Sesc São Paulo na Longevidade Expo+Fórum 2022

28/09/2022

Compartilhe:

A Longevidade Expo é um evento relevante no cenário nacional ao abordar as temáticas do envelhecimento e da longevidade em diferentes frentes, tais como o comércio, prestação de serviços, realização de negócios, promoção da saúde, cuidados e conhecimento sobre a área, ajudando no combate ao etarismo e promovendo a qualidade de vida da pessoa idosa.

O Sesc São Paulo, que atua como instituição parceira de conteúdo, participa do evento desde sua primeira realização em 2019. De lá para cá foram três participações ao todo, sendo uma realizada de forma presencial e duas realizadas online.

Para esta edição, a instituição está presente em três espaços denominados:

Arena Sesc, local para a realização de apresentações e vivências diversas.

Espaço cultural, sala onde são realizados debates e bate-papos sobre questões ligadas ao envelhecimento e longevidade.

Estande, espaço para relacionamento com o público, atendimento, e apresentação de informações sobre o Sesc São Paulo.

Durante o evento, que acontece 29 e 30 de setembro e 1 de outubro, as programações trazem como base o programa Trabalho Social com Idosos – TSI, com atividades em seus três eixos de ação: arte e expressão, corpo e movimento e sociedade e cidadania. Além disso, conta com atividades voltadas à diversas temáticas, que são realizadas durante o ano nas unidades do Estado. Para permear os destaques da programação, o Sesc São Paulo apresenta neste ano como tema principal a cultura popular manifestada com a representatividade das pessoas idosas.

O Estande Sesc faz o acolhimento do público da feira e do fórum, contando com apresentação institucional, informações sobre credenciamento e programações das unidades.

A sala Espaço Cultural vai abrir o primeiro dia com a apresentação da metodologia do Programa TSI no território nacional e em São Paulo. Ainda neste dia, a negritude, indigeneidade, afetos e envelhecimento são abordados em um bate-papo com autoras da publicação Velhices: perspectivas e cenário atual na Pesquisa Idosos no Brasil.

Já no segundo dia, a discussão inicia com o tema Velhices LGBT, onde o pesquisador Diego Miguel e o presidente da ONG Eternamente SOU, Luís Baron, trazem reflexões e trocas contemporâneas sobre o assunto.

Para falar sobre Design de Serviços em Longevidade, Características e Inovação, foram convidadas duas coordenadoras do Trabalho Social com Idosos do Sesc Rio Grande do Sul e do Sesc Ceará. A jornalista Lina Menezes e a professora especialista em gerontologia Áurea Barroso, trazem o assunto que foi destaque na última edição da Revista Mais 60: estudos sobre envelhecimento – Direitos das pessoas idosas e Fake News.

Encerrando os assuntos no Espaço Cultural, os ciclos temáticos: Morar, Finitudes e Limites da Lucidez, que foram apresentados nas unidades do Sesc São Paulo, são abordados por autoras(es) e pesquisadoras(es) das áreas, em formato de bate-papo. Contermos com a presença de: Olga Quiroga, Ana Amélia Camarano, Tom Almeida, Cristiane Pomeranz.

Já a programação da Arena Sesc conta com várias intervenções artísticas, performances, apresentações e vivências de danças populares, saraus e baile silencioso, sempre com o envolvimento da temática da longevidade.

Entre os destaques do primeiro dia, o público pode vivenciar as danças populares com o Mestre Carlos Caçapava e a dançarina Karla Magalhães, além da apresentação das idosas do Sesc Interlagos.

No segundo dia, o Dj Zé Pedro vai comandar o baile silencioso (com fones de ouvido) trazendo grandes sucessos da música brasileira. As pessoas idosas do TSI do Sesc Avenida Paulista fazem uma apresentação de dança das Culturas Populares, com brincadeiras e folguedos populares brasileiros como Bumba meu Boi, Ciranda, Samba de Coco e Maracatu. O grupo Esparrama faz um cortejo cênico-musical no qual três palhaços e uma musicista andam pelo mundo carregando um grande guardador de memórias e, com muita música, procuram por pessoas que queiram trocar lembranças, causos e experiências.

No dia 1º de outubro, Dia internacional da Pessoa Idosa, acontece a abertura da Mostra Sentidos: a longevidade na arte, todas as atividades trazem como foco a dança e o teatro para potencializar a representatividade das pessoas idosas e sensibilizar a população para as questões do envelhecimento como curso natural da vida.

Como destaque, o Mestre Sala Gabi, a Porta-Bandeira Vivi, e as pessoas idosas do Sesc Vila Mariana fazem uma apresentação de dança repleta de passos e giros, junto a breves relatos com fundamentos e vivências, na demonstração de dança Mestre Sala e da Porta-Bandeira.

A intervenção Iracema, da artista Juliana Notari, traz uma mulher com nove décadas de existência que sussurra poesias, carregando uma mala de memórias e um radinho de pilha, mandando mensagens para o futuro. A cia de dança À Fleur de Peau de Denise Namura e Michael Bugdahn, apresenta Relatos e retratos em movimento, resultado da oficina de dança contemporânea e escrita de roteiro, com pessoas idosas, no Sesc Pompeia.

O encerramento geral da Longevidade Expo+Fórum, também fica por conta da programação trazida pelo Sesc São Paulo e apresenta o encontro da Velha Guarda da Embaixada do Samba Paulistano e das Tias Baianas Paulistas, que cantam e dançam, envolvendo o público num grande cortejo.

Serviço

Longevidade Expo + Fórum

Data: 29 de setembro a 1º de outubro

Horário: 10h às 20h

Local: Centro de Convenções Rebouças-SP – Av. Rebouças, 600 – Pinheiros, São Paulo / SP

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.