Teatro no Sesc: sete espetáculos para assistir ainda em janeiro

03/01/2024

Compartilhe:

Poperópera Transatlântica no Sesc Ipiranga

2024 começou e você está procurando dicas de rolês culturais? Separamos sete destaques para você se jogar no teatro! Nos palcos do Sesc, você vai se deparar com temas desde a história brasileira até questões contemporâneas. Confira nossa lista, chame sua companhia e garanta seus ingressos!

Sesc Ipiranga

Contra Xawara – Deus das doenças ou troca injusta
Direção, dramaturgia e atuação Juão Nyn
De 5/1 a 4/2. Sexta, 21h30. Sábado e Domingo, 18h30.

O espetáculo traz Xawara, deus das doenças na cosmovisão Indígena Yanomami, para manifestar uma crítica acerca das primeiras Colonizações Européias (virulentas e bacterológicas), que mataram tantos indígenas desde 1492. A obra integra a exposição Araetá – A Literatura dos Povos Originários.

Foto: Mylena Sousa
Foto: Mylena Sousa

Poperópera Transatlântica
Com MEXA
De 19/1 a 4/2. Sexta a sábado, 20h. Domingo e feriado, 18h.
Acessibilidade em Libras no dia 28/1.

O novo espetáculo do grupo MEXA propõe a construir uma ópera que revisita a dance music dos anos 1990, conectando as experiências e histórias pessoais dos intérpretes com o poema épico Odisseia.

Foto: Jma Photography

Sesc Pinheiros

ESTREIA – A Solidão do Feio
Com Sidney Santiago Kuanza
De 11/1 a 9/2. Quinta a sábado, 20h. Sessão extra 9/2, 19h.

Um ator em um estúdio improvisado e uma equipe fazem o exercício ficcional de recriar fragmentos da trajetória da vida e obra do escritor Afonso Henrique de Lima Barreto. O monólogo integra uma trilogia da Cia Os Crespos, intitulada “Masculinidade & Negritude”, que leva o legado político, artístico e cultural de homens negros aos palcos. 

crédito Frederico Peixoto
Foto: Frederico Peixoto

Sesc Avenida Paulista

ESTREIA – Gabri[ELAS]
Com Fernanda Viacava
De 12/1 a 4/2. Quinta a sábado, 20h30. Domingos, 18h30.

Monólogo que parte do encontro da atriz Fernanda Viacava com a vida e a obra de Gabriela Leite, principal referência na luta em defesa dos direitos das prostitutas no Brasil. 

Gabri[ELAS] - Foto: Cassandra Mello
Gabri[ELAS] – Foto: Cassandra Mello

Sesc Consolação

ESTREIA – Bom dia, Eternidade
Com O Bonde
De 20/1 a 25/2. Sexta e Sábado, 20h. Domingo e feriado, 18h. Sessões extras 15/2 e 22/2, 15h.

Quatro irmãos idosos que sofreram um despejo quando crianças, recebem a restituição do terreno após quase 60 anos e se encontram para decidir o que fazer. Em cena, uma banda de quatro músicos com mais de sessenta anos em um jogo friccional com as narrativas dos atores/atriz d’O Bonde.

Foto: Julio Cesar Almeida
Foto: Julio Cesar Almeida

Sesc Pompeia

Karaíba
Baseado na obra de Daniel Munduruku
De 23/1 a 17/2. Terça a Sexta, 20h30. Dias 25/1 e 15/2, às 17h30.

Neste espetáculo, o convite é para imaginarmos essas terras 522 anos antes de tantas caravelas. Imaginar os povos Tupinikin, Turyaçu e Anhangás que aqui viviam e vivem, seus conflitos e seu modos de ver o mundo.

Foto de Annelize Tozetto
Foto de Annelize Tozetto

Jorge Pra Sempre Verão

Com Alexandre Mitre, Aretha Sadick e Noemia Oliveira

O espetáculo não é apenas uma biografia do artista Jorge Lafond, falecido aos 51 anos (1952-2003), também apresenta uma ficção desenvolvida sobre uma história verídica: a da relação que, devido ao preconceito, deixou de existir entre ele e uma prima, e a forma como o público lia a personagem Vera Verão, celebrizada por Lafond.

Circulação por três unidades
Sesc Junidaí, 18/1. Quinta, 20h.
Sesc Mogi das Cruzes, 19/1. Sexta, 20h.
Sesc Sorocaba, 20/1. Sábado, 20h.

crédito: Rai do Vale
Foto: Rai do Vale

Quer mais? Confira nossa programação completa no site ou na Revista Em Cartaz distribuídas gratuitamente nas unidades do Sesc SP e disponível para download.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.