8 fatos sobre comida segundo Bela Gil

24/10/2017

Compartilhe:

Conhecida pela defesa da cozinha natural, pelas opiniões fortes na internet e os inúmeros memes, Bela Gil esteve no Sesc Bauru para participar do projeto Experimenta! Comida, saúde e cultura. No bate-papo com a jornalista Helena Jacob, diante de cerca de 500 pessoas no ginásio da unidade, Bela Gil falou sobre a importância de cozinhar, a dimensão política da comida, a indústria dos alimentos e a agroecologia, entre outros temas. 

Destacamos aqui 8 fatos sobre alimentação, de acordo com a chef e apresentadora de TV:

1. Comida é política

Comer, pra mim, é um ato politico. A alimentação é uma ferramenta enorme de transformação política, econômica, ambiental, social, cultural, nutricional. Porém, só é um ato político se a gente tem oportunidade de escolha.


2. Resistir é preciso

A indústria alimentícia usa um artifício muito convidativo – e até um pouco covarde – que torna os alimentos muito baratos, práticos e gostosos. É muito fácil a indústria colocar goela abaixo o que a gente come, se a gente não usa o conhecimento, a informação e a vontade como escudo para não ser engolido. 


3. Culinária é arte

Pra mim, a culinária é a arte fundamental da vida. E a gente vê muitos tipos de arte nas escolas: dança, teatro, música… mas não tem aula de culinária. As crianças não aprendem a cozinhar em casa e nem na escola. É uma pena. Essa criança, quando cresce e vai para a faculdade, vai sair de casa, fica a mercê da indústria alimentícia.


4. Educação também se dá na cozinha

Quando a gente educa e interage com as crianças na cozinha, a gente mostra que isso faz parte da vida, que é normal, legal e bom cozinhar. Ela vai virar um adulto que se sente independente, autônomo, responsável por aquilo que está consumindo.


5. Prazer x Consciência

Pensar na comida só pelo paladar é uma forma um pouco egoísta de pensar. O paladar é importante, mas talvez não valha tanto a pena se essa mesma comida que te dá prazer causa dano ambiental ou põe em risco a sua saúde.

6. O que é saudável?

Acredito que alimentação saudável é aquela que faz bem pro nosso corpo, físico, mental e espiritual, mas que também respeita a natureza e o trabalho de quem coloca a comida na nossa mesa, que são os pequenos agricultores.


7. Há comida suficiente, mas não há vontade política

O sistema de produção e distribuição de comida está na mão de poucas pessoas. Enquanto a gente tiver essa aglomeração de poder, a comida não vai chegar no prato de quem precisa. O problema é realmente político, porque a gente produz comida para alimentar 9 milhões de pessoas, mas quase um terço dessa comida vai parar no lixo.


8. Qual a solução?

Hoje eu vejo a agroecologia, com a sua visão de mundo mais justa e ética, como uma saída pra que a gente consiga levar comida de qualidade pra mesa de todos os brasileiros. Com uma boa repartição de terra, uma boa educação no campo e com o apoio da sociedade civil, a gente consegue alimentar o Brasil.
 

>>>> Comida para ouvir: escute a nossa playlist inspirada no Experimenta!

https://open.spotify.com/embed/user/sescsp/playlist/05roRFaR7PhTXfWWI2bNWF

Conteúdo relacionado

Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.