Escolas de Santos recebem ação “Sorriso é Coisa Séria”, do Sesc

21/10/2023

Compartilhe:

Ação orienta crianças sobre uma boa higienização bucal na prevenção das doenças.

O “Sorriso é Coisa Séria” faz parte das atividades desenvolvidas pelas unidades do Sesc para a educação em saúde. Este ano em parceria com a Secretaria de Educação – Seduc, e Seção de Atendimento à Rede e Prevenção em Saúde Bucal – Seaprev, a ação esteve em três escolas públicas de Santos: UME Santista, no bairro Vila Nova, UME 28 de Fevereiro no bairro Saboó e UME Pedro Crescenti no bairro Rádio Clube, beneficiando aproximadamente 1900 crianças. 

A saúde bucal é foco de atenção do Sesc SP dentre as ações que visam a promoção da saúde, valorizando processos que estimulam a autonomia e o autocuidado. As ações respeitam os ciclos de vida e o contexto social dos indivíduos. Dentre essas ações, o projeto “Sorriso é Coisa Séria” tem a intenção de orientar e sensibilizar as crianças da importância dos cuidados com a sua saúde, através de atividades lúdicas e culturais. A ação envolve orientação em sala de aula, feita por dentistas e auxiliares de saúde bucal, em que a equipe especializada transmite seus conhecimentos, sensibilizando as crianças para que cada uma delas seja corresponsável pela sua saúde, além de se tornarem agentes multiplicadores na comunidade onde estão inseridas. 

Dados apresentados no Fórum de Odontologia e Saúde Bucal realizado em julho de 2023, em Santos pelo IPAT (Instituto de Pesquisas A Tribuna), com o apoio do Conselho Regional de Odontologia de São Paulo, ouviu 1.200 pessoas em cinco das nove cidades da região, Santos, São Vicente, Guarujá, Praia Grande e Cubatão, sobre prevenção e cuidados com a saúde bucal. O que chamou atenção nos resultados identificados pelo IPAT foi em relação à pergunta sobre o que faria a pessoa ir ao dentista com mais frequência, 52,2% responderam “ter condição financeira para isso, e 28,4% disseram ter mais dentistas disponíveis na rede pública”.  

Foto: Fernanda Luz
Foto: Fernanda Luz

Diante desse cenário, o projeto “Sorriso é Coisa Séria” ganha maior relevância, já que chega às crianças do ensino infantil e fundamental I das escolas municipais de bairros periféricos, em Santos. “Muitas delas nunca tiveram consulta com um dentista. São crianças que vivem em situação de vulnerabilidade”, enfatiza a diretora da escola UME Predo Crescenti, Sônia Maria Firveda Gomes. “Hoje, por exemplo, com a alta da maré e a chuva, muitas crianças não puderam chegar à escola. Suas ruas, casas, estão cheias d’água”, explica a diretora.

Aproximadamente 2 mil pessoas, entre crianças e professores, receberam um kit de higiene bucal, um guia produzido pelo Sesc, com informações sobre cuidados e prevenção de doenças, e um material lúdico que serve de mediação para as orientações recebidas dos profissionais da Odontologia. Para a professora Ana Paula Costa da Silva, a ação ajuda interiorizar um conhecimento que as crianças sabem, mas não têm como hábito. “Eu acho que todas as vezes que a gente reforça com eles essas orientações, elas se tornam mais vivas. Com certeza eles vão chegar em casa hoje contando sobre o que viveram aqui, vão contar aos pais não só que aprenderam a escovar os dentes, mas que entenderam que é preciso se cuidar diariamente”. 

As orientações foram conduzidas por parte da equipe da Odontologia do Sesc Santos, dentistas, auxiliares de saúde bucal, e alguns dentistas e auxiliares de saúde bucal da Seaprev, responsáveis pelas escolas atendidas. Márcia Simões, dentista do Sesc, fala da importância de trabalhar no projeto “é um orgulho trabalhar com ações socioeducativas que contribuem para o bem-estar social e a qualidade de vida da comunidade, impactando positivamente no desempenho delas”. O Dr. Guilherme Martins, que também faz parte da equipe, avalia a ação como válida por levar informação sobre cuidados que as crianças devem ter para prevenir cárie e problemas com a gengiva. “Nós, profissionais que fazemos parte deste projeto, com certeza nos sentimos pessoal e profissionalmente realizados por ajudarmos a promover a saúde das crianças”, afirma Martins. 

Foto: Fernanda Luz/Sesc Santos (@fernandaluzfoto)
Foto: Fernanda Luz

As crianças costumam associar a imagem de médicos e dentistas a experiências ruins, de dor e sofrimento. E cuidar para que esses bloqueios sejam enfrentados e eliminados é também a proposta do “Sorriso é Coisa Séria”, que contou com o espetáculo musical da Cia Komboio Cultural, narrando a história da Língua na batalha contra as bactérias em defesa da saúde bucal, fechando com muita música e diversão as ações do projeto nas escolas.

“A presença do(a) dentista em um ambiente alegre e estimulante propicia uma experiência positiva, estabelecendo uma relação humanizada, de cuidado, conforto e confiança entre a criança e o(a) dentista”, salienta a dentista Cíntia Cury. 

Descobrir a importância de uma boa higienização bucal na prevenção das doenças durante a infância são hábitos e valores que as crianças levam para a vida toda.  

Sorriso é coisa séria! E de sorriso, o Sesc entende! 

Fotos: Fernanda Luz 

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.