Uma nova oportunidade dentro da cozinha

26/04/2023

Compartilhe:

Curso realizado pelo programa Mesa Brasil do Sesc Sorocaba em parceria com o Lar Escola Monteiro Lobato formou 22 pessoas 

Com o objetivo de capacitar pessoas de territórios e comunidades vulneráveis para a produção de alimentos artesanais, o projeto Comunidades Ativas ofertou o curso Cozinha Empreendedora, que aconteceu entre fevereiro e março de 2023. A proposta era que, com a capacitação profissional, os 22 participantes, previamente inscritos e selecionados, pudessem ter uma nova oportunidade de geração de renda

Realizado em 3 módulos – Boas Práticas de Fabricação, Culinária e Empreendedorismo – o curso incluiu aulas teóricas e práticas, distribuídas em 49 horas e em 14 encontros. O início foi marcado com um momento de escuta, no qual os participantes contaram as suas expectativas, quais preparações tinham mais interesse em aprender e as suas experiências prévias com a área de alimentação. A partir desse ponto de partida, os temas das aulas de culinária foram definidos. 

Segundo Érica Ranzani, nutricionista do Sesc, coordenadora do Programa Mesa Brasil e uma das responsáveis do curso, durante as aulas, as pessoas foram se desenvolvendo e já mostrando a familiaridade entre as diversas propostas. No cronograma, o módulo de Boas Práticas de Fabricação de alimentos foi orientado pela consultora em segurança de alimentos e professora Sandra Rojas Dualibi; o de Empreendedorismo, pela professora Rachel Alves de Aguiar; e o de Culinária pelo Chef Chocolatier Érik Gleiser, que apesar da especialização nessa área, mais voltada ao doce, é um profissional versátil, o que garantiu aos participantes um aprendizado um pouco mais amplo, contemplando três aulas de preparações salgadas e duas aulas de preparações doces. 

Como conclusão, no dia 18 de março, das 13h às 16h, o Sesc Sorocaba abrigou a Feira de produtos artesanais do curso Cozinha Empreendedora. Nela, os participantes puderam ofertar os produtos desenvolvidos no curso, tendo então sua primeira experiência de comercialização do que aprenderam nas aulas. “Foram comercializados mais de 400 itens, como trufas, brownies, focaccias e pães caseiros – receitas propostas pelo próprio chef, executadas pelos participantes. Na produção, um dia antes da feira, eles foram divididos em grupos, tiveram suas lideranças e colocaram em prática os ensinamentos do curso.“, diz Érica. Durante a feira, eles também transitaram por outros aspectos práticos que conheceram no curso, como atendimento, venda e organização do estoque. O fechamento também foi marcado pelo recebimento do certificado e de um kit básico de utensílios, para incentivar que cada participante inicie seu trabalho. 

Segundo os organizadores, o curso foi um sucesso: “A participação foi muito boa, tivemos pouquíssima evasão. Vimos pessoas que chegaram com uma expectativa e saíram com essa expectativa superada, com muita alegria. Além do conteúdo do curso e da experiência que eles levarão pra vida, eles realmente saíram transformados – assim como nós“, conclui Érica.   

O projeto Comunidades Ativas está previsto para ser realizado em outras Unidades do Sesc SP ao longo dos meses. Acompanhe aqui no site sescsp.org.br ou nas redes sociais do @sescsp. 
E para saber mais sobre as atuações e atividades do Mesa Brasil, acesse o site  https://mesabrasil.sescsp.org.br

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.