Territórios do Comum no Sesc São Carlos: Feira Daqui, Cultivando Ideias e Coletividades possíveis

21/03/2023

Compartilhe:

O Sesc realizará a segunda edição do projeto Territórios do Comum, com programação voltada à construção de modos de viver mais sustentáveis e economicamente justos. 

Serão dias de conversas, debates e trocas de experiências sobre formas mais solidárias e sustentáveis de cultivo da terra, produção e distribuição de alimentos. O público ainda poderá participar de uma feira de produtos livres de agrotóxicos instalada na área de convivência do Sesc, que reunirá pequenos agricultores e feirantes de São Carlos. A ideia é estimular outras práticas e relações de consumo e convívio, conectar o campo e a cidade, experimentar esta importante e antiga ferramenta social que são as feiras. 

A programação começa no dia 30 de março, quinta-feira, com a realização do bate-papo Cultivando ideias: Hortas urbanas no combate à fome, onde será possível conhecer iniciativas diversas que têm em comum a proposta de instalação e cultivo de hortas urbanas sustentáveis como caminho para combater a fome, viabilizar o acesso ao alimento de qualidade a um número mais amplo de pessoas, gerar emprego e renda, desenvolver o território, reduzir impactos ambientais e construir experiências de comunidade e cidadania. 

No sábado, dia 1° de abril, será a vez dos pequenos agricultores da área urbana e rural de São Carlos ocuparem o Sesc com suas produções e experiências coletivas no cultivo da terra, na Feira Daqui. Nas bancas, alimentos frescos, da época e livres de agrotóxicos, que podem ser comprados diretamente de quem planta e colhe. No mesmo dia, os produtores também participarão de uma roda de conversa, apresentando suas ações na luta em prol da soberania alimentar. Com o tema Coletividades possíveis na produção de alimentos em São Carlos, e partir dos relatos dos participantes, a proposta é refletir sobre os avanços, as redes de colaboração tecidas, as soluções encontradas e os desafios ainda presentes no caminho à democratização do acesso à terra, ao trabalho e ao alimento, à implantação de modelos produtivos sustentáveis e à uma economia solidária. 

O dia será encerrado com a Roda de Capoeira: Na semente já existe um baobá. Uma roda diversa e inclusiva, onde saberes ancestrais do povo negro dialogam com práticas e discussões de transformação socioambiental.


Bate-papo | Cultivando ideias: Hortas urbanas no combate à fome  

Com Flávio Rodrigues [Um toque que salva vidas], Hans Dieter Temp [ONG Cidades sem fome] e Vilma Martins [Mulheres do G.A.U.] / Mediação de Daniela Baptista

Dia 30/3, quinta, às 19h30 | Teatro do Sesc São Carlos | Grátis

UM TOQUE QUE SALVA VIDAS  
Projeto educativo e de impacto socioambiental que articula diferentes agentes e tecnologias sociais para a instalação de agroquintais de produção de alimentos na casa de famílias da comunidade da zona norte de Araraquara.

ONG CIDADES SEM FOME   
Desenvolve projetos de agricultura sustentável em áreas urbanas não utilizadas, com o objetivo de criar oportunidades de trabalho e renda para pessoas que necessitam de novas oportunidades. Os projetos fazem uso de técnicas modernas, produzindo grande quantidade de alimentos, que são destinados para o autoconsumo dos participantes e para comercialização. Essa estratégia reverte aos beneficiários do projeto renda efetiva e constante e cria alternativa para que possam viver de forma digna.

MULHERES DO G.A.U. [GRUPO DE AGRICULTURA URBANA]
São mulheres migrantes nordestinas que trabalham como agricultoras no Viveiro Escola União de Vila Nova, no bairro de São Miguel Paulista em São Paulo. Trabalham para manutenção de um viveiro escola, por meio do plantio, cultivo, colheita e manejo agroflorestal. O grupo também mantém uma cozinha e oferece serviço de cafés e almoços em eventos na cidade de São Paulo.


Feira Daqui  

Dia 1/4, sábado, das 11h às 17h | Área de convivência interna do Sesc São Carlos

Confira os produtores participantes e onde encontrá-los nas feiras da cidade.

ASSENTAMENTO SANTA HELENA 
Assentamento de produtores rurais do município de São Carlos.

CAPÃO DAS ANTAS AGRICULTURA  
Comunidade no município de São Carlos, formada por agricultores familiares, que produzem e organizam estratégias de vendas de produtos da agricultura familiar. 

DA TERRA ALIMENTOS AGROECOLÓGICOS  
Empreendimento familiar que comercializa alimentos orgânicos e agroecológicos em São Carlos desde 2014. Sua atividade econômica faz mediação com a cadeia produtiva local/regional dos alimentos, que incluem os orgânicos certificados, aqueles em transição para certificação e aqueles provenientes de assentamentos da Reforma Agrária, Cooperativas e Agroindústrias de beneficiamento. 

ECOVILA TIBÁ   
Localizada em São Carlos, fundada por estudantes em 2006, conta com 25 hectares de cultivos agroflorestal e permacultura, possuindo planos de convivência baseados nos princípios sustentáveis da vila.

Foto: Marcos Zaniboni

Conheça e participe das feiras de produtos orgânicos de São Carlos

FEIRA DO SANTA MARTA 

Segundas, das 16h às 20h

Praça Central do Bairro Santa Marta 

FEIRA DA UFSCar 

Terças, das 14h às 21h

Palquinho da Área Sul da UFSCar  

FEIRA DO BEM (DO BICÃO) 

Quartas, das 8h às 13h

Parque do Bicão – Jardim Boa Vista 

FEIRA ORGÂNICA CULTURAL DE SÃO CARLOS 

Sábados, das 8h às 13h

Biblioteca Municipal Tadeu Amaral

FEIRA DO PASSEIO SÃO CARLOS 

Quartas, quinzenalmente, das 16h às 21h

Passeio São Carlos  

.


Bate-papo  

Dia 1/4, sábado, às 15h | Área de convivência interna do Sesc São Carlos

Foto: Marcos Zaniboni

Coletividades possíveis na

produção de alimentos em São Carlos

Com Dina Diniz de Brito [Abirú Orgânicos], Carlos de Almeida [Horta Muda 8], Fernando Neubauer [Ecovila Tibá], Marli Mariano Martins [Capão das Antas Agricultura], Gabriel Rampone [Da Terra Alimentos Agroecológicos] e Zita [Assentamento Santa Helena] / Mediação: Andreia Botelho [Casa Matricaria]

.


Roda de capoeira  

Dia 1/4, sábado, às 17h | Área de convivência interna do Sesc São Carlos

Foto: divulgação

Na semente já existe um baobá

Com a capoeirista, pesquisadora e educadora ambiental Maíra Ferrari.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.