Nos palcos do Sesc: programe-se para as temporadas de teatro que começam em novembro

06/11/2023

Compartilhe:

Viva o Povo Brasileiro entra em cartaz a partir de 18 de novembro no Sesc 14 Bis.

A programação de teatro traz diversos destaques este mês nas unidades do Sesc na capital e grande São Paulo. Entre elas “Luvas e Anéis”, com acessibilidade em Libras, a primeira temporada de teatro no Sesc 14 Bis, “Viva o Povo Brasileiro” e o solo de Marco Nanini “Traidor”, estreia dirigida por Gerald Thomas. Por aqui você encontra também dicas de espetáculos infanto-juvenis. Saiba mais, programe-se e boas experiências!

Silva

Com Coletivo Os Incendiários
9 a 18/11 – quinta a sábado, 18h
no Sesc 24 de Maio
Ingressos disponíveis.

Silva, em cartaz no Sesc 24 de Maio

Com elenco formado por Filipe Celestino, Lilian Regina, Roma Oliveira e Vaneza Francisca. A peça trata do encontro de Silva com três elementos: Carbono, Hidrogênio e Oxigênio – que invadem a casa buscando um quarto elemento para unirem forças e iniciarem uma revolução. Direção de Nilcéia Vicente e Georgette Fadel com texto do Lucas Moura.

ESTREIA – O Outro Borges

Texto de Samir Yazbek. Direção de Marcelo Lazzaratto.
9/11 a 10/12 – sexta e sábado, 21h. Domingo, 18h.
Sessões extras: 9/11, quinta, às 21h e 20/11, segunda, às 18h.
no Sesc Pinheiros
Ingressos disponíveis.

Foto: Fabrício Síndice
O Outro Borges, no Sesc Pinheiros

Prestes a fazer sua última viagem, Jorge Luis Borges recebe a visita de uma jovem. Poesia, tradição e modernidade entram em jogo num instigante rito de passagem. Com texto de Samir Yazbek e direção de Marcelo Lazzaratto.

ESTREIA – Luvas e Anéis

Com Cia Ludens
10 a 26/11 – sexta e sábado, 20h. Domingo, 18h.
Sessão extra: 24/11, às 15h, com gratuidade para maiores de 60 anos.
no Sesc Santana
Ingressos disponíveis.

Com acessibilidade em Libras e Audiodescrição.
Foto: Leekyung Kim
Luvas e Anéis, no Sesc Sanatana


A peça teatral Luvas e Anéis (“Rings”, no original) tem como personagem principal Norah, uma pugilista surda da comunidade da minoria étnica dos Travellers (ciganos, nômades ou viajantes irlandeses), que se expressa por Libras. Construído pelos monólogos da filha e do pai, o dilema da peça está na decisão que Norah precisa tomar entre o casamento e o boxe. O texto aborda temas como deficiência, feminismo, inclusão social e paternidade. Escrita por Rosaleen McDonagh, autora traveller com deficiência, a peça tem uma relevância inédita no teatro irlandês contemporâneo. Apoio do Consulado Geral da Irlanda em São Paulo, Núcleo de Estudos Irlandeses da Universidade Federal de Santa Catarina (NEI/UFSC) e Emigrant Support Programme do Governo da Irlanda.

Luiza Mahin… Eu ainda continuo aqui (RJ)

Com Quintal das Artes – Cultura e Entretenimento
10 a 25/11 – sexta, 20h e sábado, 19h.
no Sesc Santo André
Ingressos disponíveis.

Com acessibilidade em Libras.
Foto_Claudia_Ribeiro
Luiza Mahin… Eu ainda continuo aqui, no Sesc Santo André

Uma espiral do tempo trança a história de Luiza Mahin, mãe do advogado e escritor abolicionista Luiz Gama (1830-1882). Cyda Moreno e as atrizes que a acompanham em cena carregam no canto, na música e nas palavras essas vivências ancestrais, que se encontram no mesmo destino trágico. Conectam o relato de Mahin ao lamento de mães cujos filhos foram vítimas do genocídio de jovens negros em curso no país.

ESTREIA – Ana Lívia

Com Cia. BR116
10/11 a 17/12 – sexta e sábado, 20h. Domingo, 18h.
no Sesc Consolação
Ingressos disponíveis.

Foto: Matheus José Maria
Ana Lívia, no Sesc Consolação

Ana precisa contar uma coisa terrível, mas Lívia não quer deixar ela falar. Lívia quer falar de uma nova peça enquanto Ana sente que chegou ao seu terceiro ato. Cada uma delas está sozinha com suas dores, seus desvios e seus medos. Cada uma tem apenas à outra. Peça inédita de Caetano W. Galindo, com direção de Daniela Thomas. No elenco: Bete Coelho e Georgette Fadel.

ESTREIA – Escute as feras

Com Maria Manoella e Lúcio Maia. Direção de Mika Lins.
11/11 a 3/12 – quinta a sábado, 20h. Domingo, 18h.
no Sesc Ipiranga
Ingressos disponíveis.

Foto: Ariela Bueno
Escute as Feras, no Sesc Ipiranga

O espetáculo Escute as Feras parte de uma livre adaptação do livro homônimo da antropóloga francesa Nastassja Martin. A autora teve seu rosto desfigurado por um urso pardo em um encontro inesperado na região de Kamchatka, na Sibéria, experimenta transformações físicas e espirituais e se vê às voltas com questões filosóficas sobre as relações entre a humanidade e a natureza.

ESTREIA – Traidor

Com Marco Nanini. Direção de Gerald Thomas.
18/11 a 17/12 – quinta a sábado, 21h. Domingo, 18h.
no Sesc Vila Mariana
Ingressos a partir de 7/11, 17h.

