Sesc SP

Matérias do mês

Postado em

Seminário Internacional Escolhas Alimentares e seus impactos

Encontro acontece nos dias 28 e 29 de outubro, no Sesc Santos, buscando contribuir para uma reflexão sobre o contexto alimentar atual e seus impactos na saúde da população.

Nas ultimas décadas, a população brasileira passou por importantes transformações de caráter social que resultaram em mudanças no comportamento alimentar.

Entre outros fatores, o envelhecimento da população do Brasil, a participação das mulheres no mercado de trabalho e o aumento do poder de compra, fizeram o país aderir à tendência de consumo alimentar do mundo globalizado, caracterizado pelo consumo excessivo de produtos industrializados.

Este padrão alimentar atual baseado em uma dieta extremamente calórica, rica em açúcares e gorduras, promoveu o aumento expressivo de doenças como obesidade, dislipidemias, hipertensão e distúrbios alimentares, tornando as escolhas alimentares inadequadas um problema de saúde pública.

Em contrapartida, o lançamento do Novo Guia Alimentar para a População Brasileira, em novembro de 2014, fortalece movimentos já existentes e contribui para reversão deste quadro. Incentiva a adoção de comportamentos e práticas saudáveis, como envolver a família e os amigos no preparo das refeições e de partilhar habilidades culinárias, optando por alimentos naturais e da produção local.

Sendo assim, atendendo ao caráter educativo do programa Mesa Brasil SESC, o Sesc Santos realiza o Seminário: Escolhas alimentares e seus impactos, com a proposta de contribuir para uma reflexão sobre o contexto alimentar atual e seus impactos na saúde da população.

As inscrições estão abertas até o dia 20/10 no formulário online ou na Central de Atendimento do Sesc Santos (Rua Conselheiro Ribas, 136 - Aparecida).  

PROGRAMAÇÃO:

28 DE OUTUBRO

13h - Credenciamento

14h00 às 16h30 – Conferência: Alimentação e consumo: transformações no cenário internacional
Reflexão sobre o comportamento alimentar mundial, os determinantes do consumo e suas influências sociais, econômicas e políticas.

Prof. Dr. Pedro Graça (Portugal) - Diretor do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável/Ministério da Saúde. Presidente do Conselho Jurisdicional da Ordem dos Nutricionistas e Ponto Focal de Nutrição da Organização Mundial da Saúde (OMS) em Portugal. Doutor em Nutrição Humana pela Universidade do Porto. Professor Associado da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto. Desenvolve várias atividades de investigação e ação na área da Nutrição e Saúde Pública.

16h30 - Intervalo para café

17h00 às 18h30 – Mesa Redonda: Impactos do consumo alimentar brasileiro na saúde
Reflexão sobre as alterações no padrão alimentar como determinante de saúde pública e abordagem das ações desenvolvidas e necessárias para combater os efeitos adversos à saúde da população.

Camila Borges (USP) : nutricionista, doutoranda no programa Nutrição em Saúde Pública da Faculdade de Saúde Pública da USP onde trabalha com consumo alimentar, padrões alimentares, fatores socioeconômicos e estado nutricional .Facilitadora nacional da Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil do Ministério da Saúde.

Janine Coutinhol (MDS): Nutricionista, Especialista em Saúde coletiva, Mestre em Nutrição Humana, Coordenadora-Geral de Educação Alimentar e Nutricional do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e servidora pública na carreira de Analista Técnica de Políticas Sociais.

 

29 DE OUTUBRO

14h às 15h30 – Conferência: Novo Guia Alimentar para População Brasileira.
Difusão dos princípios e recomendações do Novo Guia Alimentar, lançado pelo Ministério da Saúde, que tem como objetivo incentivar práticas alimentares saudáveis, subsidiar políticas, programas e ações que visem apoiar, proteger e promover a saúde e a segurança alimentar e nutricional da população.

Prof. Maluh Barciotte (USP): Mestre em Biologia pelo Instituto de Biociências/USP, Doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública/USP, com pós doutorado no Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/US (NUPENS) onde participou da elaboração do novo Guia Alimentar da População Brasileira. Fundadora e presidente da AAO/Associação de Agricultura Orgânica. Fundadora e primeira presidente do Instituto Kairós/Ética e Consumo Responsável. Integrante do NUPENS e da Rede Brasileira Infância e Consumo.

15h30 - Intervalo para café

16h00 – 18h00 - Mesa Redonda: Compreensão e superação dos obstáculos para uma alimentação saudável

Abordagem dos obstáculos que podem dificultar a busca por uma alimentação saudável, como as dietas de moda, a perda da habilidade culinária e o menor tempo dedicado para o ato de cozinhar, o excesso de informações nos meios de comunicação, bem como a facilidade de acesso a alimentos ultraprocessados e a influência da publicidade no estímulo ao consumo.
Sophie Deram : Nutricionista franco-brasileira, Pesquisadora do Ambulatório do programa de Transtornos Alimentares da Faculdade de Medicina/USP. Graduada em Nutrição com revalidação pela USP e em Engenharia Agrônoma com mestrado em Ciências pelo Institut National Agronomique Paris-Grignon Agro ParisTech (França). Doutora em Endocrinologia pela Faculdade de Medicina/USP. Especialista em nutrigenômica pela University of California (EUA) e em Transtornos Alimentares pela Faculdade de Medicina/USP. Coordena o projeto de genética do Programa de Transtornos Alimentares do Instituto Psiquiátrico da Faculdade de Medicina /USP. Ana Paula Bortoleto: Nutricionista, doutora em Saúde Pública, pesquisadora em alimentos do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor e pesquisadora colaboradora do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde/USP. Representante do IDEC no Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional e nos grupos técnicos sobre rotulagem de alimentos da ANVISA.