Sesc na Virada Sustentável 2022 – confira a programação

01/11/2022

Compartilhe:

De 3 a 20 de novembro, acontece em São Paulo a 12ª Virada Sustentável, com a parceria do Sesc São Paulo, dentre outras instituições. A programação é totalmente gratuita e volta-se para a agenda socioambiental, abordando temáticas como consumo consciente, mudanças climáticas, economia circular e responsabilidade socioambiental.

Dando continuidade ao trabalho permanente em educação para a sustentabilidade, o Sesc integra o evento com atividades nas unidades Interlagos, Ipiranga, Itaquera e Santo Amaro, além de uma programação extra no Centro de Pesquisa e Formação no dia 1 de novembro como um esquenta para o evento, com o Bate-papo Sesc Ideias: Estratégias de engajamento socioambiental. Entre as demais atividades estão a Feira Agroecológica “Zona Sul me Alimenta”, no Sesc Interlagos, o bate-papo Bate-papo Mulheres Agroecológicas, no Sesc Itaquera, a exposição Rios Descobertos, no Sesc Santo Amaro e Vou de Bike na Virada Sustentável, no Sesc Ipiranga. Além disso, Sesc Avenida Paulista também participa com uma série de quatro charges em suas redes sociais feitas pelo cartunista Caco Galhardo.

Atualmente, o festival como um todo, incluindo a programação apresentada pelo Sesc São Paulo, é pautada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela ONU. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável englobam assuntos como a proteção do meio ambiente e o clima, o direito à água potável e saneamento e a erradicação da pobreza. Os 17 ODS servem como norte para o cumprimento Agenda 2030 no Brasil.

Sobre a Virada

A Virada Sustentável é o maior festival de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades. O evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, gerando reflexão e discussões a fim de promover um futuro sustentável e reforçando as redes de transformação e impacto social existentes.

Para a programação completa do evento acesse viradasustentavel.org.br

Programação Sesc São Paulo

Centro de Pesquisa e Formação

Bate-papo Sesc Ideias: Estratégias de engajamento socioambiental

A presença expressiva de jovens no ativismo socioambiental tem provocado a construção de espaços democráticos de debate e oportunidades reais de transformação da realidade social. Convidamos jovens mulheres engajadas nas causas socioambientais para discutir as múltiplas formas desse ativismo, a partir de suas trajetórias pessoais e de estratégias de participação colaborativa. 


Debatedoras
Kamila Camilo. Ativista e empreendedora social brasileira construindo pontes entre grandes organizações brasileiras e internacionais e iniciativas populares para desenvolver projetos de inovação aberta, estratégias de responsabilidade social e estratégias ESG e iniciativas com foco de ação climática.

Mayara Amaral. É socióloga formada pela FESPSP, mestranda em Ciências Sociais e Humanas na UFABC, com a pesquisa Jongo No Quilombo Sambaqui, raça, gênero e territorialidade. É professora de Filosofia da Rede Estadual de São Paulo. É liderança comunitária na Brasilândia, onde tem atuação junto as Associações Comunitárias e Coletivos Culturais.

Geni Nunez. Doutora no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Ciências Humanas (UFSC), na linha “Gênero e suas inter-relações com geração, etnia e classe”. Mestre no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (UFSC), na linha “Processos de subjetivação, gênero e diversidades”.

Mediação
Caroline Baracho.
Estudante de Ciências Biológicas pela Universidade Federal do ABC, ativista climática, articuladora de Comunicação e Social Media no Instituto Perifa Sustentável onde trabalha com apoio, desenvolvimento e execução de conteúdo voltado para o engajamento e mobilização da juventude sobre o meio ambiente.

Apresentação
Emerson Luis Costa.
Assistente técnico da Gerência de Educação para Sustentabilidade e Cidadania

Atividade online no Youtube do Sesc São Paulo (ficará gravada)– Livre
A partir de 4/11, sexta, nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista
Grátis

Cine-Debate: A Praia do Fim do Mundo

Em Ciarema, o avanço do mar destrói casas e desabriga famílias. Alice, uma jovem ambientalista, mora com Helena, sua mãe doente, em uma casa constantemente castigada pelas ressacas. Alice quer ir embora, Helena quer permanecer em frente ao mar. No fim, as duas vão
enfrentar seus destinos (88 min., 2021).

