Uma viagem pelos cinemas do Leste Asiático

05/07/2022

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Por Cecília Mello

RESUMO

O Leste Asiático constitui um dos principais polos de criatividade e de
produção industrial do cinema mundial e contém em si múltiplas histórias
e cartografias. Este artigo vai procurar identificar alguns dos principais
momentos e características desta cinematografia, que compreende os cinemas
chineses (China Continental, Hong Kong e Taiwan), o cinema japonês
e o cinema coreano. O enfoque busca traçar um mapa destas cinematografias
a partir de uma abordagem policêntrica, democrática e inclusiva, inspirada
no entendimento do cinema mundial como caracterizado por picos
de criação em países e épocas diversas (NAGIB, 2006). O artigo aborda
o primeiro cinema no Japão, a obra de Mizoguchi e Ozu como matriciais
para o cinema do Leste Asiático, as duas “eras de ouro” do cinema chinês
nos anos 1930 e 1940, o cinema do gênero wuxia em Hong Kong e Taiwan
nos anos 1960, o “novo cinema taiwanês” e o cinema da Quinta e Sexta gerações
da China continental, nos anos 1980 e 1990, e finalmente o cinema
sul-coreano a partir dos anos 1990. Essa cronologia traça um dos mapas
possíveis dentro do atlas do cinema do Leste Asiático, partindo de algumas
de suas proeminências históricas, mas também, inevitavelmente, de
escolhas e afetos pessoais.

Palavras-chave: Cinema do Leste Asiático. História do Cinema. Cinema Mundial.

ABSTRACT

East Asia is one of the main centres of creativity and industrial production
in world cinema, and contains multiple histories and cartographies.
This article will seek to identify some of the main moments and
characteristics of this cinematography, which comprises Chinese cinemas
(Mainland China, Hong Kong and Taiwan), Japanese cinema and Korean
cinema. The aim is to draw a map of this cinematography from a polycentric,
democratic and inclusive approach, inspired by an understanding of
world cinema as characterized by peaks of creation in different countries
and different times (NAGIB, 2006). The article discusses Japanese early
cinema, the work of Mizoguchi and Ozu as foundational for the tradition
of East Asian cinema, the two “golden ages” of Chinese cinema in Uma viagem pelos cinemas do Leste Asiáticothe 1930s and 1940s, the wuxia cinema of Hong Kong and Taiwan in the 1960s, Taiwan New Cinema and the cinema of the Fifth and Sixth generations
of mainland China in the 1980s and 1990s, and finally South Korean
cinema from the 1990s onwards. This chronology traces one of the
many possible maps within the atlas of East Asian cinema, in view of its
historical prominences, but is also, inevitably, moved by personal choices
and affections.

Keywords: East Asian Cinema. History of Cinema. World Cinema.

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