Sesc Guarulhos recebe maior retrospectiva já feita sobre os 50 anos da obra de Ivald Granato

05/11/2020

Compartilhe:

Ivald Granato nasceu em Campos dos Goytacazes (RJ) em 1949, foi pintor, gravador, desenhista e artista multimídia. Por duas vezes, recebeu o prêmio de melhor desenhista do ano pela Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA). Suas pinturas recebiam pinceladas rápidas, contornos impressionantes, cores fortes e contrastantes de caráter fantástico e comumente autobiográfico.
 


Hector Babenco, Ivald Granato e Raquel Arnaud na performance “Mitos Vadios”, idealizada por Granato em 1978.Foto: Reprodução/Acervo Ivald Granato

A partir de 10 de novembro de 2020, o Sesc Guarulhos recebe a mostra My Name Is IVALD GRANATO Eu Sou. Com curadoria de Daniel Rangel, a exposição fica em cartaz até 20 de fevereiro de 2021, reunindo mais de 500 obras e documentos, em suportes analógicos e virtuais, que mapeiam 50 anos de trajetória dedicada à arte do multifacetado artista fluminense (1949-2016).
 

Foto: Reprodução/Acervo Ivald Granato

O Artista

Ivald Granato começa a pintar muito cedo, inspirando-se em obras cubistas. Na década de 1970, produz obras que apresentam imagens viscerais, associadas a signos, grafites, grafismos e manchas. Produz várias séries de obras, mudando o estilo da composição a cada tema tratado. Sua obra destaca-se pela espontaneidade e vivacidade, apresentando pinceladas vibrantes e, muitas vezes, tintas escorridas. Em seu trabalho, está sempre presente o traço autobiográfico, como em Auto-Retrato no Quadro (1973). Já na tela Gata (1982), o artista se aproxima da arte pop, empregando cores muito contrastantes, como também ocorre em My Friends (1985). Granato apresenta obras que reúnem as referências ao cotidiano, o caráter fantástico e o erotismo. Desde os anos 1970, o artista realiza também várias performances, segundo a Enciclopédia Itaú Cultural.

A Exposição

A pintura é o eixo principal do conteúdo expositivo: são mais de 300, entre as dispostas no espaço físico e as distribuídas em galerias digitais, divididas a partir de vibrações cromáticas. Além das telas, desenhos, esculturas, arte postal, cadernos de artista, objetos, documentos e vídeos, em suportes analógicos e virtuais, dimensionam o seu legado.
 


Sem título, série head (Monalisa), s.d., reprodução fotográfica, 42 x 29.5 cm, Acervo Ivald Granato

“Ivald Granato possuía uma atitude roqueira que intervinha em quase tudo ao seu redor. Abordagens conectadas aos movimentos da história da arte, como o surrealismo, a action painting e a arte conceitual, a cultura pop e o estudo da cor. A mostra percorre a diversidade de sua trajetória, com uma narrativa delineada, sobretudo, por seu percurso como pintor”, comenta o curador Daniel Rangel.

“Aprendi com o Granato e com o (José Roberto) Aguilar o time da performance. A minha experiência de palco pela primeira vez foi com eles. Uma escola para as coisas que depois fui fazer com os Titãs e na vida”. Arnaldo Antunes 
 


Sem Título, c.1967, óleo sobre tela, 46 x 38 cm, Acervo Ivald Granato

Após uma primeira montagem no Sesc Belenzinho, onde foi vista por mais de 30 mil pessoas, a exposição – totalmente remodelada com novo projeto expográfico – terá entrada gratuita, sempre de terça a sexta, das 15h às 21h, e sábados, das 10h às 14h, mediante agendamento prévio, pelo site sescsp.org.br/guarulhos. As visitas à mostra têm duração máxima de 60 minutos e o uso de máscara facial é obrigatório para todos, durante todo o período. 

Montagem no Sesc Guarulhos

“Granato tinha uma compenetração que era de sua personalidade, mas, ao mesmo tempo, o relaxamento de gente da rua, do povo. O resíduo acadêmico dele era só um pequeno verniz. Sua expressividade era muito simples, popular”. Gilberto Gil

A exposição foi dividida em seis núcleos e busca revelar nuances do processo de criação e das memórias pessoais e artísticas de Granato.
 


