Sesc São Paulo participa da quinta edição da Longevidade Expo+Fórum

27/09/2023

Compartilhe:

O Sesc São Paulo renova a parceria nesta quinta edição de um dos maiores eventos direcionados à pessoa idosa. Com um espaço voltado a vivências artísticas, físico-esportivas e atendimento ao público – além da programação no palco principal da EXPO, a instituição estará presente na feira de negócios, experimentação e fórum de tendências voltado ao público idoso. Neste ano de 2023, o evento acontece no Expo Center Norte, de 29 de setembro a 1 de outubro. A entrada é gratuita, e as inscrições podem ser realizadas através do site.

No ano em que o Sesc comemora os sessenta anos de um de seus mais antigos e importantes programas, O Trabalho Social com Pessoa Idosa, o diretor regional Danilo Santos de Miranda será o homenageado da quinta edição da Longevidade Expo+Fórum. Um reconhecimento pelo pioneirismo do programa somado à contribuição de seu diretor como gestor cultural, que aos 80 anos segue ativo em sua atuação junto ao Sesc SP.

Sob a perspectiva da valorização da cultura do envelhecimento e do protagonismo da pessoa idosa, rompendo com estereótipos e preconceitos, desde 1963 o Trabalho Social com a Pessoa Idosa proporciona o acesso a diversas atividades artísticas, reflexivas e corporais, tendo beneficiado, só em 2022, 46 mil pessoas idosas em 458 ações realizadas, além de outras 14 mil em 430 cursos e oficinas. Ao reunir profissionais especializados e um público interessado, o Sesc oferece desde cursos de letramento digital, experimentações artísticas, reconhecimento de direitos, prevenção de quedas, entre muitas outras atividades.

Durante os três dias da Longevidade Expo+Fórum, quem passar pelo estande do Sesc no pavilhão de eventos da zona norte da capital vai poder conferir um pouco do trabalho que a instituição realiza com a população de mais de 60 anos em toda a sua rede de unidades no estado.

PROGRAMAÇÃO SESC NA EXPO

29/9 | sexta-feira

Auditório Principal da EXPO
•11h00 – Abertura

•16h – Mesa: “Aparência e Envelhecimento”
Com Andrea Lopez, doutora em Educação na área de concentração Gerontologia (FE/Unicamp) e bolsista CAPES nos Estados Unidos, quando atuou como pesquisadora visitante na Universidade do Sul da California; e Iléa Ferraz, atriz brasileira e a primeira negra indicada ao Prêmio Shell de Teatro, como Melhor Atriz de 2003 por sua atuação em Nunca Pensei Que ia Ver Esse Dia.

Espaço Sesc
•10h às 13h – Autológico
Nesta dinâmica, em colaboração com o coletivo Usnquepensa, o Sesc São Paulo reforça a importância de atividades que promovem a estimulação cognitiva e o exercício do raciocínio lógico.

•13h às 15h – Ginástica multifuncional
Por meio da orientação dos educadores do Sesc, as ações compreenderão práticas de alongamento, dança, sessões de pilates de solo, reeducação corporal, além de exercícios funcionais variados, tudo com o propósito de aprimorar as capacidades físicas e habilidades motoras.

•15h30 às 17h30 – O Homem na Agulha
Uma roda de conversa para troca de saberes, histórias, novos e velhos pontos e formas de fazer tricô e crochê, com a mediação de Thiago Rezende, artista plástico e criador do projeto Homem da Agulha. O projeto tem por objetivo disseminar a ideia de trabalhar com o crochê unindo as técnicas tradicionais e a visão contemporânea, rompendo barreiras de gênero e idade.

•18h às 19h30 – Dança – Ritmos de Cinema
Aula aberta ministrada por educadores e educadoras do Sesc vai ensinar passos de dança, todos eles inspirados pelas trilhas sonoras cativantes e coreografias cônicas extraídas de filmes clássicos da história do cinema.

30/9 | sábado

Auditório Principal da EXPO
•11h – Conferência “Memória e envelhecimento – ainda estou aqui”:
Com Marcelo Rubens Paiva, escritor, dramaturgo e jornalista ítalo-brasileiro, autor do livro “Ainda estou aqui” que narra o acompanhamento do processo de desenvolvimento da doença de Alzheimer em sua mãe.

