TRAÇOS DA DIVERSIDADE | Um passeio visual pela exposição Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias

01/07/2023

Compartilhe:

Ilustrações de autoria negra em livros para as crianças inspiram outras formas de ser e enxergar o mundo

Por Maria Júlia Lledó

Leia a edição de julho/23 da Revista E na íntegra

Em Moçambique, quando alguém deseja contar uma história, diz, em voz alta: “Karingana ua karingana!”. Essa frase, em ronga (uma das línguas originárias do país africano), é utilizada pelo contador ao pedir licença para narrar enredos que, a partir daquele momento, passarão a habitar o corpo de cada ouvinte. Esse processo ancestral de incorporação simbólica também permeia as imagens que moram nas histórias contadas por um livro. Se as páginas são espaços de encontro, “um ilustrador carrega consigo muita gente”, afirma a especialista em livros para as infâncias Ananda Luz, cocuradora da exposição coletiva Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias, que entra em cartaz em 15/7, no Sesc Bom Retiro [Leia mais em Territórios Lúdicos], reunindo 92 ilustrações de 50 artistas visuais negros dedicados à literatura para as infâncias.

Cada ilustração abraça diferentes técnicas, linguagens e significados que, segundo Ananda Luz, foram guiados pelos valores civilizatórios afro-brasileiros defendidos pela pensadora Azoilda Loretto da Trindade (1957-2015), tais como circularidade, ludicidade, ancestralidade e comunitarismo. “A ilustração negra apresenta outras possibilidades de ser e de existir, outras muitas, porque apresentam o quanto pessoas negras e suas culturas são plurais e, por isso, têm uma infinidade de narrativas e histórias potentes para contar. E isso é imenso para todos os leitores e leitoras”, complementa Luz.

Assim descreve Josias Marinho Casadecaba, um dos artistas presentes na exposição: “O lápis das ilustradoras e dos ilustradores seria como um raio que ilumina o céu [e o texto], nos chamando a atenção para ele, enquanto sua luminosidade nos permite ver detalhes de um ambiente. E com um pouco mais de atenção, podemos perceber detalhes naquele ambiente, naquela página. São camadas de percepção que se misturam às cores, aos traços, àquelas texturas que dão vontade de passar o dedo para tentar sentir um atrito”. Deste modo, a ilustração é um convite para crianças e adultos entrarem numa roda onde o encantamento salta das páginas dos livros em imagens de autoria negra, valorizando a diversidade das situações, dos tons de pele, das vestimentas, das texturas dos cabelos e dos penteados.

TERRITÓRIOS LÚDICOS

Exposição no Sesc Bom Retiro convida o público a percorrer narrativas plurais, além de participar de oficinas, bate-papos e contação de histórias

A exposição Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias, em cartaz a partir de 15/7, no Sesc Bom Retiro, reúne 92 ilustrações assinadas por 50 artistas negros que se dedicam à literatura para as infâncias. A visita pode ser feita num percurso guiado pela circularidade, isto é, a partir de qualquer uma das entradas do espaço expositivo. A mostra convida, ainda, para uma programação com oficinas, cursos, bate-papos, mediação de leitura e contação de história. Para Ana Luísa Sirota, gerente adjunta do Sesc Bom Retiro, essa produção deve ser evidenciada por sua “capacidade de materializar a diversidade de experiências, referências e subjetividades de seus criadores”. Ela destaca que houve uma “sensível ampliação do número de publicações de alguma forma dedicadas a questões étnico-raciais ou pautadas pela representatividade em sua autoria nos últimos 20 anos, também no contexto da Lei 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da cultura africana e afro-brasileira nas escolas”, conta. A exposição integra o Omodé: Festival Sesc de Arte e Cultura Negra para a Molecada, que celebra as culturas afro-brasileiras com teatro, dança, música, exibições de filmes, atividades físico-esportivas, ações formativas e bate-papos.

BOM RETIRO

Karingana – Presenças negras no livro para as infâncias

Exposição coletiva com curadoria do Sesc Bom Retiro e Ananda Luz. De 15 de julho de 2023 a 28 de janeiro de 2024. Terça a sexta, das 9h às 20h. Sábados, das 10h às 20h. Domingos, das 10h às 18h. GRÁTIS.

sescsp.org.br/omode

A EDIÇÃO DE JULHO/23 DA REVISTA E ESTÁ NO AR!

Para ler a versão digital da Revista E e ficar por dentro de outros conteúdos exclusivos, acesse a nossa página no Portal do Sesc ou baixe grátis o app Sesc SP no seu celular! (download disponível para aparelhos Android ou IOS).

Siga a Revista E nas redes sociais:
Instagram / Facebook / Youtube

A seguir, leia a edição de JULHO/23 na íntegra. Se preferir, baixe o PDF para levar a Revista E contigo para onde você quiser!

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.