Todo poder ao povo!

18/04/2017

Compartilhe:

Emory Douglas, no Sesc Pinheiros
Foto: Matheus José Maria

Fundado há mais de 50 anos, Os Panteras Negras foi uma organização política extraparlamentar, ativa durante as décadas de 60, 70 e 80 nos Estados Unidos. Criado inicialmente como forma de combater coletivamente a opressão dos brancos, o partido idealizou diversos manifestos ideológicos, que traziam reivindicações sociais, econômicas e políticas para a comunidade afroamericana.

The Black Panther foi a publicação – de alcance nacional e internacional – que circulava as ideias e ideais do partido. Responsável pela concepção estética e publicitária do movimento, Emory Douglas, além de ser o Ministro da Cultura da organização, criou o lema Todo poder ao povo!, que agora é título da exposição em cartaz no Sesc Pinheiros.

Com curadoria do coletivo colombiano La Silueta, a mostra apresenta um conjunto de fotolivros, cartas, discos e fotografias criadas pelo artista, no período em que era diretor artístico, designer e ilustrador do periódico.

Na abertura da exposição, conversamos com Emory Douglas, com Stephen Shames, fotojornalista responsável pela coleção das obras, e com Juan Pablo Fajardo, representante da curadoria expositiva.

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.