Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Ofereça o que você tem de melhor

Cerca de 150 pessoas participaram da Vivência de Danças Circulares com focalizadores
Cerca de 150 pessoas participaram da Vivência de Danças Circulares com focalizadores

“Celebrar a alegria do encontro com o outro e consigo” foi a temática do Encontro de Danças Circulares 2015 no Sesc Piracicaba

E o assoalho do ginásio já acostumado às pisadas precisas e contundentes da disputa de sets, períodos e tempos, de repente se transforma num palco gigante sob pés que parecem nem tocá-los, já que se escondem no barrado das saias rodadas, floridas e plissadas. Flutuam sob as melodias, nas pautas do Encontro de Danças Circulares 2015 no Sesc Piracicaba.

A proposta, segundo Claudio Delfini, um dos focalizadores convidados, é que as pessoas tenham um momento de encontro consigo e com o outro. “O círculo é uma construção coletiva, cada um que dança tem pra oferecer algo para o outro e, ao final, o objetivo é que tudo se equilibre”.

Beatriz Monteiro, praticante da Dança Circular há quatro anos em São Paulo, veio para Piracicaba visitar a família e participar do Encontro. “A Dança Circular para mim é especial, pois dar as mãos a alguém que você não conhece pode não ser tão confortável, mas há uma troca de sensações e energias muito sensíveis nesse momento. É uma celebração e integração”. Sua irmã, Inês, que nunca tinha participado de uma roda e trouxe também a neta Luiza, de 10 anos, se surpreendeu com a experiência. “Tive curiosidade de conhecer a Dança que minha irmã tanto fala. Senti muita paz e harmonia depois da primeira roda. Mudou o clima do meu dia”, contou.

Na manhã do domingo, último dia, os participantes foram provocados pelo psicólogo e educador Paulo Sérgio Emerique a pensar sobre a cultura anti-riso, anti-lúdica e séria que a vida adulta carrega e a colocar a alegria para circular. O primeiro desafio foi lançado: fazer o som de instrumentos musicais com uma folha sulfite. Entre dobraduras, formatos de flauta e muita imaginação, os participantes iniciaram o encontro em ritmo de descontração. Risadas, troca de sensações, a mensagem da dança circular foi traduzida e alcançada: ambiente mais leve, harmonioso e sorrisos espalhados pelos quatro cantos da unidade.

“Celebrar a alegria do encontro com o outro e consigo” foi a temática do Encontro de Danças Circulares 2015 no SESC...