30ª Mostra de Arte da Juventude – Itinerância chega em São Paulo

18/10/2022

Compartilhe:

por Taís Ribeiro

A 30ª Mostra de Arte da Juventude chega em itinerância para estremecer a cidade de São Paulo, no dia 22/10, na unidade do Sesc Consolação direto do Sesc Ribeirão Preto. Comemorando seus 30 anos de existências, a MAJ – Itinerância, ocupa seu merecido espaço de destaque na unidade da Consolação, na capital Paulista e traz o olhar da juventude para a arte contemporânea.

Essa montagem bateu recorde de inscrições, sendo apenas 10% dos inscritos escolhidos como finalistas. Com trabalho curatorial realizado por Luciara Ribeiro e André Pitol, que deram ênfase a uma seleção plural e democrática, foram selecionados como finalistas 40 artistas e coletivos brasileiros. O foco é na produção artística jovem, que contempla pessoas de 15 a 30 anos de idade, de diversas regiões do Brasil.


Um novo olhar: Mostra de Arte da Juventude – Itinerância

A MAJ – Itinerância proporciona ao público visitante diferentes tipos de linguagens artísticas, resultado do sortimento de artistas, tanto de gênero, contemplando mais mulheres do que em edições anteriores e pessoas declaradamente não-binárias, quanto de raça, com mais pessoas pretas e amarelas.

30ª Mostra de Arte da Juventude
30ª Mostra de Arte da Juventude. Fotos: Isabella Matheus

Esse “mix” de jovens também é percebido nas obras, que possuem os mais variados suportes artísticos. São pinceladas em quadros, olhares fotográficos, instalações, vídeo-artes e esculturas. Além das linguagens utilizadas, os temas das obras também são diversos e conversam entre si, pois tratam de questões sociais, antirracistas e anticoloniais. Outras obras abordam os ambientes que esses jovens artistas vivem, assim, seus trabalhos trazem um retrato às questões do próprio território, em muitos dos casos, espaços periféricos.

O que chama a atenção, principalmente em algumas obras, é como os jovens ilustram suas relações com os corpos em conjunto com a arte. Dessa forma, trazem um novo olhar e perspectiva para repensar a eroticidade, da perversão, da violência ou das questões de gênero.


Um time completo de educadores

Em conjunto com a MAJ Itinerância, serão realizadas atividades integradas para aproximar as trocas artísticas e aprofundar os debates propostos. Durante sua visita à exposição, teremos a equipe do educativo para articular informações e possibilidades de interpretações das obras expostas.

A ideia é que todos os presentes façam uma imersão à exposição e às obras. Com isso, espera-se ser possível enxergar esses jovens artistas brasileiros como potência, continuidade e compromisso da juventude e suas discussões no campo das artes visuais.


Não perca!

A abertura oficial da 30ª Mostra de Arte da Juventude – Itinerância acontece em 22/10, na Convivência da unidade do Sesc Consolação, das 16h às 19h. A exposição fica em cartaz até 05 de março de 2023.

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.