Sesc Parque Dom Pedro II inicia a construção de sua unidade definitiva

15/09/2021

Compartilhe:

Projeto do novo Sesc Parque Dom Pedro II (UNA Arquitetos)

Instalado em 2015, primeiro como ocupação e, depois, com uma estrutura temporária, o Sesc Parque Dom Pedro II, localizado entre as avenidas do Estado, Mercúrio e a Praça São Vito, interrompeu suas atividades regulares em março de 2020, em função da pandemia do novo coronavírus. Mesmo com a reabertura em ocasiões específicas — como a realização do CINESESC DRIVE-IN, do CIRCO NO PARQUE e de apresentações musicais e teatrais para crianças —, sempre respeitando os protocolos de segurança e distanciamento, a unidade permaneceu com os portões fechados.  

Agora, depois de receber a autorização municipal e de concluir a licitação para as obras, que serão realizadas pela JL Construções, chegou a hora de desmobilizar a estrutura e olhar para o futuro.

A previsão para a conclusão da estrutura definitiva é de 46 meses.

O novo Sesc Parque Dom Pedro II 

Elaborado pelo UNA Arquitetos, o projeto da nova unidade, que promove a integração direta do espaço com a cidade, sem muros e sem mediações, recebeu três prêmios na oitava Premiação Saint-Gobain AsBea (foi o grande vencedor na categoria Projeto Institucional e ainda foi reconhecido como Destaque Sustentabilidade e Destaque Roberto Aflalo).

Imagem: UNA Arquitetos

De acordo com seus autores, o volume da edificação, seu número de pavimentos e horizontalidade dialogam com o volume das construções circundantes. A partir do novo edifício, vão se constituir também novas vistas para a cidade, o Mercadão, o Palácio das Indústrias, o centro e a zona leste. Os espaços internos, propícios às permanentes ações programáticas do Sesc, foram pensados em relação ao exterior, com uma transparência convidativa, para que as pessoas entrem e usufruam do local sem perder o contato com a cidade. Pátios arborizados, entretanto, resguardam, no projeto, as atividades internas do tráfego intenso de veículos nas avenidas do Estado e Mercúrio. 

O Sesc no território 

Apesar da desmobilização, o Sesc Parque Dom Pedro II segue com as atividades programadas para o ambiente virtual até dezembro de 2021, no FacebookInstagramTwitter e YouTube.  

Depois disso, as ações e projetos desenvolvidos no espaço passam a ser realizados pelo Sesc Carmo, unidade que, até então, coordenava as ações na estrutura provisória. Além dela, o território central da cidade conta com a programação das unidades 24 de MaioBom RetiroConsolação e Florêncio de Abreu. Acompanhe as atividades de todas elas, bem como a ações desenvolvidas pela instituição na capital e no interior, no Portal e nas redes socias do Sesc São Paulo.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.