•16h – Mesa “Políticas de cuidado no envelhecer”
Com Karla Giacomin, médica com residência e especialização em Medicina Geriátrica pela Universidade Louis Pasteur (França), Mestrado em Saúde Pública, com ênfase em Epidemiologia e Doutorado em Ciências da Saúde e Consultora da Organização Mundial de Saúde para Políticas Públicas relacionadas ao Envelhecimento e para Cuidados de Longo Prazo; e Heliana Hemetério, historiadora e especialista em gênero, conselheira nacional de saúde e representante da Rede Nacional de Lésbicas e Bissexuais Negras Feministas (Candaces).

Espaço Sesc
•10h às 13h – Vivência Xilogravura
Com o coletivo Xilomóvel, o Sesc oferece ao público a oportunidade de produzir imagens em xilogravura com motivos ligados ao envelhecimento e aos 60 anos do programa Trabalho Social com a Pessoa Idosa.

•13 às 15h – Caminhos de Violeta
Uma intervenção que mescla teatro de animação, artes plásticas, música e dança. Na trama, Violeta, após perder seu marido, vai para a casa de seus filhos com tudo o que tem. No caminho para seu destino, Violeta encontra Antonio Bento na estação de trem, músico de rua e inventor que ali passa seus dias. Por meio de sua narrativa e a inventiva mistura de linguagens artísticas, a peça discute temas como envelhecimento, longevidade e preconceitos em relação à faixa etária.

•15h30 às 17h30 – Baile silencioso
Baile dançante com música tocada em fones de ouvido individuais. A playlist ficará a cargo do DJ Tony Hits, discotecário e colecionador de discos de vinil com longa carreira e passagens pelos programas ‘‘Clássicos da Nostalgia’’, na Rádio Imprensa, e outra atração semanal da Rádio UOL pela internet. Também conhecido das pistas de clubes famosos deSão Paulo, como o Blen-Blen e o Green Express.

•18h às 19h30 – Intervenção Cérebro Ativo
Com a utilização do videogame, a atividade estimula o desenvolvimento e a preservação das habilidades cognitivas de pessoas idosas e por quebrar a barreira do etarismo, que enxerga o videogame como um dispositivo destinado apenas às pessoas mais jovens. A dinâmica é idealizada por Fábio Ota, graduado em Tecnologia da Informação pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo (Fatec) e com MBA em Gestão Estratégia de TI pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Há 20 anos, Fábio trabalha com inclusão digital à pessoa idosa e a ideia de utilizar os games para estimular as habilidades cognitivas de pessoas mais velhas surgiu em 2006, ano de criação da International School of Game (ISGame).

1/10 | domingo

Auditório Principal da EXPO
•11h – Conferência “Trabalho, envelhecimento e reinvenção”
Com Janeth dos Santos, ex-jogadora brasileira de basquetebol, terceira maior pontuadora da história da Seleção, campeã mundial em 1994 e vencedora de duas medalhas olímpicas.

Espaço Sesc
•10h30 às 13h – Estampe afeto
Ação com o coletivo Unsquepensa em que os participantes terão a oportunidade de experimentar o procedimento de fabricação de estampas, que pode ser aplicado em papel, bolsas, camisetas e diversos outros materiais.

•13h às 15h – Vivência de ginástica multifuncional
Programa de desenvolvimento de capacidades físicas e habilidades motoras aplicado a partir de um roteiro de exercícios funcionais. As atividades podem ser realizadas individualmente ou em grupo, por meio de métodos e técnicas corporais como pilates de solo, reeducação postural, alongamento, dança, ritmos, entre outros. A atividade será ministrada por educadores e educadoras do físico-esportivo do Sesc São Paulo.

•15h30 às 18h – Amor sem Escalas – Entre Linhas
Por meio de tramas, bordados, costuras e nós, os participantes poderão conversar se conhecer e realizar uma criação coletiva no espaço do Sesc São Paulo. Com o Coletivo Meio fio: Atuantes no Yarn Bombing convidam a repensar os espaços, relações de pertencimento e saberes tradicionais através do tecer.


Mais informações sobre a Lengevidade Expo+Fórum, acesse www.longevidade.com.br . E para conhecer e saber mais sobre o programa Trabalho Social com Pessoa Idosa do Sesc SP, clique aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.