TEATRA: encontros para caminhos de tramaturgias

28/11/2023

Compartilhe:

TEATRA é um conjunto de atividades, com a realização de lançamentos de livros, rodas de conversas, oficinas e obras de artes cênicas e visuais que exploram os temas das performatividades transgêneras, corporalidades, feminismos e curadorias nas artes cênicas. O projeto acontece de 7 a 16 de dezembro no Sesc Consolação.

A série TEATRA nasceu em 2018, na ocasião da banca de defesa da pesquisa de doutorado em Psicologia Social, no Instituto de Psicologia da USP, da Profa. Dodi Leal, momento em que o Prof. Flávio Desgranges, editor das já consolidadas séries Teatro e Pedagogia do Teatro da Editora Hucitec de São Paulo, a convidou a organizar uma nova série vetorizada a partir de paradigmas referentes da investigação. Ela então aceitou o desafio e procurou desenhar uma conciliação entre as possibilidades editoriais e algumas ideias de autoras para começar.

Em 2021, concretizou-se a série com a publicação de dois livros: o de Dodi e o de Ian Habib em torno dos Corpos Transformacionais, fruto de sua pesquisa de Mestrado em Dança na UFBA. Em 2023, a série ganha com este lançamento simultâneo de novos quatro livros de pessoas autoras e pesquisas exponentes do campo das Artes Cênicas: Stela Fischer, André Rosa, Daniel Colin e Galiana Brasil, quatro autores que estarão participando do projeto no Sesc Consolação, lançando a série de livros. Explorando os temas de corporalidades, feminismos, performance, desobediências e curadorias, estas novas obras compõem a abertura de campo da série que prevê a veiculação de quatro obras por ano ao público.

Tenho dito que a Série Teatra é um feitiço. Efetivamente, quando criei a palavra teatra na minha tese de doutorado sobre Performatividade Transgênera — cuja parte dela, inclusive, é o primeiro livro da série — quis indicar que ela é uma anunciação transfeminista que indica não apenas uma renovação do teatro (fulgurado tradicionalmente pela macharia cisgênera branca-elitista da arte). Trata-se mesmo de lidar com as ruínas e restos coloniais das artes da cena. Neste sentido, a teatra não é um fenômeno histórico do pós-teatro, mas uma fabulação do pó do teatro.

Dodi Leal

A série TEATRA

Por Dodi Leal

A Série Teatra é um feitiço. Uma anunciação transfeminista que indica não apenas uma renovação do teatro (fulgurado tradicionalmente pela macharia cisgênera branca-elitista da arte). Lidamos aqui com as ruínas e restos coloniais das artes da cena. Neste sentido, a teatra não é um fenômeno histórico do pós-teatro, mas uma fabulação do pó do teatro.

A emergencialidade da teatra é a sua acontecência nas giras não-lineares do tempo da cena. Neste sentido, as obras desta série são rasgos de contiguidade, nos quais se observa nódulos de cruzo. As disjunções moleculares que se examinam nos textos desta série conferem à teatra uma condição clínica da cena. Neste sentido, os cruzos teatrais não remetem apenas às crises sociais, mas às travas. Travar como sintagma analítico de fissuras ao CIStema.

Aqui as pesquisas são atitudinais e as investigações são sonhos. Diante do teor industrial do marcado mercado editorial, outorgamos neste projeto a artesania como modo de revelação dos conteúdos que transbordam de dentro dos livros. Assim, a leitura aqui é feitura, e não fatura. A teatra te lê tal como ela rompe com o binarismo conteúdo-continente. Procuramos, então, enfatizar a noção de que a magia de um livro é uma encruzitrava.

Mais do que livros orgânicos e sustentáveis, dispomos cada livro como um corpo. E cada número da série é também uma peça de um outro corpo composto. Cada ponto que se faz nestes pedaços desfaz o ideário especista de humanismo. Por isso, a técnica usada não é a costura, mas a sutura. E, por sua vez, o que revelamos é o abalo dos padrões e dos patrões do teatro. A sutura é também um surto do capitalismo e das artes cênicas. As obras da teatra são, portanto, esquizolivros não de artes cênicas, mas de artes cínicas.

Participantes do lançamento da série TEATRA (Foto: divulgação/montagem)

PROGRAMAÇÃO

Conheça a programação completa aqui:

Conferência de abertura
Dramas do Teatro e Tramas da Teatra
Com Flávio Desgranges e Dodi Leal
07/12, 19h
Saiba mais aqui

Oficina
Suturando Afetos, Estancando Feridas
Com Raphaellie Läz e Duda Faria
Turma 1: 07/12, 14h às 16h
Turma 2: 14/12, 14h às 16h
Inscrições abertas aqui

Debate
O Sul do Corpo é nosso Norte
Com Daniel Colin, Paulx Castello e Andrew Tassinari
08/12, 14h
Saiba mais aqui

Performance
Não Ela: O Que É Bom Está Sempre Sendo Destruído

Com Oliver Olívia e Lucas Miyazaki
08/12, 19h
Adquira seu ingresso a partir de 28/11 aqui

Debate
Performatividade Transgênera
Com Dodi Leal, Jaqueline Gomes de Jesus e Renata Carvalho
09/12, 17h
Saiba mais aqui

Debate
Mulheres, Performances e Ativismos na Cena Latino-Americana

Com Stela Fischer, Débora Marçal e Verônica Fabrini
14/12, 17h
Saiba mais aqui

Performance
BACI

Com André Rosa
14/12, 19h
Adquira seu ingresso a partir de 5/12 aqui

Debate
Protocolos de convivialidade

Com André Rosa, Juliana Notari e a Natt Maat
15/12, 17h
Saiba mais aqui

Performance
Trava Bruta (fragmentos)

Com Leonarda Glück
15/12, 19h
Adquira seu ingresso a partir de 5/12 aqui

Bate-papo
Metodologia Läz: Abertura de Processos | Suturando Afetos, Estancando Feridas

Com Raphaellie Läz
16/12, 15h30
Saiba mais aqui

Debate
Artes Cênicas em Transe: Notas sobre a Curadoria

Com Galiana Brasil, Valmir Santos e Isadora Ravena
16/12, 17h
Saiba mais aqui


Lançamento da Série TEATRA

Espaço Provisório e Espaço de Leitura (3º andar) | Sesc Consolação
7 a 16/12
sescsp.org.br/teatra

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.