Sete Bons Motivos para Você Aprender a Construir um Terrário

22/05/2018

Compartilhe:

O projeto Ideias e Ações para um Novo Tempo, que acontece em todas as unidades do Sesc no estado de São Paulo, busca um diálogo amplo sobre importantes questões socioambientais, com objetivo de identificar, reunir e compartilhar práticas que possam inspirar pessoas. Com o tema Criança e Natureza, a edição deste ano chama atenção para as crianças e o contato delas com o mundo natural que as cerca. Nada mais justo que voltarmos o olhar a elas, futuras administradoras, gestoras, construtoras e consumidoras dos centros urbanos. 

Reconectar as crianças à natureza é fundamental para a formação de cidadãos conscientes e participativos. É sabido que amamos e protegemos aquilo que nos é familiar, portanto é vital que as crianças possam ter momentos de conexão com a natureza, para brincar ao ar livre, admirar árvores, insetos, contemplar a paisagem e toda vida natural.

Neste sentido, o Sesc Catanduva propõe uma atividade educativa e divertida, que mistura ciências, geografia e biologia na prática: a criação de terrários fechados, nos quais é possível observar o ciclo da água.

Abaixo, destacamos sete bons motivos para que as crianças – e também os responsáveis – participem da atividade:

1) APRENDIZADO PRÁTICO: O terrário é muito interessante porque aprisiona a água no seu interior, fazendo o seu  ciclo ser visível. A criança consegue enxergar o processo de transformação da água na natureza, passando de um estado para outro (líquido e gasoso).

2) RECONEXÃO: Os terrários são modelos de ecossistemas, e nos reconectam com a natureza. Construir seu próprio ecossistema é uma experiência incrível, pois é uma prática sustentável abordada de modo a valorizar a relação humanidade/meio ambiente.

3) REUTILIZAÇÃO: Você pode reutilizar vidros de cozinha e potes que já possui em sua casa, cascalho e pedrinhas de aquário e outros materiais para montar seu terrário, dando um novo significado para estes.

4) SOLUÇÃO PARA PEQUENOS ESPAÇOS: Terrários também são excelentes soluções para os que moram em apartamentos ou casas pequenas. Quer ter plantas em casa, mas não tem espaço ou tempo? Tudo bem: os terrários fechados quase não exigem manutenção e, para quem viaja muito ou esquece de regar as plantas, são opções ótimas!

5) PRESENTEAR COM BOM GOSTO: Uma boa dica para um presente personalizado, que você pode fazer em casa e agradar parentes e amigos!

6) ALTERNATIVA ÀS FLORES DE CORTE: Flores de corte duram pouco, exigem cuidados e geralmente são custosas; decorar a casa com terrários é uma ótima alternativa.

7) PRÁTICA REPLICÁVEL: De simples realização, o terrário é autossustentável. As crianças podem replicar o ensinamento de como construí-lo em suas casas e escolas, sensibilizando assim um número cada vez maior de pessoas.

O Sesc Catanduva realiza a oficina de terrários no Sesc e no CEA – Centro de Educação Ambiental de Catanduva, gratuitamente, para crianças, jovens e adultos. Para mais informações, clique aqui.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.