
De 8 a 10 de agosto, o Sesc Consolação realiza uma programação especial com feira, vivências, apresentações, bate-papos e atividades para todas as idades.
Durante o segundo final de semana de agosto, o Sesc Consolação será espaço de encontro, escuta e troca com a realização do “Agosto Indígena”, uma programação que celebra os saberes, fazeres e a resistência dos povos originários. De 8 a 10/08, o público poderá participar de atividades gratuitas que reforçam a importância da pluralidade cultural dos povos indígenas e suas contribuições para o presente e o futuro coletivo.
Entre os destaques da programação está a “Feira de Empreendimentos Indígenas”, que acontece no sábado e domingo (dias 9 e 10), a partir das 12h, na unidade. A feira apresenta ao público diversas atuações indígenas no campo da geração de renda, com empreendedores como: Vendinha da Casa Vituká (MT), Livraria Maracá (SP), Ateliê Terena de Cerâmica (SP), Todos Juntos na Aldeia (SP) e Jobana Moya (Bolívia-SP).
Uma pesquisa realizada em 2022 pela Oráculo Comunicação, com apoio do Hub Pedaço do Mundo e da Editora Sustentável, apontou que há interesse crescente na compra de produtos produzidos por indígenas, como artesanatos, biojoias, alimentos e medicinas tradicionais. A pesquisa revelou que 67% dos consumidores gastaram até R$100 em produtos indígenas, com destaque para itens de decoração, acessórios e alimentos. A maioria apontou pouca ou nenhuma divulgação como barreira para a compra. Ações como o Agosto Indígena contribuem para dar visibilidade e fortalecer a geração de renda de povos originários.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/feira-de-empreendimentos-indigenas/

No domingo (10/8), a programação inclui o bate-papo “Territórios Criativos Indígenas”, com mediação de Naine Terena e participação de empreendedores da feira, que compartilham suas experiências e estratégias para geração de renda, além de debater formas de fortalecimento dessas iniciativas.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/territorios-criativos-indigenas-como-fortalecer-a-geracao-de-renda-indigena/

Ainda no sábado (9), a roda de conversa “Fogueiras Frias: Roda de Erva Mate e Coma Colonial” traz para o debate as transformações da relação com o Ka’a (erva mate) a partir das vivências de Gustavo Caboco, Leonice Jaxuka e Natalicio Karai de Souza.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/fogueiras-frias-roda-de-erva-mate-e-coma-colonial/

Nos dias 8 e 10/8, acontece a vivência “O Guerreiro e o Curupira”, com o Coletivo Kari, será apresentada na área de Convivência (Térreo), e narra, por meio da encenação, uma história indígena repleta de simbologia, aprendizado e conexão com a floresta e o Curupira, esse personagem do folclore brasileiro, conhecido como o guardião das florestas.
Mais informações:
O Guerreiro e o Curupira
Para o público infantil, a atividade “Brincadeiras Guarani”, com educadores da Terra Indígena Jaraguá, proporciona uma imersão lúdica nas tradições da infância Guarani por meio de histórias, danças, pinturas e jogos tradicionais.
Mais informações: https://www.sescsp.org.br/programacao/brincadeiras-guarani/

A programação do “Agosto Indígena” é um convite ao diálogo entre culturas, à escuta ativa e ao reconhecimento das diferentes vozes que compõem a sociedade brasileira. Um fim de semana para vivenciar e valorizar a diversidade dos povos indígenas em suas múltiplas formas de existência.
Utilizamos cookies essenciais para personalizar e aprimorar sua experiência neste site. Ao continuar navegando você concorda com estas condições, detalhadas na nossa Política de Cookies de acordo com a nossa Política de Privacidade.