Sesc Rio Preto recebe a itinerância da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo  

11/11/2022

Compartilhe:

Em novembro, o Sesc Rio Preto recebe a itinerância da 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Realizada originalmente entre 20 de outubro a 2 de novembro, a Mostra trouxe 231 títulos de 60 países trazendo um apanhado do que o cinema contemporâneo mundial tem produzido. Em Rio Preto, parte dessas exibições chegam à cidade apresentando também novas tendências, temáticas, narrativas e estéticas, com 5 filmes exibidos entre o período de 15 de novembro a 8 de dezembro. Parte dos ingressos tem vendas online a partir do dia 8/11, e nas bilheterias do Sesc SP a partir das 17h do dia 9/11. Os valores variam entre R$7,00 e R$24,00. O Sesc fica na Avenida Francisco das Chagas Oliveira, 1333. 

A programação tem início no feriado do dia 15/11, terça, às 16h, com a animação Nayola, do cineasta português José Miguel Ribeiro. Angola é onde se passa a história de três mulheres afetadas pela guerra civil: a avó Lelena, a filha Nayola e a neta Yara. Em cerimônia realizada no dia 2 de novembro na Cinemateca Brasileira, Nayola ganhou o prêmio do público de Melhor Filme de Ficção Internacional desta edição da Mostra. 

Nayola

Seguindo a programação da itinerância no Sesc Rio Preto, temos a história de um jovem judeu em Berlim nos anos 1940. O filme O Falsificador, da diretora alemã Maggie Peren, será exibido na quarta-feira, dia 16/11, às 20h. Como os melhores lugares para se esconder parecem óbvios demais, Cioma Schönhaus decide se expor para escapar à deportação pelos nazistas. Usando a identidade de um oficial da marinha criado por ele mesmo, embarca na vida noturna da cidade, e até se depara com o amor durante os momentos mais sombrios da guerra. Ao longo dos dias ele falsifica identidades com apenas um pincel, um pouco de tinta e uma mão precisa — e acaba salvando a vida de muitas pessoas. 

O Falsificador

A terceira e última exibição do mês de novembro é o longa japonês O Deus do Cinema, de Yôji Yamada, que acontece no dia 22/11, terça, às 20h. No enredo, Goh é um apostador apaixonado, mas um pai desocupado, e tanto sua esposa Yoshiko quanto os familiares desistiram dele. No entanto, existe uma coisa pela qual Go sempre se dedicou profundamente: filmes. Ele e Terashin, dono de um cinema especializado em clássicos, são velhos amigos desde os tempos em que trabalhavam num estúdio. Na juventude, Goh e seus colegas passavam cada momento perseguindo seus sonhos, cercados por grandes diretores e estrelas famosas que representavam a era de ouro do cinema japonês. Entretanto, quando Goh e Terashin se apaixonaram pela mesma garota, as rodas do destino entraram em colapso. 

O Deus do Cinema

A Mostra em Rio Preto termina no mês de dezembro com mais três exibições:

O longa português Os Restos do Vento, no dia 7/12, quarta, às 20h, aborda uma tradição pagã numa vila do interior de Portugal, que deixa traços dolorosos num grupo de jovens adolescentes; o francês Crônica de uma Relação Passageira, exibição do dia 8/12, quinta, às 18h, uma mãe solo e um homem casado iniciam um caso, com a condição que os encontros sejam puramente sexuais. Embora eles concordem que o relacionamento não tem futuro, se veem cada vez mais seduzidos pela companhia um do outro; e encerrando a programação no dia 14/12, às 20h, o filme Pacifiction, de 4 países diferentes: Espanha, França, Alemanha, Portugal. Na ilha polinésia francesa do Taiti, encontra-se De Roller, alto funcionário da República e oficial do governo francês, um homem calculista de educação impecável. Sua habilidade social e seu papel na região o levam a navegar tanto pelos círculos mais ricos e abastados, quanto por locais obscuros, onde ele se mistura com a população mais pobre, especialmente quando um boato começa a circular: o avistamento de um submarino cuja presença fantasmagórica poderia anunciar o retorno dos testes nucleares franceses.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.