Sesc no 69º Tooro Nagashi de Registro: celebração das tradições culturais

31/10/2023

Compartilhe:

Quando anoitece no feriado de 2 de novembro, a cidade de Registro vive um dos mais celebrados rituais do Tooro Nagashi, evento tradicional oriundo do Japão e que a comunidade nipo-brasileira local realiza há 69 anos para homenagear os antepassados. O anoitecer de Finados é o momento de soltar, no rio Ribeira de Iguape, milhares de barquinhos (tooros) contendo velas acesas, lanternas de papel colorido e os nomes dos falecidos, que seguem rio abaixo iluminando as águas e o caminho das almas dos antepassados.

Antecedendo o ritual das lanternas flutuantes, presenciada por moradores de toda região do Vale do Ribeira e milhares de turistas vindos de outras regiões do Estado, há outros ritos que também simbolizam a tradição local, como a cerimônia de purificação das águas do Ribeira, o culto ecumênico e a cerimônia inter-religiosa para as almas dos antepassados, além da festa cultural e gastronômica, com as danças, sons dos taikôs, músicas e comidas tradicionais.

Em diálogo com o legado cultural do Tooro Nagashi, evento trazido ao Brasil por imigrantes japoneses e realizado há quase sete décadas na cidade de Registro conforme a tradição dos antepassados, o Sesc Registro realiza uma programação especial durante a semana em que acontecem as celebrações protagonizadas pela comunidade nipo-brasileira local, sob a coordenação do Bunkyo Registro.

Localizado na margem do rio Ribeira de Iguape, no centro velho de Registro e no ponto em que as lanternas acesas podem ser vistas de perto descendo o rio, e sediado em um prédio centenário (o antigo KKKK), construído em 1922 para apoiar a colonização nipônica na região do Vale do Ribeira, o Sesc Registro participa do Tooro Nagashi oferecendo, em parceria com o Bunkyo local, uma programação diversa com espetáculos, shows e vivências relacionadas às tradições culturais orientais.

Abre a programação do especial Sesc no 69º Tooro Nagashi o documentário Bem-vindos de novo, que conta a história real de uma família de descendentes de japoneses do interior de São Paulo, dividida entre a necessidade de garantir o sustento familiar e o desejo de permanecer unida. O longa-metragem, que teve cenas gravadas em um Tooro Nagashi de Registro alguns anos atrás, acompanha a trajetória da própria família do diretor e roteirista Marcos Yoshi. Tem sessão gratuita do documentário na terça (dia 31 de outubro), às 18h30, no Teatro.

Marcos Yoshi | Divulgação
Marcos Yoshi | Divulgação

A arte marcial Kendo, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas feitas por guerreiros samurais do Japão feudal, será apresentada pelo atleta olímpico Douglas Vieira,  tanto na vivência em Kendo  (quarta, dia 1 de novembro, às 14h30) como na demonstração de Kendo (quinta, dia 2, às 16h). Oportunidades para o público conhecer as técnicas, roupas e armaduras utilizadas por atletas da modalidade.

Divulgação
Divulgação

A fachada do centenário prédio do Sesc Registro recebe o Vídeo Mapping: uma construção e muitas histórias, com Coletivo Coletores (SP). É um espetáculo de luzes, cores, sons e imagens projetadas na fachada do prédio e que conta histórias da região do Vale do Ribeira, suas comunidades, culturais e natureza, e do próprio prédio histórico onde o Sesc Registro está instalado. Com sessões de 15 minutos cada, as projeções acontecem na quarta (dia 1), a partir das 20h30; e na quinta (dia 2), a partir das 19h, após a soltura dos barquinhos (tooros) no rio Ribeira de Iguape.

Na Praça Beira Rio, localizada ao lado do Sesc Registro e palco da festa cultural e gastronômica do Tooro Nagashi, o Sesc leva o espetáculo Dança do Dragão de Nagasaki, com o Grupo Nagasaki Jya Odori, de São Paulo. Tradição cultural da província japonesa de Nagasaki, a dança artística de agradecimento ao Deus Xintoísta de Suwa Jinjya terá apresentações na quinta (dia 2), em dois horários: 14h30 e 20h30.

Dança do Dragão de Nagasaki com Grupo Nagasaki Jya Odori | Divulgação
Dança do Dragão de Nagasaki com Grupo Nagasaki Jya Odori | Divulgação

Outro destaque do especial Sesc no 69º Tooro Nagashi são os Contos do Japão, como autor, ilustrador, músico e contador de histórias Sérgio Serrano, criador e apresentador do programa Baú de Histórias (TV Rá Tim Bum). Na Área de Convivência do Sesc Registro, ele conta histórias junto com manipulação de bonecos, teatro de papel japonês e música ao vivo cantada em japonês e em versões para o português, na quarta e na quinta (dias 1 e 2), às 17h. No sábado e domingo (dias 4 e 5), às 17h.

Créditos: Andrea e Silva
Créditos: Andrea e Silva

Quem gosta de origami tem oportunidades gratuitas de conhecer mais e aprender a arte de criar dobraduras. Na oficina Brincadeiras com Origamis, com Mestre Kami, serão ensinados quatro diferentes tipos de dobraduras: carro de sopro, lutador de sumô, cavalo e estrela ninja (shuriken). Na quinta (dia 2), às 13h e no sábado (dia 4), às 10h30, ambas na Marquise do Sesc.

Brincadeiras com Origamis | Créditos: Livia Badur
Brincadeiras com Origamis | Créditos: Livia Badur

Mestre Kami também coordena a oficina Kusudama: Origami Floral, em que o público aprende a confeccionar um arranjo floral de origami modular, conhecido no Japão como Kusudama, e que traz a simbologia da Cura através do trabalho coletivo e da integração social. Na sexta (dia 3), às 14h, na Marquise do Sesc.

Já a oficineira Inoelisa Figueiredo Falleiros Endo coordena a atividade Orinuno: Origami em Tecido, ensinando a técnica para confeccionar diversos objetos em tecido engomado, utilizando cola e dobras, sem costura. No sábado (dia 4), às 13h30 (Turma I) e às 15h30 (Turma II). É preciso se inscrever antes, gratuitamente, na Central de Atendimento.

E como destaque na programação especial do Tooro Nagashi, o Sesc traz o show Sons Nikkei, apresentando o grupo que toca música tradicional japonesa, choro, Bossa Nova, jazz, forró e outras vertentes contemporâneas. Com os músicos João Egashira (violão), Lilian Nakahodo (piano) e Saemi Murakami (taiko, shakuhachi e fue). Na sexta (dia 3), às 20h, no Teatro do Sesc. Ingressos à venda online e na Central de Atendimento do Sesc Registro.

Sons Nikkei | Créditos: Kenia Tognetti / Coop Films
Sons Nikkei | Créditos: Kenia Tognetti / Coop Films

Confira como foi a última edição do Tooro Nagashi, em 2022, no mini doc a seguir:


Serviço:
Local: Av. Pref. Jonas Banks Leite, 57 – Centro
Visitação gratuita
De terça a sexta, 13h às 22h
Sábados, domingos e feriados, 10h às 19h.

Siga nossas redes!  
sescsp.org.br/registro 
youtube.com/sescregistrosp  
instagram.com/sescregistro  
facebook.com/sescregistro 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.