Com Petrus Cariry (diretor).

Atividade presencial – Livre
Dias 19/11, sábado, das 15h às 18h
Grátis

Sesc Avenida Paulista

Charge na Virada

Charges do cartunista Caco Galhardo, acompanhados de textos do jornalista Matthew Shirts, membros do projeto Fervura no Clima, nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista. As temáticas são relacionadas à questão do aquecimento global e suas consequências.

Caco Galhardo é cartunista, tem 12 livros publicados, uma tira diária na Folha de São Paulo e personagens que já foram adaptados para séries de TV, como “Lili A Ex”, no canal GNT. É um dos fundadores da plataforma @fervuranoclima. Também escreve para cinema, TV e teatro.

Matthew Shirts é jornalista e escritor. Acaba de lançar o livro “Emergência climática: o aquecimento global, o ativismo jovem e a luta por um mundo melhor”. É um dos fundadores da plataforma @fervuranoclima. Foi colunista de O Estado de S. Paulo, VejaSP e BandnewsFM e editor-chefe de National Geographic Brasil e Planeta Sustentável.

Atividade online nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista – Livre
A partir de 4/11, sexta, nas redes sociais do Sesc Avenida Paulista
Grátis

Sesc Interlagos

Conversa com Plantadores – Adote uma Árvore 10 anos

Celebração dos 10 anos de existência do Projeto Adote uma Árvore, apresentando o legado e o impacto socioambiental que empreendeu na cidade.

O Projeto Adote uma Árvore do Sesc Interlagos surgiu como uma ação de educação para a sustentabilidade que oferece ao público rodas de conversa que promovem o conhecimento e a ação para a conservação do Bioma de Mata Atlântica com foco na arborização urbana e na restauração florestal.

As pessoas interessadas na adoção devem estar preparados para transportar a muda com tamanho médio de 1,5m e torrão de 20l no dia da atividade.

Com Equipe de Educação para Sustentabilidade do Sesc Interlagos

Atividade presencial – a partir de 12 anos (crianças menores que 12 anos precisam estar acompanhadas dos responsáveis)
Dias 6/11, domingo, das 14h às 16h
Grátis

Feira Agroecológica “Zona Sul me Alimenta”

A Feira acontece com a presença de diferentes iniciativas de produção agroecológica da zona sul de São Paulo, junto a outras iniciativas que produzem e comercializam alimentos de forma sustentável e solidária, a partir da organização coletiva e da criação de redes de consumo local.

Com Sítio Nossa Fazenda, Sítio Florada da Serra, Horta Comunitária do Instituto Eco-estudantil Biguá (IBECO), Movimento dos Trabalhadores sem Terra (MST), RAMA (Rede Agroecológica de Mulheres Agricultoras), SOF (Sempreviva Organização Feminista) e Núcleo de Agroecologia (diversas iniciativas da ZS)

Atividade presencial – Livre
Dias 12/11, sábado, das 10h às 16h
Grátis

Desafios da distribuição de alimentos na quebrada

Como superar os desafios de quem está atuando na distribuição e na comercialização de alimentos na quebrada? Um bate-papo sobre a distribuição e o acesso a alimentos saudáveis nas periferias de São Paulo. Na ocasião será lançada a publicação “Desafios da distribuição de alimentos na quebrada: germinações a partir de um Laboratório Cidadão”.

Com Miriam Nobre (SOF), Lia Palm (Coordenadora de Agricultura e SAN – SMDET/PMSP) e Maria Alves (MST) – Mediação Sesc Interlagos

Atividade presencial – Livre
Dias 12/11, sábado, das 14h às 15h30
Grátis

Sesc Ipiranga

Visita ao Clube da Compostagem

Baseado na premissa de que o “resíduo produzido no Bairro fica dentro do Bairro”, o Clube da Compostagem propõe uma acão conjunta entre moradores e estabelecimentos do bairro Ipiranga para o descarte correto e consciente de seus resíduos orgânicos dentro do próprio bairro para assim transformar o que antes era lixo em matéria prima na produção de alimentos saudáveis. Nesta visita ao centro de compostagem os participantes poderão aprender como funciona uma composteira em larga escala.

