Vera que vê o mundo

26/08/2022

Compartilhe:

Uma adaptação do Conto “A Rainha da Neve” de Hans Christian Andersen

por Taís Ribeiro

Diretamente do “mundo do faz de conta”, chega aos palcos do Teatro Anchieta, no Sesc Consolação a peça infantil Vera que vê o mundo. Produzido e encenado pela Companhia Linhas Aéreas, a peça traz ao teatro a combinação de elementos do circo contemporâneo e dança aérea, em um espetáculo que fará os pequenos e grandinhos, vibrarem com a história de Vera.

Os personagens Vera e Caio são muito amigos, mas passam por algo terrível, que os separam. Sozinha, Vera é determinada e corajosa e tenta reverter essa situação e vai atrás de Caio. No caminho ela vive aventuras povoadas por seres fantásticos, animais exóticos e forças da natureza, como o Sol, o Rio e até mesmo a Rainha da Neve.

Foto: Paulo Barbuto

Vera que vê o mundo, é a segunda parte de uma trilogia que traz personagens femininos como protagonistas. O espetáculo fala sobre a importância e a descoberta de uma verdadeira amizade e os caminhos necessários para cuidar e preservar essas pessoas tão especiais em nossas vidas.

Um mundo de fantasia, com acrobacias aéreas, luzes, cores, figurino, adereços, ideal para soltar a imaginação e contar a história de uma forma envolvente. Todos esses elementos juntos e combinados, trazem uma riqueza de detalhes à peça de um jeito especial e chegar ao final feliz. Venha ver o mundo como os olhos de Vera!


Cenografia

A equipe de arte da Companhia Linhas Aéreas, trabalha com elementos cênicos e uma linguagem que reúne teatro, circo e dança. Em Vera que vê o mundo, a montagem do palco é um espetáculo à parte, pois foi produzida uma estrutura giratória no palco que permitem aos atores se movimentarem no ar com segurança.

Assim, o cenário está em constante transformação de tempo, espaço e estações, que também ajuda a contar a história, reunindo ação e fantasia à história.

Foto: Paulo Barbuto

Companhia Linhas Aéreas

A Cia Linhas Aéreas existe desde 1998 e já criou 16 espetáculos nesse tempo todo, sendo cinco deles, para crianças. Vera que vê o mundo, faz parte da trilogia de adaptações com protagonistas femininas.

Anteriormente, produziram outra trilogia, apenas com ideias originais desenvolvidas pela Cia Linhas Aéreas junto com o Paulo Rogério Lopes, que escreveu os textos todos. Enlouquecendo a Mamãe foi o primeiro, em 2003, com direção da Débora Dubois.

Depois Galinhas Aéreas, em 2006, dirigido por Carla Candiotto, que foi vencedor do edital Cultura Inglesa Festival, e A Pulga do Arquiteto, selecionado no programa Alfa Criança, em 2012, também com a diretora Débora Dubois.

Em 2003, com o espetáculo Pequeno Sonho em Vermelho, o grupo ganhou dois prêmios Shell de Teatro, que são muito importantes.

A Cia Linhas Aéreas recebeu também outros prêmios bacanas como Petrobrás Cultural, Fomento ao Teatro e Proac, entre outros, viajou pelos principais festivais do Brasil, em Curitiba, Londrina e São José do Rio Preto, e já foi até para a Europa, no Festival de Edimburgo, na Escócia.

Ficha Técnica

Direção: Leopoldo Pacheco
Texto: Paulo Rogério Lopes
Criação e interpretação: Patrícia Rizzi e Ziza Brisola
Direção de arte (cenário, figurinos e adereços): Renato Bolelli Rebouças e Viviane Kiritani
Iluminação: Mirella Brandi
Trilha sonora: Frederico Pacheco, Kau Caldas e Vitor Arantes
Maquiagem: Leopoldo Pacheco
Preparação vocal: Renata Ferrari
Técnico circense e contra-regra: Luka Ianchity
Operação de Luz: Vinícius
Operação de Som: Junior Pernambuco
Direção de produção: Ziza Brisola
Produção de arte (cenário, figurinos e adereços): Viviane Kiritani e Patrícia Rizzi
Produção executiva: Álvaro Barcellos
Projeto e estrutura cenográfica: Casa Malagueta

Adereços e figurinos:

Costureiras: Judite de Lima e Noelia Santos
Cabeças e Lira: Isabela Rodrigues – Ateliê Miss Moon
Cubo Mágico: Casa Malagueta

Fotografia: Paulo Barbuto – Estúdio Sincronia
Assistente de fotografia: Leonardo Gallo
Assessoria de Imprensa: Fernanda Teixeira – Arteplural

Concepção e idealização do projeto: Companhia Linhas Aéreas

Este espetáculo faz parte do projeto: Trilogia “Protagonistas Femininas Para Crianças” contemplado no EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC – PRÊMIO POR HISTÓRICO DE REALIZAÇÃO – CIRCO

Agradecimentos:

Bel Mucci, Natalia Presser, Nau de Ícaros, Marcelo Lujan, Simone Sant’Anna e escola Pulsarte, Luís Pelegrini, Vagner Junqueira e Zé Valdir. E às nossa famílias, Helena, Melissa, Milhem e Rubens.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.