Sesc SP vai inaugurar 12 unidades nos próximos 10 anos

23/05/2023

Compartilhe:

Foto aérea mostra as obras da futura unidade do Sesc Franca. Registro de Pedro Abude em maio de 2022.

Com a missão de proporcionar o bem-estar e a qualidade de vida em caráter permanente a cada vez mais pessoas, o Sesc São Paulo vai inaugurar, nos próximos 10 anos, mais 12 unidades, além de reformar e ampliar a estrutura de outras sete unidades no estado de São Paulo.

Três endereços dessa lista já abrem ao público no segundo semestre de 2023, com funcionamento parcial ou em instalações provisórias: Casa Verde, 14 Bis e o edifício sede do Sesc São Paulo
 
Conheca os detalhes da expansão:  

Capital e Grande São Paulo 

Com 22 milhões de habitantes de acordo com a prévia do último Censo divulgada pelo IBGE em dezembro de 2022, a Grande São Paulo registrou um crescimento de 11% de sua população se comparado com o último Censo de 2010. Com o aumento de novos moradores na capital e em outras 38 cidades da região, a Grande São Paulo concentra quase 50% da população de todo o estado. 

A zona leste da capital, a mais populosa de São Paulo, vai ter unidade no bairro de Sapopemba, cujo terreno de 15.640 metros quadrados o Sesc acaba de adquirir. Em São Miguel Paulista, as instalações irão ocupar uma área de mais de 45 mil metros quadrados. 

A zona norte vai ganhar mais duas unidades do Sesc: no bairro da Casa Verde, que abre ao público já no segundo semestre deste ano, com instalações provisórias que irão ocupar 14 mil metros quadrados; e em Pirituba, que terá mais de 47 mil metros quadrados de área construída, incluindo a quase centenária Casa de Nassau, imóvel onde funcionava o antigo clube holandês que agora será restaurado. 

Vista interna do espaço que abrigará a futura unidade do Sesc Casa Verde. Foto de Ricardo Ferreira em Fevereiro de 2023.

Na zona sul da capital, a novidade é a construção da unidade definitiva do Campo Limpo, que já funciona e seguirá aberta durante as obras para o público usufruir dos espaços esportivos, dos serviços de saúde e alimentação e das atividades artístico-culturais. A futura unidade terá 38 mil metros quadrados de área construída. 

No centro de São Paulo, o Sesc estará com unidades em mais três endereços. O 14 Bis, que ocupará o atual prédio da sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomércio), sendo que dois deles já são destinados ao Centro de Memórias do Sesc e ao Centro de Pesquisa e Formação, que permanecem no local. O Teatro Raul Cortez, com capacidade para 513 lugares, também passa a ter a sua programação gerida pelo Sesc. 

O tradicional edifício João Brícola, localizado em frente ao Theatro Municipal, será a nova Sede administrativa da instituição. O local que por décadas abrigou a loja do Mappin, passa a ser gerenciado pelo Sesc e o pavimento térreo será aberto ao público já no segundo semestre deste ano. 

Vista do Edifício João Brícola, que será a Sede administrativa do Sesc. Foto de Evelson de Freitas em maio de 2023.

E a futura unidade do Sesc TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, viabilizada em parceria com a Funarte (Fundação Nacional de Artes), que prevê a revitalização do prédio no bairro do Bixiga, que foi sede da companhia de teatro que marcou a história das artes cênicas nos anos 1950 e 1960, tombada nos anos 1980. O contrato de cessão estipula um prazo de 35 anos para ocupação do espaço pelo Sesc, podendo ser renovado por igual período. 

Além destes novos endereços no centro da capital, o Sesc segue com as obras para a construção da unidade definitiva do Parque Dom Pedro II, localizado em frente ao Mercado Municipal, no Brás, e que terá 30 mil metros quadrados. 