Recomenda-se aos participantes que, no dia usem roupas leves, sapatos fechados e confortáveis, boné ou chapéu, protetor solar e garrafa de água. As pessoas participantes caminharão 2km do SESC até o Clube da Compostagem.

Atividade presencial – Livre
Dias 13/11, domingo, das 10h30 às 13h30
Grátis

Aves do Ipiranga

Você já ouviu um bem-te-vi cantando por aí? É provável que sim, talvez você o tenha reconhecido por esse nome, talvez não. Por isso, convidamos você para participar das ações do projeto Aves do Ipiranga que realizará caminhadas com observação de aves. Contaremos com especialistas em aves que nos ajudarão no avistamento das espécies que habitam o quintal do Sesc Ipiranga e seu entorno. Pegue seu binóculo, fique de olhos e ouvidos bem atentos e venha passarinhar com a gente.

“Aves do Ipiranga” tem o intuito de promover ações programáticas que criem conexões entre o público e a avifauna presente na unidade Sesc Ipiranga e em seu entorno, de modo a favorecer a observação da natureza. A ideia é desenvolver uma série de atividades, tais como: (1) caminhadas para observação de aves; (2) minicursos e oficinas de identificação das diferentes espécies presentes na unidade e em seu entorno, de modo a compreender a sua importância ecológica e biologia do grupo.

Atividade presencial – Livre
Dias 19/11, sábado, das 10h às 13h
Grátis

Pronto Socorro de Brinquedos

Traga seu brinquedo quebrado para ganhar vida nova! Com isso, a criança e seu responsável chegam com um brinquedo danificado pelo tempo e saem com ele funcionando e sabendo quais os cuidados que devem ser tomados para que seu divertimento tenha uma maior longevidade e entendendo, então, como detectar um defeito e corrigi-lo.

Limitado a dois brinquedos por criança.

Atividade presencial – Livre
Dias 19/11, sábado, das 13h às 15h
Grátis

Feira de Troca de Brinquedos

Sabe aquele brinquedo que você não brinca mais? Ele pode ser trocado ou doado e fazer a alegria de uma criança que você nem conhece.

Para participar da feira, é necessário trazer brinquedos para troca.

Atividade presencial – Livre
Dias 19/11, sábado, das 13h às 15h
Grátis

Feira de Troca de Livros

A partir de um acervo inicial selecionado, que inclui diversos títulos da literatura, convidamos o público a explorar o universo do pequeno livreiro, descobrir novos autores e títulos e compartilhar suas próprias experiências literárias com os demais frequentadores do Sesc.

A Feira de Troca de Livros é um espaço de intercâmbio e sensibilização para experiências literárias, fazendo resistência à dinâmica de mercado orientada pelo ciclo de consumo e descarte.

A feira é um convite a repensar o significado do livro e o impacto
dos hábitos de consumo e leitura.

Atividade presencial – Livre
Dias 19/11, sábado, das 13h às 16h
Grátis

Oficina de pacotes com materiais reutilizados e carimbos

A partir de um acervo inicial selecionado, que inclui diversos títulos da literatura, convidamos o público a explorar o universo do pequeno livreiro, descobrir novos autores e títulos e compartilhar suas próprias experiências literárias com os demais frequentadores do Sesc.

Atividade presencial – Livre
Dias 19/11, sábado, das 13h às 16h
Grátis

Revoada Cantante

Vovó Naná é conhecida pela floresta em Garrafas e Latinhas que ela cultiva em casa. Seus netos, Fauna e Manacá, confiam nos saberes da vovó e foram pedir dicas de como melhorar a qualidade da vida na terra. Porém eles têm muitos desafios pela frente, e por isso organizaram um festival sustentável para salvar o planeta. Será que eles vão conseguir?

Com Passarinho Cantou

Atividade presencial – Livre
Dia 19/11, sábado, das 16h às 17h
Grátis

Vou de Bike na Virada Sustentável

Visita à exposição Rios Descobertos no Sesc Santo Amaro. Como parte da programação da Virada Sustentável, o Sesc Ipiranga convida para uma Pedalada até o Sesc Santo Amaro, onde está em cartaz a exposição “Rios DesCobertos – dos Jerivás aos Pinheiros”.