Diogo Granato, filho de Ivald, em processo de remontagem do ateliê do artista no Sesc Guarulhos. Foto: Reprodução/Acervo Ivald Granato

Na Galeria, maior espaço da mostra, um conjunto de obras demonstra “a força do gesto, a expressividade, a cor, o movimento e a luminosidade que nortearam sua produção”, destaca o curador Daniel Rangel. “Uma linha do tempo parte de 1968 com seu estilo vinculado à pop art, passa pela ruptura do suporte e a figuração do corpo humano e encontra o abstracionismo, reunindo obras que integram acervos de instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo e o MASP – Museu de Arte de São Paulo, coleções particulares e, em sua maioria, deixadas pelo artista com sua família”, detalha Rangel.

Performances traz fotos, vídeos originais e algumas peças de roupa e acessórios utilizados por Granato em ações performáticas que se tornaram icônicas, como Mitos Vadios (1978). Exibidas ao lado do vídeo-documentário experimental Ivald Granato in Performance, de Tadeu Jungle e Walter Silveira, compõem, na visão do curador, “um resumo divertido e escrachado de um artista que também sabia como atuar”.

Núcleo central da exposição, Ateliê é dedicada ao processo criativo do artista, apresentando centenas de objetos utilizados em suas pinturas e colagens. “São trenas, espelhos de tomadas, revistas, catálogos, luminárias e até vasos de cerâmica realizados por sua companheira, Lais Machado Granato, que recriam o espaço lembrado como um dos principais pontos de encontro da vanguarda paulistana da época”, conta o curador.

Outro segmento da exposição que dá a dimensão da importância da obra de Ivald Granato é a exibição de mais de 30 vídeo-entrevistas, dirigidas por Alice Granato, reunindo nomes como Gilberto Gil, Jorge Mautner, Claudio Tozzi, José Roberto Aguilar, Arnaldo Antunes, Barbara Gancia, Fernão Mesquita, entre outros. O conjunto responde à pergunta-chave da exposição: Quem é Ivald Granato?

“Ao fazer as vídeo-entrevistas, descobri mais e mais sobre ele. Sigo me surpreendendo com o que ouço, um presente. Sobre cada passo galgado, sobre como ele conduziu sua trajetória. Vi as peças se encaixarem e isso deu um sentido ainda mais amplo para sua existência e sua obra”, reflete Alice Granato.
 

Foto: Reprodução/Acervo Ivald Granato

ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA PARA VISITANTES

Sesc São Paulo retoma, de maneira gradual e somente por agendamento prévio online, a visitação gratuita e presencial a exposições em suas unidades na capital, na Grande São Paulo, no interior e no litoral. Para tanto, foram estabelecidos protocolos de atendimento em acordo com as recomendações de segurança do governo estadual e da prefeitura municipal.

Para diminuição do risco de contágio e propagação do novo coronavírus, conforme as orientações do poder público, foram estabelecidos rígidos processos de higienização dos ambientes e adotados suportes com álcool em gel nas entradas e saídas dos espaços. A capacidade de atendimento das exposições foi reduzida para até 5 pessoas para cada 100 m², com uma distância mínima de 2 metros entre os visitantes e sinalizações com orientações de segurança foram distribuídas pelo local.

A entrada na unidade será permitida apenas após confirmação do agendamento feito no portal do Sesc São Paulo. A utilização de máscara cobrindo boca e nariz durante toda a visita, assim como a medição de temperatura dos visitantes na entrada da unidade serão obrigatórias. Não será permitida a entrada de acompanhantes sem agendamento. Seguindo os protocolos das autoridades sanitárias, os fraldários das unidades seguem fechados nesse momento e, portanto, indisponíveis aos visitantes.

ATENÇÃO

De acordo com o Decreto Municipal 37.178, Artigo 4, Item XII, de 03 de Setembro de 2020. “Por não se tratar de atividades essenciais e visando garantir a integridade física e a saúde das mesmas, fica proibida a presença de pessoas pertencentes ao grupo de risco ou com mais de 60 (sessenta) anos.”

Ficha Técnica

My Name Is IVALD GRANATO Eu Sou
Curadoria: Daniel Rangel
Coordenação do educativo: Felipe Tenório
Projeto Expográfico: Marcus Vinícius Santos
Design Gráfico: Guilherme Falcão
Produção Executiva: arte3 | Ana Helena Curti e Fernando Lion
Pesquisa Iconográfica e Coordenação Editorial: Alice Granato

Visitação

Até 20 de fevereiro de 2021
Terça a sexta, das 15h às 21h
Sábados, das 10h às 14h

Local
Espaço Expositivo – Térreo
Livre para todos os públicos

Para acesso a exposição é necessário emitir o ingresso aqui, a partir de 5/11, às 14h.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.