Foto: Traidor/divulgação
Traidor, no Sesc Vila Mariana

Traidor é um espetáculo sobre “o ator” e, consequentemente, sobre a humanidade. A peça, escrita por Gerald Thomas para Marco Nanini, é um abundante e divertido delírio psicológico de um ator acreditando e vivendo a soma de todos os personagens da história do teatro.

ESTREIA – Apossinarmológuissi (PE/MG)

Com Grupo Magiluth e Grupo Quatroloscinco
16/11 a 10/12 – quinta a sábado, 20h. Domingo, 18h.
no Sesc 24 de Maio
Ingressos a partir de 7/11, 17h.

Foto: Divulgação
Apossinarmológuissi, no Sesc 24 de Maio

Apossinarmológisi é uma peça… não. É a memória de uma peça que… não. É a busca de uma obra em conjunto… não. É sobre a expectativa da peça que poderíamos fazer, aquela impossível de ser montada. Parte do processo de construção do espetáculo foi realizada no Centro de Produção Teatral, no Sesc Consolação. A dramaturgia é de Assis Benevenuto e Giordano Castro e a direção coletiva dos grupos Magiluth e Quatroloscinco.

Teoria King Kong

Direção de Yara de Novaes.
17/11 a 17/12 – sexta e sábado, 20h. Domingo, 18h.
no Sesc Bom Retiro
Ingressos a partir de 7/11, 17h.

Foto: Guto Muniz
Teoria King Kong, no Sesc Bom Retiro

Teoria King Kong é um espetáculo com dramaturgia não-realista, onde três atrizes buscam, através de suas traduções e vivências, trazer para a realidade brasileira alguns temas abordados pela escritora francesa Virginie Despentes. Protagonizam a montagem Amanda Lyra, Ivy Souza e Verónica Valenttino, sob a direção de Yara de Novaes.

Viva o Povo Brasileiro

Texto de João Ubaldo Ribeiro
18/11 a 14/01 – quinta a sábado, 19h30. Domingos e feriados, 18h.
no Sesc 14 Bis
Ingressos a partir de 7/11, 17h.

Foto: Annelize Tozzeto
Viva o Povo Brasileiro, no Sesc 14 Bis

Na obra, João Ubaldo Ribeiro produz um panorama da construção de uma identidade brasileira com base na interação de gerações de núcleos familiares em conflito, decorrentes da estrutura social do país. Direção de André Paes Leme. Canções originais de Chico César. É a primeira temporada de teatro do Sesc 14 Bis.

[ESTREIA] Ópera Urbe II – Política cínica

Direção de Rogério Tarifa.
23 a 26/11 – quinta e sexta, 19h30. Sábado e domingo, 17h.
Espetáculo gratuito no Sesc Campo Limpo

Créditos: Alécio Cézar
Ópera Urbe II – Política cínica, no Sesc Campo Limpo

Ópera Urbe – Política Cínica narra a história de quatro amigos que se conheceram na adolescência, nos anos 1980 e seguem a amizade até a fase adulta. São seis atores e atrizes em cena com uma banda de seis músicos, que contam toda essa saga que tem como finalidade discutir questões sociais contemporâneas como racismo, violência policial e relações políticas e sociais. Direção de Rogério Tarifa, dramaturgia e composições de Carlos Zimbher.

Teatro para as crianças também!

[ESTREIA] De Mãos Dadas com Minha Irmã

Com Os Crespos
12/11 a 17/12 – sextas, 19h. Domingos e feriados, 12h.
no Sesc Bom Retiro
Ingressos disponíveis. Grátis para crianças até 12 anos.

Foto: Mariana Ser | Ilustração: Nirvana Santos
De Mãos Dadas com Minha Irmã, no Sesc Bom Retiro

Este projeto da Cia os Crespos, que tem 18 anos de pesquisas teatrais sobre raça e gênero, fala sobre irmandade feminina a partir da mitologia africana Iorubá. A proposta de encenação funde projeções visuais de personagens e cenários animados com a atriz no palco. Com narração de Léa Garcia e vozes de Ailton Graça, Alzira Espíndola, Fabiana Cozza, Flávio Rodrigues, Ayô Tupinambá, entre outros artistas e trilha sonora de Beth Beli. Direção de Aysha Nascimento.

Jogo de Imaginar

Com Caio Teixeira e Guilherme Wander – Cia Barracão Cultural
12/11 a 3/12 – domingos e feriados, 11h.
no Sesc Ipiranga
Ingressos disponíveis. Grátis para crianças até 12 anos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é libras-2.png

A sessão do dia 3/12 contará com acessibilidade em Libras.

Foto: Sabre Fiorentino
Jogo de Imaginar, no Sesc Ipiranga

Em Jogo de Imaginar, o público é convidado a navegar pela história do teatro a partir da viagem de um menino negro em busca de sua ancestralidade. Na busca por descobrir quem era seu avô, Eulindo, vai parar dentro de um teatro e vive uma aventura pelas origens desta arte. Dramaturgia de Lucas Moura.

O Jabuti

com ORÍ OLÁ
12/11 a 3/12 – domingos e feriado de 20/11, 16h.
no Sesc Vila Mariana
Ingressos disponíveis. Grátis para crianças até 12 anos.

(foto: divulgação)
O Jabuti, no Sesc Vila Mariana

Um grupo de jabutis brasileiros vivem a contar histórias do seu povo na sombra da árvore sagrada, o Irôko. As narrativas remontam às experiências vividas por seus ancestrais. Assim, quatro jabutis, movimentam suas memórias e dão vida a três contos, ancorados na tradição Nigeriana, do povo Iorubá. Direção de Guilherme Hunder. Com Ella Nascimento , Felipe Callicot, Igor Nascimento e Jhonnã Bao.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.