O trajeto de ida e volta tem aproximadamente 35km e será realizado em ritmo lento. Recomendamos o uso de capacete, que a bicicleta esteja com a revisão em dia e que a pessoa participante traga uma câmara de pneu reserva e garrafa de água.

Com educadores do SESC Ipiranga

Atividade presencial – Não recomendado para menores de 12 anos
Dia 20/11, domingo, 9h30 (concentração a partir das 9h em frente ao Sesc Ipiranga)
Grátis

Sesc Itaquera

FEIRA. Festival de Ideias e Realidades em Agroecologia: Protagonismo Feminino

Mostra de boas práticas em sustentabilidade com destaque na agroecologia e permacultura, que abre espaço para debater e vivenciar modos de vida e possibilidades ecológicas. Nesta edição, o destaque será o protagonismo feminino na agroecologia.

Com Associação de Agricultoras/es da Zona Leste, Mulheres do GAU, Heborá, RAPPA – Rede de Agricultoras Paulistanas Periféricas Agroecológicas, Grupo da Mata e Rede de Cultura Popular da Cohab 2

Atividade presencial – Livre
Dias 25, 26 e 27/11, sexta, sábado e domingo, das 10h às 16h
Grátis

Bate-papo Mulheres Agroecológicas

A presença das mulheres na produção de alimentos remonta à formação da humanidade. Elas foram as primeiras pessoas a começarem a prática agrícola e guardar as sementes. Hoje a importância desses seres transcendem a vida. Vamos conversar com mulheres que dedicam suas vidas à agroecologia.

Com Laura Carvalho, Helen Souza e Elena Araújo

Atividade presencial – Livre
Dia 26/11, sábado, das 13h30 às 15h30
Grátis

Pintura com tinta natural – Ancestralidade e Mata Atlântica

Vamos conhecer o trabalho da artista plástica Caiçaro, da etnia Tukano, da Amazônia. Seu trabalho representa sua ancestralidade com elementos da Mata Atlântica. Teremos contato com seu trabalho com tintas naturais no muro de bioconstrução. Caiçaró é contadora de histórias, estilista, figurinista, costureira, permacultora, poeta, agricultora, artesã, artista plástica e ativista.

Com Caiçaro Viviane Carneiro, Indígena Tukano – Aldeia Itaporã Suzano SP

Atividade presencial – Livre
Dia 27/11, domingo, das 10h30 às 12h
Grátis

Oficina de pintura com tinturas naturais

Vamos usar tintas naturais para pintar o muro de superadobe do Jardim das Brincadeiras do Sesc Itaquera. Atividade mediada pela artista plástica da etnia Tukano da Amazônia, Caiçaró Vivinane Carneiro é contadora de história, estilista, figurinista, costureira, permacultura, poeta, agricultora, artesã, artista plástica e ativista dos direitos indígenas.

Com Caiçaro Viviane Carneiro, Indígena Tukano – Aldeia Itaporã Suzano SP

Atividade presencial – 6 a 16 anos
Dia 27/11, domingo, das 14h às 16h
Grátis

Sesc Santo Amaro

Roda de conversa: energias limpas e renováveis

O bate-papo explica o que são energias limpas e como aplica-las em áreas urbanas, periferias e quebradas. Além disso, apresenta sugestões de como reduzir o consumo de água potável e implementar o reuso da água, expandir o acesso à tecnologia de energia solar e diminuir a dependência do uso de energia elétrica convencional.

Com Instituto Trilhas

Atividade presencial – 12 anos
Dia 12/11, sábado, das 15h às 17h
Grátis

Rios Descobertos – dos Jerivás aos Pinheiros

A exposição multimídia Rios DesCobertos – dos Jerivás aos Pinheiros apresenta a fascinante história do rio Pinheiros e seu importante papel no processo de desenvolvimento da cidade de São Paulo e na formação da identidade do paulistano. A mostra explora a experiência sensorial e lúdica como ferramenta pedagógica, promovendo a sensibilização por intermédio da arte, do design e da tecnologia, ajudando a resgatar a memória afetiva pelo Rio Pinheiros.

Com Estudio Laborg

Atividade presencial – Livre
Até 30/11, terça a sexta, das 10h às 21h, sábados, domingos e feriados, das 11h às 18h

Com Libras, mapa tátil, braile e áudio descrição
Grátis

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.