Uma homenagem a Ismael Ivo, um dos mais importantes bailarinos e coreógrafos do mundo

09/04/2021

Compartilhe:

Ismael Ivo fechou os olhos ontem.

Mas seu olhar deixou marcas perenes na arte ao redor do mundo: nascido em São Paulo, o diretor e coreógrafo fez longa carreira no exterior. Durante mais de três décadas, viveu nos Estados Unidos e na Europa, onde passou pelo Teatro Nacional Alemão, a Bienal de Veneza e um dos maiores festivais de dança contemporânea do mundo, em Viena.

De volta ao Brasil desde 2017, Ismael dirigiu o Balé Da Cidade De São Paulo e foi curador do Programa de Qualificação em Artes de Dança de São Paulo.
Ele compartilhou um pouco de sua visão do mundo neste vídeo do projeto Imersão Olho Urubu, gravado pelo SescTV durante o Mirada – Festival Ibero-Americano de Artes Cênicas de Santos, no Sesc Santos.

O bailarino e coreógrafo deixou ainda um rico acervo para prestigiarmos e relembrarmos a sua arte, como uma entrevista a edição 172 da Revista E, em 2011, na qual reafirma sua intensa ligação com as raízes brasileiras. Leia aqui.

Sua arte também extrapolava a linguagem da dança, como no espetáculo Logos diálogos, em que Ismael propunha uma instalação corpo-música-instrumento, na série Dança Contemporânea, para ver no SescTV.

Além de entrevistas, projetos, depoimentos e trechos de espetáculos no Acervo Sesc Audiovisual. Assista aqui.  

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.