-educadora, poeta surda e consultora de tradução de Libras. Participou como MC do Slam do Corpo e de outros saraus e batalhas de poesia como slammer. Mulher, mãe, negra, performer, co-fundadora do grupo RamariaS e contadora de histórias no grupo êBA! Atriz, intérprete e performer nos shows da cantora Amanda Mitzz. Graduanda do curso de Letras-Libras na UFSC.

Foto: Matheus José Maria

FÁBIO DE SÁ

Poeta surdo, artista de Visual Vernacular, ator, narrador, Mestre de Cerimônia, consultor de Libras (tradução e Cena teatro) e professor. Desenvolve pesquisa poética em Libras a partir do conceito Visual Vernacular, de que já fez apresentações e ministrou cursos no Brasil e no exterior. Como consultor e professor, atuou e atua na PUC-SP, na TVCES, no Senac, no Sesc e em outras instituições educacionais e culturais. Fábio tem graduação no curso de Letras Libras – UFSC e pós-graduação em Gestão Cultural Contemporânea.

MATRICULE-SE GRATUITAMENTE AQUI


“Libras – Descobrindo a Língua de Sinais” chega à plataforma EAD Sesc Digital para somar aos cursos gratuitos já disponíveis que tratam de temas tão diversos quanto ciclismo e lazer, cinema brasileiro, viola caipira, sustentabilidad, educação financeira e outros. Visite ead.sesc.digital para conhecer todas as aulas e acompanhar os lançamentos futuros!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.