Na região metropolitana vai ter unidade do Sesc em São Bernardo do Campo, em área de mais de 28 mil metros quadrados; em Mogi das Cruzes, na área do antigo Centro Esportivo do Socorro, onde desde novembro de 2021 já há programação do Sesc nas instalações provisórias; e Osasco, município em que o Sesc já se faz presente com programação em espaços provisórios e de parceiros e que irá contar com um novo centro cultural e desportivo. 

Interior 

Mais três cidades do interior irão ingressar na rede Sesc. Em Franca, onde as obras estão bem adiantadas, as futuras instalações vão ocupar uma área de mais de 35 mil metros quadrados e a inauguração está prevista para 2024. No município de Marília, a nova unidade terá 22 mil metros quadrados e, em Limeira, serão 32 mil metros quadrados de área construída.  

Obras da futura unidade do Sesc Limeira. Foto de Matheus Jose Maria de novembro de 2022.

Outras quatro unidades do interior irão passar por projetos de melhoria e ampliação do espaço físico. Inaugurada em 1966, a unidade do Sesc em Ribeirão Preto é uma das mais longevas da rede e o projeto arquitetônico de autoria de Oswaldo Correa Gonçalves vai passar por reforma e ganhar um novo edifício, mais moderno, somando mais de 23 mil metros quadrados de área construída. 

 O Sesc Taubaté, no Vale do Paraíba, segue com as obras de ampliação para a construção de um Teatro e uma Comedoria. A unidade vai ganhar mais 23 mil metros quadrados e os trabalhos por lá devem ser concluídos até o segundo semestre de 2024.  

Já na unidade de Registro, no Vale do Ribeira, será construído um parque aquático, uma clínica odontológica e um espaço expositivo, com prazo de entrega até o segundo semestre de 2025. Ambas as unidades, em Taubaté e Registro, permanecem abertas ao público em pleno funcionamento de suas atividades. 

Sesc Registro. Foto de Matheus José Maria.

O Sesc Presidente Prudente, que já oferece uma estrutura com piscinas, quadras poliesportivas e programação cultural, também está em fase de elaboração de projeto para ampliação, com o intuito de complementar a oferta de serviços e atividades. 

Espaços que valorizam as pessoas 

Espaço de Educação ambiental do Sesc Mogi das Cruzes. Foto de Ricardo Ferreira.

Projetadas com a finalidade de estimularem a convivência criativa e democrática, as instalações do Sesc são uma extensão dos espaços públicos das cidades ou mesmo uma ruptura, revelando outras possibilidades de convívio social. A expansão visa ocupar regiões que passam por transformações, na qual a presença de uma unidade Sesc possa trazer benefícios para a população que ali vive e circula. 

A abertura de novos endereços do Sesc também tem outro papel importante do ponto de vista de manutenção da memória: a recuperação e reabertura de prédios tombados por órgãos de preservação do patrimônio histórico e artístico para que o público, atraído pelas manifestações culturais, atividades físicas e esportivas e as demais áreas de atuação do Sesc, tenha a oportunidade de reocupar e utilizar novamente esses espaços. 

“O plano de expansão da rede resulta de uma ação estratégica para alcançar novos públicos e oferecer a oportunidade de crescimento pessoal, de maior participação social e acesso aos bens culturais. Por isso, o Sesc responde de forma coerente com os anseios de uma sociedade em transformação, que percebe e valoriza a importância da atuação e presença da Instituição em suas comunidades”, afirma o diretor do Sesc SP, Danilo Santos de Miranda

+ Emprego e Renda 

A presença do Sesc em mais municípios e regiões da capital vai impactar diretamente na geração de empregos e renda locais. A instituição estima criar milhares de novas vagas de trabalho, direto e indireto, para atuarem em toda a cadeia de operação para seu funcionamento. No último balanço da instituição, de dezembro de 2022, o Sesc São Paulo registrava quase 8 mil empregados efetivos em seu quadro. 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.