Sesc Pompeia apresenta a exposição “A vida das coisas”, de Ana Prata

27/04/2022

Compartilhe:

Fotos: Bia Toledo

Depois de um ano dedicado às ações em formato digital, o projeto Ofício: retorna com a ocupação denominada Mancha, tendo a pintura como técnica escolhida e Ana Prata como artista convidada

O Sesc Pompeia apresenta, entre os dias 30 de abril e 31 de julho, no espaço das Oficinas de Criatividade, a exposição A vida das coisas, de Ana Prata. A artista é a primeira convidada do projeto Ofício: Mancha, após um período dedicado às ações em formato digital. Em 2022, o projeto segue investigando diferentes linguagens do fazer artístico, estudadas nas Oficinas de Criatividade na escola livre de ensino das artes da Unidade, na antiga fábrica de tambores.

Nesta nova edição, a mostra apresenta o uso das propriedades e potências do pigmento em suas múltiplas matizes, na possibilidade do embate com a tradição pictórica e como proponente inspirador para artistas contemporâneos.

A artista mineira, que vive e trabalha em São Paulo, entende o desafio de expor em local de constante trânsito da mesma forma que encara a transitoriedade da sua pintura, movida pela espontaneidade do trajeto colocado.

Sobre a artista:

Ana Prata é formada em Artes Plásticas na Universidade de São Paulo. Desde o começo de sua carreira, ela tem desenvolvido uma pesquisa em pintura, que parte da ideia de que a pintura é um meio para experimentar e uma linguagem. Através de diferentes escalas, temas e materiais, seu trabalho apresenta uma grande variação formal. A artista participou da 33ª Bienal de São Paulo – Afinidades Afetivas, que aconteceu no Pavilhão da Bienal em São Paulo (2018), também apresentou exposições individuais na Galeria Isla Flotante, Buenos Aires (2019), Galeria Millan, São Paulo, Brazil (2014 e 2017); Pippy Houldsworth Gallery, London, UK (2016); Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brasil (2012); e Centro Cultural São Paulo, Brasil (2009), entre outras. Das exposições coletivas, Ana Prata participou de “Os Desígnios da Arte Contemporânea no Brasil”, Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, , e “A Luz que Vela o Corpo É a Mesma que Revela a Tela”, Caixa Cultural, Rio de Janeiro, Brasil (2017); “O Espírito de Cada Época”, Instituto Figueiredo Ferraz, Ribeirão Preto, Brasil (2015); Festival Internacional de Arte Contemporânea SESC_Videobrasil, São Paulo, Brasil (2011 and 2013), “Os Primeiros Dez Anos”, Instituto Tomie Ohtake, São Paulo, Brazil (2011), e “Lugar Nenhum”, Instituto Moreira Salles, Rio de Janeiro, Brasil (2013), entre outras. Em 2011, ela foi a artista residente na Casa de Arte Red Bull em São Paulo e na residência Unlimited, Nova Iorque em 2016.

Sobre o projeto:

Para a ocupação dos espaços de passagem das Oficinas de Criatividade, o Sesc Pompeia deu início, em 2019, ao projeto Ofício:, série de intervenções expositivas periódicas que pretendem investigar as práticas do fazer artístico, estudadas em seu centro livre de ensino das artes.

A cada ano, artistas – um por semestre – são convidados a propor um trabalho inédito, compondo com a arquitetura do lugar. Passaram pelo projeto Afonso Tostes, com a exposição Floresta d’água, e Ana Mazei, com a exposição Drama O’Rama, ambas do Ofício: Farpa.

Para a ocupação virtual, intitulada Ofício: Web, estiveram presentes na galeria virtual do Sesc Pompeia, o <anexa>,as ocupações “Combater ficção com ficção”, do perfil anônimo do Instagram @newmemeseum; “Resiste! Realidades Mistas”, de Roberta Carvalho e “#o.lhar”, da artista Raquel Kogan.

A página pode ser acessada em anexa.sescsp.org.br.

Com o subtítulo Mancha, a próxima temporada investe, em 2022, na aproximação da produção contemporânea da pintura.

SERVIÇO
Ofício: Mancha: Ana Prata: A vida das coisas
de 30 de abril até 31 de julho
terça a sexta das 10h às 21h
sábados, domingos e feriados das 10h às 18h
local: Galpão das Oficinas de Criatividade do Sesc Pompeia

😷 O uso da máscara, cobrindo boca e nariz, é recomendado.


Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.