TePI – Teatro e os Povos Indígenas abre convocatória para residência artística até 19/5

15/05/2023

Compartilhe:
TePI - Teatro e os Povos Indígenas - 3ª edição. Arte: Miguela Moura

Em parceria com o Sesc SP e o Museu das Culturas Indígenas vem aí a 3ª edição do TePI – Teatro e os Povos Indígenas.

Com curadoria de Ailton Krenak e Andreia Duarte, o festival TePI – Teatro e os Povos Indígenas chega à terceira edição trazendo a importância do protagonismo artístico indígena em sua expressão e representatividade.

“TePI – Encontros de resistência” – Sesc Pompeia, 2018

A primeira edição do evento ocorreu em 2018, no Sesc Pompeia, denominada “TePI – Encontros de resistência”. Entre 2021 e 2022, foi criada uma plataforma digital com produções em diversos formatos, como espetáculos, conversas, palestras, textos, vídeo-pílulas, e-books e dramaturgias inéditas.

A mostra já reuniu mais de 100 pessoas convidadas que colaboraram de formas diversas e mais de 30 etnias, entre elas: Baniwa, Terena, Mapuche, Shipibo, Guajajara, Krenak, Tariano, Tukano, Potiguara, Pataxó, Pankararu, Guarani, Maxacali, Desana, Kamayurá, Tupinambá, Kadiwéu, Kubeo, Corezomaé e Wapichana. Os encontros se deram a partir dos cinco grandes eixos do TePI: Mostra Artística, Encontros, Circula TePI, Paisagem Crítica e Publicações, conduzidos entre presencial na cidade de São Paulo e a plataforma TePI.Digital, que alcançou público de mais de 26 mil visitantes.

Conheça a plataforma em: https://tepi.digital

Para esta edição, o TePI propõe “Pensar acima das nuvens e outro céu cheio de estrelas” enquanto uma chamada para ampliar nossos horizontes, enriquecendo nossas subjetividades para vivermos com a liberdade que formos capazes de inventar. Por isso que a mostra artística pensa em alianças: cruzamento de cosmologias de diferentes regiões do Brasil e do mundo, potencializando a pluralidade para as nossas visões poéticas.

TePI surge como um movimento que estima as biografias plurais presentes no nosso planeta. Por isso a ideia da plataforma como um espaço de troca, unindo artistas e intelectuais indígenas e não indígenas que trazem em seu pensamento e obra a reinvenção da vida para o bem comum. 

Em 2023, além da residência artística em formato híbrido (online e presencial), em julho haverá uma mostra artística em duas unidades do Sesc SP: Avenida Paulista e Santo Amaro. A programação completa será divulgada em breve e abarca espetáculos, seminário, apresentação do experimento cênico resultado da residência criativa, leituras dramáticas e lançamento de livros.

Residência Artística

Sobre

Com o tema O(s) movimento(s) indígena(s) no Brasil como teatro documental, conduzida pela artista e diretora Mapuche Paula Gonzalez (Chile), a convocatória é para artistas de todo o Brasil. A residência resultará na criação de um experimento cênico sobre histórias do(s) movimento(s) indígena(s) no Brasil, a ser apresentado na programação da mostra artística do TePI.

A residência será realizada em formato híbrido, com atividades virtuais e presenciais no Sesc Santo Amaro divididas em 3 etapas. Serão selecionados 10 artistas. Ao menos 5 das vagas existentes serão destinadas a pessoas indígenas.

Inscrições

As inscrições vão até 19 de maio de 2023, por meio do formulário abaixo:

Inscreva-se aqui

O intuito da residência é criar narrativas cênicas a partir de um levantamento sensível da trajetória e ativismo de lideranças indígenas no contexto político brasileiro, perpassando pelos pontos-chave como a luta pela demarcação e retomada de territórios, a inclusão de direitos na Constituição de 1988, as organizações jurídicas com representatividade indígena, o ativismo pela questão ambiental, momentos históricos que deflagram o genocídio dos povos no país, a evolução das candidaturas indígenas até a criação do Ministério dos Povos Indígenas, entre outros. Neste processo, o grupo irá priorizar pelo estudo de materiais e referencial bibliográfico contemporâneos e decoloniais cuja autoria seja de pensadores indígenas, possibilitando desta forma a prática de uma revisão histórica.

O resultado da residência será apresentado na programação do TePI que se dará em julho de 2023.

Trabalho de Paula Gonzáles no Ruka Itinerante KIMVNTeatro, janeiro 2021.

Sobre

Artista da residência

Paula González Seguel (1983, Santiago de Chile) é artista e diretora artística da compañía Multidisciplinaria KIMVN Teatro – Música y Audiovisual (2008 – 2023). É mestra em Cine Documental, U. de Chile (2022). Realiza estudos de  direção teatral na Teatro la Memoria (2010). É atriz licenciada em Artes Cênicas pela Universidad Mayor (2009). Desde o ano de 2016, conta com a colaboração entre as Artes e as Ciências Sociais  do Centro de Estudios Interculturales e Indígena CIIR, pertencente à Universidad Católica de Chile. É Gestora Cultural do espaço cultural itinerante RUKA KIMVN (2016 – 2023).

Curadores TePI

Ailton Krenak é um dos maiores líderes políticos e intelectuais surgidos durante o grande despertar dos povos indígenas no Brasil, ocorrido a partir do final dos anos 1970. Também é pesquisador e escritor de textos publicados em coletâneas no Brasil e no exterior – entre eles, Ideias para adiar o fim do mundo, livro brasileiro mais vendido da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) de 2019.

Andreia Duarte artista, curadora e diretora artística, morou cinco anos no Parque Indígena do Xingu com o povo Kamayura (MT) e desde então trabalha como apoiadora à causa indígena, completando 22 anos de realizações artísticas, culturais, educativas e de pesquisa acadêmica. É Doutora em Teatro pela Universidade de São Paulo (USP/ECA), com uma pesquisa sobre arte, teatro, corpo, anti-colonialidade e povos indígenas. Fundadora da Outra Margem, onde realiza um programa anual com ações artísticas, formativas e publicações ao lado de uma equipe de artistas, gestores e estudiosos no campo da arte. Saiba mais: https://www.outramargem.art/about-2

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.