Você curte dança, teatro e música? Quer participar de uma ação formativa e artística?

12/05/2022

Compartilhe:

O Sesc tem um convite para você que tem entre 16 e 20 anos, mora na Grande São Paulo, se interessa por dança, música e teatro ou é praticante de atividades físicas.

Antes de continuarmos, você sabe o que é o Sesc São Paulo?    

Assim é conhecido o Serviço Social do Comércio, que possui unidades espalhadas por diversas cidades do estado de São Paulo. Nelas, você pode praticar atividade física, assistir a shows e espetáculos, participar de atividades educativas e conviver com diversas pessoas. Aqui no Portal do Sesc São Paulo você pode descobrir qual é a unidade mais perto da sua casa ou aquela que você gostaria de conhecer.    

Agora que já fizemos a apresentação, vamos ao convite!    

Em 2022, o Sesc São Paulo realizará um novo projeto que terá a direção de Maria Thaís. Ela é artista, diretora teatral, professora, encenadora, pesquisadora e fundadora da Cia. Teatro Balagan.    

Projeto amazônias abordará, entre outros temas, a floresta Amazônica, a partir dos saberes e fazeres de diferentes povos indígenas e culturas tradicionais. A mata Amazônica, com milhares de ecossistemas e de diversidade cultural, é um território transnacional (Brasil, Venezuela, Colômbia, Peru, Bolívia, Equador, Guiana Francesa, Guiana e Suriname) formado por culturas milenares em contínuo contato com outras expressões e manifestações. É um território vivo e em permanente transformação.  

Para desenvolver uma Residência Artística dentro do projeto, será selecionado um grupo de trinta (30) jovens que participará durante nove (9) meses de um processo formativo e de criação artística envolvendo diferentes práticas expressivas oriundas das linguagens artísticas (como a dança, o teatro e a música), além da aproximação com as culturas amazônicas, outros modos de pensar e estar no mundo que se traduzem nas diversas vivências dos povos da floresta.   

A partir do processo formativo e criativo, o grupo selecionado construirá junto, sob direção de Maria Thaís – em parceria com artistas-pedagogos, artistas convidados (músicos, dramaturgas/os) e artistas visuais (cenógrafas/os, figurinistas, coreógrafas/os, etc.) que integram a equipe de criação -, um resultado cênico que reúne dança, teatro e música com apresentações abertas ao público. 

Residência será desenvolvida no Sesc Pinheiros, de terça a sábadono período da tarde – entre 31.05.2022 e 12.11.2022 – e de quarta a domingo no período da tarde/noite – entre 16.11.2022 e 19.02.2023, com pausa para festas de final de ano. 

Uma informação importante: durante os meses de desenvolvimento e de apresentações públicas do Projeto amazônias, os jovens selecionados receberão uma ajuda de custo no valor de R$700,00 por mês.

Ficou animado? 

Então, faça sua inscrição preenchendo o formulário e envie junto o link de um vídeo (de 2 a 5 minutos), em que você se apresente, mostre como gosta de se expressar (pode ser um canto, tocar algum instrumento, dançar algo, ler um texto, uma poesia, alguma habilidade física, luta, esporte etc.) – e que diga o porquê deseja participar do projeto. Dica importante: grave o seu vídeo e nos envie o link do Drive, YouTube, Vimeo ou outra plataforma aberta de sua escolha.   

Te convidamos ainda para que participe, no dia 20.04 das 15h às 17h, de um encontro virtual, no qual você poderá entrar em contato com os temas que serão desenvolvidos na Residência, dialogar com a artista coordenadora sobre as linguagens artísticas que serão exercitadas, elucidar suas dúvidas, trocar com outros jovens.    

O nosso processo seletivo será composto de quatro etapas: 

  • Primeira Etapa – serão analisadas as fichas de inscrição e os vídeos encaminhados até 13.05. Os selecionados serão convocados para uma entrevista online; 
  • Segunda Etapa – os selecionados serão entrevistados via internet, em horários previamente comunicados;  
  • Terceira Etapa – participação dos selecionados no workshop – presencial, nos dias 24, 25, 26 e 27.05 das 14h às 18h – no qual serão vivenciadas práticas corporais, vocais, musicais etc. conduzidas por Maria Thaís e equipe de artistas-pedagogos. Serão selecionados trinta (30) jovens – e dez 10 suplentes -; 

E se ainda restarem dúvidas, ficamos à disposição pelo e-mail projeto.amazonias@sescsp.org.br.  

Datas importantes:   

  • De 08.04 a 13.05 – inscrições; 
  • Dia 20.04 das 15h às 17h – live com Maria Thaís, em plataforma virtual, para esclarecimentos;  
  • Dias 24, 25, 26 e 27.05 das 14h às 18h – workshop prático presencial com Maria Thaís (etapa final da seleção)  

Todo o processo, workshop e laboratório, será conduzido de acordo com os protocolos de segurança sanitária.   

Até lá!

_________________________________
Inscrições encerradas

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.