Vim lhe Visitar – A Viola, a Moda, o Causo  

08/08/2023

Compartilhe:

Projeto celebra a representação da Viola, uma cultura musical brasileira repleta de diferentes sons, expressões linguísticas e origens geográficas 

A viola é um instrumento que transcende o tempo ao carregar consigo narrativas profundas, emoções vívidas e identidades culturais enraizadas. A proposta “Vim lhe Visitar – a viola, a moda, o causo” abraça um conjunto de atividades que gira em torno desse icônico instrumento, explorando suas diversas sonoridades, linguagens e territorialidades. Durante o mês de agosto, o Sesc Pinheiros transforma-se em um cenário imersivo desse universo violeiro, trazendo apresentações musicais de diferentes estados brasileiros, uma atividade formativa, bate-papo e a exibição de peças audiovisuais.

O violeiro, compositor, professor e pesquisador Ivan Vilela destaca que a viola não apenas sobrevive ao curso do tempo, mas floresce de maneira plural, continuando a atrair novas gerações sem se desvincular de suas raízes profundas. 

“Tavinho Moura, num show no Sesc em Campinas disse que a viola é, atualmente, o instrumento que mais tem estendido as suas fronteiras na música brasileira. É pertinente essa afirmação ao pensarmos que um instrumento tão antigo e tão presente nas culturas camponesas do Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste do Brasil encontre agora em seus atores maneiras de ganhar asas depois de séculos com tantas raízes fundadas em solo brasileiro.”

Essa transformação ao longo dos séculos tornou a viola um símbolo nacional, atraindo pessoas de diversos estilos musicais, desde o caipira do centro e sudeste até o repente nordestino. Com isso, o universo da viola passou a abrigar histórias relacionadas à prática e à evolução desse instrumento, bem como às trajetórias de seus músicos.

O programa Vim lhe Visitar é uma celebração que exalta a diversidade, versatilidade e alcance da viola como expressão artística e cultural. Desde o passado, sinais dessa influência podem ser detectados nas poéticas de artistas pioneiros como Tião Carreiro e Pardinho, cujas criações ressoam nos modos performáticos das músicas populares brasileiras. Hoje, artistas contemporâneos continuam esse diálogo sonoro, explorando tanto as abordagens tradicionais e clássicas quanto as experimentações mais intuitivas. 

Outro aspecto significativo é a crescente presença feminina no universo da viola. A violeira, violonista, arranjadora, pesquisadora e arte-educadora Laís de Assis aponta que, embora timidamente, as mulheres estão cada vez mais se inserindo nesse contexto. Ela destaca a importância de explorar o potencial expressivo e desafiador da viola como instrumento solista na música instrumental.

“Em 2021 quando lancei meu álbum fui a primeira musicista nordestina a gravar um CD instrumental de viola em um trabalho de execução que vai da tradição dos ponteios aos acordes da contemporaneidade de suas composições. Esse tem sido um papel muito importante para mim de despertar em outras mulheres essa vontade de adentrar nesse universo instrumental.”

Ao abrir espaço e promover essas interações, o Sesc Pinheiros oferece ao público a chance de se aproximar de mundos criativos de artistas que exploram a viola a cada arranjo, a cada toque nas cordas, a cada causo narrado sob as notas do instrumento.

>> Confira a programação completa no link: https://www.sescsp.org.br/projetos/vim-lhe-visitar-a-viola-a-moda-o-causo/sescsp.org.br/vimlhevisitar/

A plataforma de Educação à Distância do Sesc Digital oferece o curso virtual de Viola Caipira com Ivan Vilela. O curso contém seis aulas online e incentiva o aluno a experimentar ritmos e a compor desde o início do aprendizado. Faça a sua matrícula: https://ead.sesc.digital/cursos/viola-caipira/sobre

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.